Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
sábado, 8 de outubro de 2011
ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 04
ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 03
Identidade
Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”.
Às vezes sou
moleque malcriado.
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também, que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes
eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço,
goleador.
Mas que importa
O que pensam de mim?
Eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
(Pedro Bandeira. Transcrito de Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1985)
CONVERSAR SOBRE O CONTEÚDO DA POESIA.
PEDIR PARA QUE TENTEM LER EM CASA COM AJUDA DOS PAIS.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
- SUGERIR UM DESENHO PARA ILUSTRAR PARTE DA POESIA.
- PENSE EM ALGUNS SENTIMENTOS QUE A POESIA DESCREVE E FAÇA UM DESENHO DE UMA PESSOA COM MEDO.
- PARA VOCÊ QUE COR REPRESENTA O MEDO? DESENHE UM QUADRADO E PINTE DENTRO DA COR ESCOLHIDA.
- DESENHE UMA PESSOA QUE SINTA UM REI.
- PESQUISE E TRAGA UMA FOTO DE QUEM ESCREVEU ESSE TEXTO.
ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 02
Num segundo momento é necessário conhecer melhor a clientela no que diz respeito ao conhecimento. Como se trata de uma sala de primeiro ano é necessário conhecer o nível em hipóteses de leitura e escrita em cada aluno s encontra, ou seja, um diagnóstico segundo a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky e avaliar os alunos que se encontram em fase pré-silábica, silábica com valor, silábico sem valor, silábico alfabético e alfabético
ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 01
- PASSEIO PELAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA APRESENTANDO AS DIFERENTES AÉREAS E PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS;
- LEITURA DE UMA HISTÓRIA;
- APRESENTAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES;
- CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
- DESENHO DA HISTÓRIA LIDA;
- ENTREGA DA LISTA DE MATERIAL NECESSÁRIO E ESCLARECIMENTO EM QUE O MATERIAL SERÁ USADO;
- ABERTURA DOS CADERNOS COM DESENHOS E NOMES DAS MATÉRIAS.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
SUGESTÕES DE DINÂMICAS /ATIVIDADES PARA DINAMIZAR A LEITURA
- LEITURA SILENCIOSA;
- LEITURA COLETIVA ALTERNANDO OS LEITORES;
- RECONTO DE HISTÓRIAS;
- RECONTO DA PARTE QUE MAIS GOSTOU;
- RELATO SOBRE O PRINCIPAL PERSONAGEM DA HISTÓRIA;
- USO DE FANTOCHES;
- REESCRITA DA PARTE ESCOLHIDA;
- REESCRITA DO TEXTO LIDO;
- DESENHO SOBRE A PARTE QUE MAIS GOSTOU DA HISTÓRIA QUE LEU;
- DECLAMAÇÃO DE POEMA;
- RECORTE DE REVISTA E MONTAGEM SOBRE O LIVRO QUE LEU;
- ESTUDO DE TEXTO INFORMATIVOS ;
- DISCUSSÃO E LEITURA DE NOTICIAS ATUAIS;
- RECONSTRUÇÃO DO LIVRO LIDO;
- PRODUZIR UM NOVO FINAL DA HISTÓRIA QUE LEU;
- INDICAÇÃO LITERÁRIA PARA OS COLEGAS;
- ANÁLISE DE PROPAGANDAS;
- PRODUZIR PROPAGANDAS ESCRITAS;
- PRODUZIR PROPAGANDAS ORALMENTE;
- LEITURA E ANÁLISE DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
- LEITURA DE GRAVURAS E RÓTULOS;
- PRODUÇÃO DE TEXTO-PARÁGRAFO COM BASE EM GRÁFICOS;
- PRODUÇÃO DE CHARGE;
- ANÁLISE DE JORNAL.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
A LEITURA E O ENSINO EFICAZ - 1
Prefácio
____________
" O livro e a leitura são hoje mais indispensáveis do que nunca, exatamente como instrumento de defesa diante de uma massificação generalizada que elimina a reflexão e a crítica, sem as quais não é possível que o indivíduo exerça sua liberdade e compreenda a realidade que o cerca. Favorecer o exercício desta liberdade é a missão da família, das escolas e das bibliotecas." ( SILVA,1988)
A leitura dentro do contexto escolar é algo a ser anlaisado e gerado com maior desempenho e efcácia, porém a formação do leitor nas escolas públicas é quase que inexistente, e isso é algo grave quando se pensa em educação de uma geração que sem sombra de dúvidas necessitará continuamente da característica de leitor, seja para ler livros, revistas, telas de computadores, legendas, etc.
Delimitar este assunto dentro da pedagogia é um tanto restrito, pois o verdadeiro leitor é aquele que se interessa por textos que trazem conhecimento necessário sem se preocupar com a amplitude do texto e sua complexidade.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
PAZ
A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ
TEM OLHOS, TEM BOCA, PEQUENO NARIZ
E TEM DUAS ORELHAS QUE SÃO IGUAIS
CABELOS BEM FOFOS PRA FRENTE E PRA TRÁS
Música: Marcha soldado
RESPONDA:
O QUE TEM A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ?
____________________
____________________
____________________
POR QUE FALAMOS OLHOS EM VEZ DE OLHO?
________________________________________________
DESENHE O QUE VOCÊ LEU.