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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RECEITA

ESCOLHA UMA RECEITA E COMPLETE:

NOME DO PRATO ____

Ingredientes:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Como fazer:

Rendimento:

Tempo gasto:

HORA DA HISTÓRIA

Atenção para história que seu professor vai iniciar e você poderá ajudá-lo. Escreva nas linhas abaixo o nome da história e os nomes dos personagens.
HISTÓRIA: _______
1. –
2. –
3. –
4. –
5. –
6. -...

Responda:
Onde ocorreu a história.
Em que época?
O que foi importante?
Você mudaria o final?
Como ficaria?
Desenhe algo da história:

Escrita de um cartão postal.

Escolha uma cidade ou um bairro da sua cidade que tenha UMA ESCOLA COMO A SUA e um aluno com a idade que se aproxima da sua, peça ajuda à sua professora e mande um cartão postal da sua cidade pra ele.

Como podemos iniciar a escrita de um cartão?

A quem iremos endereçar?

Qual é o endereço?

Qual será o nosso assunto?

Como iremos finalizar?

Qual a foto retratada no seu cartão?

Onde iremos levar para chegar à cidade certa?

Quanto gastaremos para selar?

Elaborando um jornal.

Vamos escolher um assunto para ser a notícia principal, pode ser uma das festas: Páscoa,Festa Junina ou outra que tivemos durante o ano letivo.

Qual será o nome do nosso jornal?

Quais serão as notícias, faça uma lista:

Qual será a manchete:

Teremos desenhos? Sobre que assunto?

Teremos fotos?

Faremos propaganda, selecione alguns rótulos e cole-os no seu jornal escrevendo algo que você lembre sobre cada produto fazendo uma propaganda que convença as pessoas a comprarem.

Quais os rótulos selecionados?

Teremos entretenimentos? Quais? Faça uma lista:

Sugestão: cruzadinha, encontrem o caminho, charadinhas, piadas...

Teremos sugestões para excursões?

Teremos receitas: quais?

Quais serão as notícias das Escolas?

Sessão poesias? Quais?

Para quem enviaremos uma cópia do nosso jornal?

Teremos um logo? Qual será? Desenhe-o:

LIVRO DO ALUNO

Escolha um parágrafo e encontre as palavras recorte-as e cole formando o texto corretamente:

__________

O u f a z e i a á r v o r e b o a e o s e u f r u t o b o m o u a á r v o r e m á e o s e u f r u t o m a u ; p o r q u e p e l o f r u t o s e c o n h e c e a á r v o r e .

_____________

P o r q u e a b o c a f a l a o q u e e s t á c h e i o o c o r a ç ã o .

_____________

O h o m e m b o m t i r a d o t e s o u r o b o m b o m c o i s a s b o a s ; m a s o h o m e m m a u d o m a u t e s o u r o t i r a c o i s a s m á s .

ROTINA

LEITURA: Era uma vez um gato xadrez. Quer que eu te conte outra vez? Pois bem. Era uma vez um gato xadrez, outro gato listrado, um todo de poá, um liso… Tinha até um todo quadriculado. Ao todo eram seis. Seis gatos coloridos de um lado para o outro fazendo arte e criando, cada um em um lugar. Coisa que gatos gostam é de lugar. Eles também gostam de pessoas, mas gostam mais ainda é de lugar. Os cachorros têm a mania de marcar território. Gatos marcam é aconchego.

Se um gato tem personalidade forte, imagine seis. Seis gatos, todos irmãos. Muita pernsonalidade em uma família apenas. Soube que tinha uma pequenininha que queria ser princesa. Essa gata gostava mesmo era de rosa e de poá. Sonhava em ser bailarina, fada, sonhava em ser qualquer coisa que pudesse voar. Afinal, gato que não sonha não voa.

O segundo gato mais novo deixava para sonhar somente quando estava deitado e de olhos fechados. Porque, se estivesse deitado e de olhos abertos, ele estava brincando de alguma coisa. Esconde-esconde, bola, pular corda. Sabia todas as brincadeiras que não existem mais. Sabia até jogar peão e futebol de botão.

Tinha um gato que nunca estava em casa. Era o gato do jardim. Formigas, borboletas e minhocas, pesquisava todos elas de perto, com lupa, e bem mais de perto ainda, sem lupa. Fez grandes descobertas no quintal. Descobriu que de perto as moscas são engraçadas e que beija-flores não precisam de canudinhos. O outro gato, o tal xadrez, esse sim era viajado e famoso. Queria conhecer o mundo. Tinha uma mala de viagem tão grande que dentro dela caberiam até mesmo todos os planetas.

A gata quadriculada, camuflada na mesa da cozinha, quando sozinha, chamava os amigos e inventava pratos deliciosos.
A gata florida devorava tudo. Comida? Ops, não. Livros. Era a mais velha dos gatos. Sábia gata velha. Sonhava com as histórias, brincava com as palavras, descobria o pequeno, explorava o mundo. Tomava um chazinho e voltava para a leitura na biblioteca.

Todos eram irmãos, todos eram iguais e bem diferentes.

LEITURA:

FICHAS DOS NOMES E SOBRENOMES

FICHAS DE DIFERENTES PALAVRAS

Responda:

1. QUANTAS CONSOANTES TEM SEU NOME?

2. ALGUMAS SE REPETEM

3. QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?

4. ALGUMA VOGALSE REPETIU? QUAL?

ESCREVA SEU NOME

ATIVIDADES COM GRAVURAS: IDENTIFICAÇÃO DA LETRA INCIAIL DO NOME DE GRAVURAS.

ROTINA


LEITURA: CINDERELA

Cinderela era filha de um comerciante rico. Sua mãe havia falecido quando ela ainda era muito jovem, o que fez com que seu pai se casasse novamente. Depois que seu pai morreu, sua madrasta tomou conta da casa que era de Cinderela. Cinderela então, passou a viver com sua madrasta malvada, que junto de suas duas filhas que tinham inveja da beleza e da delicadeza de Cinderela, transformaram-na em uma serviçal. Ela tinha de fazer todos os serviços domésticos - lavar, varrer, cozinhar - e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Seu refúgio era o quarto no sótão da sua propia casa e seus únicos amigos, os animais da floresta.

Um belo dia, é anunciado que o Rei irá realizar um baile no Castelo, para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos os cidadãos, havia o aviso de que todas as moças, fossem pobres, altas, magras, feias ou bonitas, deveriam comparecer ao Grande Baile promovido pelo Rei.

A madrasta de Cinderela sabia que ela era a mais bonita da região, então disse que ela não poderia ir, pois não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderela então costurou um belo vestido, com a ajuda de seus amiguinhos da floresta. Passarinhos, ratinhos e esquilos a ajudaram a fazer um vestido feito de retalhos, mas muito bonito. Porém, a madrasta não queria que Cinderela comparecesse ao baile de forma alguma, pois sua beleza impediria que o príncipe se interessasse por suas duas filhas, muito feias. Então ela e as filhas rasgaram o vestido, dizendo que não tinham autorizado Cinderela a usar os retalhos que estavam no lixo. Fizeram isso de última hora, para impedir que a moça tivesse tempo para costurar outro.

Muito triste, Cinderela foi para seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina. Chorou, chorou e rezou muito. De suas orações e lágrimas, surgiu sua Fada-madrinha que confortou a moça e usou de sua mágica para criar um lindo vestido para Cinderela. Também surgiu uma linda carruagem e os amiguinhos da floresta foram transformados em humanos, cocheiro e ajudantes de Cinderela. Antes de sua afilhada sair, a Fada-madrinha lhe deu um aviso: a moça deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos.

Cinderela chegou à festa como uma princesa. Estava tão bonita, que não foi reconhecida por ninguém. A madrasta, porém, passou a noite inteira dizendo para as filhas que achava conhecer a moça de algum lugar, mas não conseguia dizer de onde. O príncipe, tão-logo a viu, se apaixonou e a convidou para dançar. A ciumeira foi generalizada, todas as moças do reino sentiram-se rejeitadas mas logo procuraram outros pares e a festa foi animada. Apenas a madrasta de Cinderela e suas duas filhas passaram a noite em um canto, tentando descobrir de onde teria vindo aquela moça tão bonita.

Cinderela e o príncipe dançaram e dançaram a noite inteira. Conversaram e riram como duas almas gêmeas e logo se perceberam feitos um para o outro.

Acontece que a fada-madrinha tinha avisado que toda a magia só iria durar até a meia-noite. Quando o relógio badalou as doze batidas, Cinderela teve de sair correndo pela escadaria do Castelo. Foi quando deixou um dos pés de seu sapatinho de cristal. O príncipe, muito preocupado por não saber o nome da moça ou como reencontrá-la, pegou o pequeno sapatinho e saiu em sua busca no reino e em outras cidades. Muitas moças disseram ser a dona do sapatinho, mas o pé de nenhuma delas se encaixava no objeto.

Quando o príncipe bateu à porta da casa de Cinderela, a madrasta trancou a moça no sótão e deixou apenas que suas duas filhas feias experimentassem o sapatinho. Apesar das feiosas se esforçarem, encolheram os dedos, passarem óleo e farinha nos pés, nada do sapatinho de cristal servir. Foi quando um ajudante do príncipe viu que havia uma moça na janela do sótão da casa.

Sob as ordens do príncipe, a madrasta teve de deixar Cinderela descer. A moça então experimentou o sapatinho, mas antes mesmo que ele servisse em seus pés, o príncipe já tinha dentro do seu coração a certeza de que havia reencontrado o amor de sua vida. Cinderela e o príncipe se casaram em uma linda cerimônia, e anos depois se tornariam Rei e Rainha, famosos pelo bom coração e pelo enorme senso de justiça. Cinderela e o príncipe foram felizes para todo o sempre.

LEITURA EM CONJUNTO DAS FICHAS COM NOME E SOBRENOME DE TODOS OS ALUNOS.

LEITURA DA LISTA DE MENINOS E MENINAS.

DESENHE SEU RETRATO

ESCREVA:

· SEU NOME

RESPONDA:

· QUANTAS LETRAS?

· A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME

· SUA IDADE

· O NOME DA SUA PROFESSORA

· LEITURA DA POESIA IDENTIDADE

PINTE AS LETRAS DO SEU NOME:

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

OBSERVE O QUADROS E FORME CONJUNTOS USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.

7

6

5

8

2

ESCREVA, DENTRO DOS QUADROS, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM AS LETRAS INDICADAS

M

L

A

C

G

D

B

O