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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Escrita de um cartão postal.

Escolha uma cidade ou um bairro da sua cidade que tenha UMA ESCOLA COMO A SUA e um aluno com a idade que se aproxima da sua, peça ajuda à sua professora e mande um cartão postal da sua cidade pra ele.

Como podemos iniciar a escrita de um cartão?

A quem iremos endereçar?

Qual é o endereço?

Qual será o nosso assunto?

Como iremos finalizar?

Qual a foto retratada no seu cartão?

Onde iremos levar para chegar à cidade certa?

Quanto gastaremos para selar?

Elaborando um jornal.

Vamos escolher um assunto para ser a notícia principal, pode ser uma das festas: Páscoa,Festa Junina ou outra que tivemos durante o ano letivo.

Qual será o nome do nosso jornal?

Quais serão as notícias, faça uma lista:

Qual será a manchete:

Teremos desenhos? Sobre que assunto?

Teremos fotos?

Faremos propaganda, selecione alguns rótulos e cole-os no seu jornal escrevendo algo que você lembre sobre cada produto fazendo uma propaganda que convença as pessoas a comprarem.

Quais os rótulos selecionados?

Teremos entretenimentos? Quais? Faça uma lista:

Sugestão: cruzadinha, encontrem o caminho, charadinhas, piadas...

Teremos sugestões para excursões?

Teremos receitas: quais?

Quais serão as notícias das Escolas?

Sessão poesias? Quais?

Para quem enviaremos uma cópia do nosso jornal?

Teremos um logo? Qual será? Desenhe-o:

LIVRO DO ALUNO

Escolha um parágrafo e encontre as palavras recorte-as e cole formando o texto corretamente:

__________

O u f a z e i a á r v o r e b o a e o s e u f r u t o b o m o u a á r v o r e m á e o s e u f r u t o m a u ; p o r q u e p e l o f r u t o s e c o n h e c e a á r v o r e .

_____________

P o r q u e a b o c a f a l a o q u e e s t á c h e i o o c o r a ç ã o .

_____________

O h o m e m b o m t i r a d o t e s o u r o b o m b o m c o i s a s b o a s ; m a s o h o m e m m a u d o m a u t e s o u r o t i r a c o i s a s m á s .

ROTINA

LEITURA: Era uma vez um gato xadrez. Quer que eu te conte outra vez? Pois bem. Era uma vez um gato xadrez, outro gato listrado, um todo de poá, um liso… Tinha até um todo quadriculado. Ao todo eram seis. Seis gatos coloridos de um lado para o outro fazendo arte e criando, cada um em um lugar. Coisa que gatos gostam é de lugar. Eles também gostam de pessoas, mas gostam mais ainda é de lugar. Os cachorros têm a mania de marcar território. Gatos marcam é aconchego.

Se um gato tem personalidade forte, imagine seis. Seis gatos, todos irmãos. Muita pernsonalidade em uma família apenas. Soube que tinha uma pequenininha que queria ser princesa. Essa gata gostava mesmo era de rosa e de poá. Sonhava em ser bailarina, fada, sonhava em ser qualquer coisa que pudesse voar. Afinal, gato que não sonha não voa.

O segundo gato mais novo deixava para sonhar somente quando estava deitado e de olhos fechados. Porque, se estivesse deitado e de olhos abertos, ele estava brincando de alguma coisa. Esconde-esconde, bola, pular corda. Sabia todas as brincadeiras que não existem mais. Sabia até jogar peão e futebol de botão.

Tinha um gato que nunca estava em casa. Era o gato do jardim. Formigas, borboletas e minhocas, pesquisava todos elas de perto, com lupa, e bem mais de perto ainda, sem lupa. Fez grandes descobertas no quintal. Descobriu que de perto as moscas são engraçadas e que beija-flores não precisam de canudinhos. O outro gato, o tal xadrez, esse sim era viajado e famoso. Queria conhecer o mundo. Tinha uma mala de viagem tão grande que dentro dela caberiam até mesmo todos os planetas.

A gata quadriculada, camuflada na mesa da cozinha, quando sozinha, chamava os amigos e inventava pratos deliciosos.
A gata florida devorava tudo. Comida? Ops, não. Livros. Era a mais velha dos gatos. Sábia gata velha. Sonhava com as histórias, brincava com as palavras, descobria o pequeno, explorava o mundo. Tomava um chazinho e voltava para a leitura na biblioteca.

Todos eram irmãos, todos eram iguais e bem diferentes.

LEITURA:

FICHAS DOS NOMES E SOBRENOMES

FICHAS DE DIFERENTES PALAVRAS

Responda:

1. QUANTAS CONSOANTES TEM SEU NOME?

2. ALGUMAS SE REPETEM

3. QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?

4. ALGUMA VOGALSE REPETIU? QUAL?

ESCREVA SEU NOME

ATIVIDADES COM GRAVURAS: IDENTIFICAÇÃO DA LETRA INCIAIL DO NOME DE GRAVURAS.

ROTINA


LEITURA: CINDERELA

Cinderela era filha de um comerciante rico. Sua mãe havia falecido quando ela ainda era muito jovem, o que fez com que seu pai se casasse novamente. Depois que seu pai morreu, sua madrasta tomou conta da casa que era de Cinderela. Cinderela então, passou a viver com sua madrasta malvada, que junto de suas duas filhas que tinham inveja da beleza e da delicadeza de Cinderela, transformaram-na em uma serviçal. Ela tinha de fazer todos os serviços domésticos - lavar, varrer, cozinhar - e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Seu refúgio era o quarto no sótão da sua propia casa e seus únicos amigos, os animais da floresta.

Um belo dia, é anunciado que o Rei irá realizar um baile no Castelo, para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos os cidadãos, havia o aviso de que todas as moças, fossem pobres, altas, magras, feias ou bonitas, deveriam comparecer ao Grande Baile promovido pelo Rei.

A madrasta de Cinderela sabia que ela era a mais bonita da região, então disse que ela não poderia ir, pois não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderela então costurou um belo vestido, com a ajuda de seus amiguinhos da floresta. Passarinhos, ratinhos e esquilos a ajudaram a fazer um vestido feito de retalhos, mas muito bonito. Porém, a madrasta não queria que Cinderela comparecesse ao baile de forma alguma, pois sua beleza impediria que o príncipe se interessasse por suas duas filhas, muito feias. Então ela e as filhas rasgaram o vestido, dizendo que não tinham autorizado Cinderela a usar os retalhos que estavam no lixo. Fizeram isso de última hora, para impedir que a moça tivesse tempo para costurar outro.

Muito triste, Cinderela foi para seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina. Chorou, chorou e rezou muito. De suas orações e lágrimas, surgiu sua Fada-madrinha que confortou a moça e usou de sua mágica para criar um lindo vestido para Cinderela. Também surgiu uma linda carruagem e os amiguinhos da floresta foram transformados em humanos, cocheiro e ajudantes de Cinderela. Antes de sua afilhada sair, a Fada-madrinha lhe deu um aviso: a moça deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos.

Cinderela chegou à festa como uma princesa. Estava tão bonita, que não foi reconhecida por ninguém. A madrasta, porém, passou a noite inteira dizendo para as filhas que achava conhecer a moça de algum lugar, mas não conseguia dizer de onde. O príncipe, tão-logo a viu, se apaixonou e a convidou para dançar. A ciumeira foi generalizada, todas as moças do reino sentiram-se rejeitadas mas logo procuraram outros pares e a festa foi animada. Apenas a madrasta de Cinderela e suas duas filhas passaram a noite em um canto, tentando descobrir de onde teria vindo aquela moça tão bonita.

Cinderela e o príncipe dançaram e dançaram a noite inteira. Conversaram e riram como duas almas gêmeas e logo se perceberam feitos um para o outro.

Acontece que a fada-madrinha tinha avisado que toda a magia só iria durar até a meia-noite. Quando o relógio badalou as doze batidas, Cinderela teve de sair correndo pela escadaria do Castelo. Foi quando deixou um dos pés de seu sapatinho de cristal. O príncipe, muito preocupado por não saber o nome da moça ou como reencontrá-la, pegou o pequeno sapatinho e saiu em sua busca no reino e em outras cidades. Muitas moças disseram ser a dona do sapatinho, mas o pé de nenhuma delas se encaixava no objeto.

Quando o príncipe bateu à porta da casa de Cinderela, a madrasta trancou a moça no sótão e deixou apenas que suas duas filhas feias experimentassem o sapatinho. Apesar das feiosas se esforçarem, encolheram os dedos, passarem óleo e farinha nos pés, nada do sapatinho de cristal servir. Foi quando um ajudante do príncipe viu que havia uma moça na janela do sótão da casa.

Sob as ordens do príncipe, a madrasta teve de deixar Cinderela descer. A moça então experimentou o sapatinho, mas antes mesmo que ele servisse em seus pés, o príncipe já tinha dentro do seu coração a certeza de que havia reencontrado o amor de sua vida. Cinderela e o príncipe se casaram em uma linda cerimônia, e anos depois se tornariam Rei e Rainha, famosos pelo bom coração e pelo enorme senso de justiça. Cinderela e o príncipe foram felizes para todo o sempre.

LEITURA EM CONJUNTO DAS FICHAS COM NOME E SOBRENOME DE TODOS OS ALUNOS.

LEITURA DA LISTA DE MENINOS E MENINAS.

DESENHE SEU RETRATO

ESCREVA:

· SEU NOME

RESPONDA:

· QUANTAS LETRAS?

· A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME

· SUA IDADE

· O NOME DA SUA PROFESSORA

· LEITURA DA POESIA IDENTIDADE

PINTE AS LETRAS DO SEU NOME:

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

OBSERVE O QUADROS E FORME CONJUNTOS USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.

7

6

5

8

2

ESCREVA, DENTRO DOS QUADROS, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM AS LETRAS INDICADAS

M

L

A

C

G

D

B

O

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rotina na sala de aula - 07

LEITURA: CHAPEUZINHO VERMELHO

Havia, numa cidadezinha, uma menina que todos achavam muito bonita. A mãe era doida por ela e a avó mais ainda. Por isso, sua avó lhe mandou fazer um pequeno capuz vermelho que ficava muito bem na menina. Por causa dele, ela ficou sendo chamada, em toda parte, de Chapeuzinho Vermelho.

Um dia em que sua mãe tinha preparado umas tortas, disse para ela:

– Vai ver como está passando tua avó, pois eu soube que ela anda doente. Leva uma torta e um potezinho de manteiga.

Chapeuzinho Vermelho saiu em seguida para ir visitar sua avó que morava em outra cidadezinha.

Quando atravessava o bosque, ela encontrou compadre Lobo que logo teve vontade de comer a menina. Mas não teve coragem por causa de uns lenhadores que estavam na floresta.

O Lobo perguntou aonde ela ia. A pobrezinha, que não sabia como é perigoso parar para escutar um Lobo, disse para ele:

– Eu vou ver minha avó e levar para ela uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe está mandando.

– Ela mora muito longe? – perguntou o Lobo.

– Oh! sim, – respondeu Chapeuzinho Vermelho. – É pra lá daquele moinho que você está vendo bem lá embaixo. É a primeira casa da cidadezinha.

– Pois bem, – disse o Lobo, – eu também quero ir ver sua avó. Eu vou por este caminho daqui e você vai por aquele de lá. Vamos ver quem chega primeiro.

O Lobo pôs-se a correr com todo sua força pelo caminho mais curto. A menina foi pelo caminho mais longo, distraindo-se a comer avelãs, correndo atrás das borboletas e fazendo ramalhetes com as florzinhas que encontrava.

O Lobo não levou muito tempo para chegar à casa da avó. Bateu na porta: toc, toc.

– Quem está aí?

– É sua neta, Chapeuzinho Vermelho – disse o Lobo, mudando a voz. Eu lhe trago uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe mandou pra você.

A bondosa avó, que estava na cama porque não passava muito bem, gritou:

– Puxe a tranca que o ferrolho cairá.

O Lobo puxou a tranca e a porta se abriu. Ele avançou sobre a pobre mulher e devorou-a num instante, pois fazia mais de três dias que não comia. Em seguida, fechou a porta e foi se deitar na cama da avó. Ficou esperando Chapeuzinho Vermelho que, um pouco depois, bateu na porta: toc, toc.

– Quem está aí?

Chapeuzinho Vermelho, ao escutar a voz grossa do Lobo, teve medo, mas pensando que a voz de sua avó estava diferente por causa do resfriado, respondeu:

– É sua neta, Chapeuzinho Vermelho, que traz uma torta pra você e um potezinho de manteiga que minha mãe lhe mandou.

O Lobo gritou para ela, adocicando um pouco a voz:

– Puxe a tranca que o ferrolho cairá.

Chapeuzinho Vermelho puxou a tranca e a porta se abriu.

O Lobo, vendo que ela tinha entrado, escondeu-se na cama, debaixo da coberta, e falou:

– Ponha a torta e o potezinho de manteiga sobre a caixa de pão e venha se deitar comigo.

Chapeuzinho Vermelho tirou o vestido e foi para a cama, ficando espantada de ver como sua avó estava diferente ao natural. Disse para ela:

– Minha avó, como você tem braços grandes!

– É pra te abraçar melhor, minha filha.

– Minha avó, como você tem pernas grandes!

– É pra correr melhor, minha menina.

– Minha avó, como você tem orelhas grandes!

– É pra escutar melhor, minha menina.

– Minha avó, como você tem olhos grandes!

– É pra ver melhor minha menina.

– Minha avó, como você tem dentes grandes!

– É pra te comer.

E dizendo estas palavras, o Lobo saltou pra cima de Chapeuzinho Vermelho e a devorou.

IDENTIFICAÇÃO E ESCRITA DE NOME E SOBRENOME

NA LISTA DE NOMES DOS ALUNOS DA SUA SALA, ALGUNS MENINOS E MENINAS ESTÃO MISTURADOS. ORGANIZE UMA LISTA DE MENINOS E UMA LISTA DE MENINAS DA SUA CLASSE.

MENINOS

MENINAS

CONFECCIONAR UM GRAFICO COLETIVO SOBRE UM ASSUNTO:

SOBRENOME

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

BRINCADEIRA PREFERIDA, ETC

DICAS DE ATIVIDADES

O QUE PENSO OU SINTO SOBRE:

INSPIRADO EM CONTEÚDOS TRASVERSAIS A SER TRABALHADOS AO LONGO DO ANO, ESCOLHA IMAGENS EXTRAÍDAS DE REVISTAS OU JORNAIS: ANIMAIS EM EXTINÇÃO, DIFERENTES PROFISSIONAIS EM AÇÃO, CRIANÇAS NUMA FILA DE VACINAÇÃO, MESA COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS, INDIVÍDUOS EM SITUAÇÕES PRECÁRIAS DE VIDA, PRODUTOS TECNOLÓGICOS MODERNOS, MULHER GRÁVIDA, ENTRE OUTRAS.... ENTREGUE UMA PARA CADA ALUNO E PEÇA QUE RELATEM O QUE SENTEM OU PENSAM SOBRE A IMAGEM. ISSO POSSIBILITARÁ CONHECER O NÍVEL DO TEXTO COM RELAÇÃO A COESÃO, COERÊNCIA, ADEQUAÇÃO GRAMATICAL E ORTOGRÁFICA E VOCABULÁRIO. ALÉM DISSO, VOCÊ VAI CONHECER GOSTOS, SENTIMENTOS, HISTÓRIAS DE VIDA E PRECEPÇÃO DE MUNDO.