Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RECEITA

Qual a receita que iremos fazer?

Quais os ingredientes que precisaremos comprar? Faça uma lista:

1.

2.

3.

4.

5.

Qual o nome do mercado que poderemos comprar?

Qual o endereço do mercado?

Qual o meio de transporte que usaremos pra chegar ao mercado?

Quantos reais poderemos levar?

Que horas sairemos?

Voltando das compras:

No Mercado tinha todos os ingredientes?

Quantos reais gastamos nas compras?

Que horas voltamos das compras?

Qual o tempo total gasto nessas compras?

O que usamos para carregar as compras?

Por quê sacolinhas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente?

PREPARANDO A RECEITA:

Quais os utensílios de cozinha que precisaremos para realizar a receita?

Quais os nomes dos produtos que usaremos? Copie dos rótulos e faça uma lista:

.

.

.

O que poderemos fazer com as embalagens? Vamos lavar todas as embalagens, separar e depois fazer uma pesquisa para podermos reaproveitar cada uma? O que não der para reaproveitar vamos mandar para reciclagem.

Depois do prato pronto, qual foi o resultado?

Quantas pessoas comeram conosco? Escreva seus nomes.

Vamos levar a receita para casa e ajudarmos a mamãe fazer sempre que puder.

Receita:

NOME DO PRATO ____

Ingredientes:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Como fazer:

Rendimento:

Tempo gasto:

RECEITA

ESCOLHA UMA RECEITA E COMPLETE:

NOME DO PRATO ____

Ingredientes:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Como fazer:

Rendimento:

Tempo gasto:

HORA DA HISTÓRIA

Atenção para história que seu professor vai iniciar e você poderá ajudá-lo. Escreva nas linhas abaixo o nome da história e os nomes dos personagens.
HISTÓRIA: _______
1. –
2. –
3. –
4. –
5. –
6. -...

Responda:
Onde ocorreu a história.
Em que época?
O que foi importante?
Você mudaria o final?
Como ficaria?
Desenhe algo da história:

Escrita de um cartão postal.

Escolha uma cidade ou um bairro da sua cidade que tenha UMA ESCOLA COMO A SUA e um aluno com a idade que se aproxima da sua, peça ajuda à sua professora e mande um cartão postal da sua cidade pra ele.

Como podemos iniciar a escrita de um cartão?

A quem iremos endereçar?

Qual é o endereço?

Qual será o nosso assunto?

Como iremos finalizar?

Qual a foto retratada no seu cartão?

Onde iremos levar para chegar à cidade certa?

Quanto gastaremos para selar?

Elaborando um jornal.

Vamos escolher um assunto para ser a notícia principal, pode ser uma das festas: Páscoa,Festa Junina ou outra que tivemos durante o ano letivo.

Qual será o nome do nosso jornal?

Quais serão as notícias, faça uma lista:

Qual será a manchete:

Teremos desenhos? Sobre que assunto?

Teremos fotos?

Faremos propaganda, selecione alguns rótulos e cole-os no seu jornal escrevendo algo que você lembre sobre cada produto fazendo uma propaganda que convença as pessoas a comprarem.

Quais os rótulos selecionados?

Teremos entretenimentos? Quais? Faça uma lista:

Sugestão: cruzadinha, encontrem o caminho, charadinhas, piadas...

Teremos sugestões para excursões?

Teremos receitas: quais?

Quais serão as notícias das Escolas?

Sessão poesias? Quais?

Para quem enviaremos uma cópia do nosso jornal?

Teremos um logo? Qual será? Desenhe-o:

LIVRO DO ALUNO

Escolha um parágrafo e encontre as palavras recorte-as e cole formando o texto corretamente:

__________

O u f a z e i a á r v o r e b o a e o s e u f r u t o b o m o u a á r v o r e m á e o s e u f r u t o m a u ; p o r q u e p e l o f r u t o s e c o n h e c e a á r v o r e .

_____________

P o r q u e a b o c a f a l a o q u e e s t á c h e i o o c o r a ç ã o .

_____________

O h o m e m b o m t i r a d o t e s o u r o b o m b o m c o i s a s b o a s ; m a s o h o m e m m a u d o m a u t e s o u r o t i r a c o i s a s m á s .

ROTINA

LEITURA: Era uma vez um gato xadrez. Quer que eu te conte outra vez? Pois bem. Era uma vez um gato xadrez, outro gato listrado, um todo de poá, um liso… Tinha até um todo quadriculado. Ao todo eram seis. Seis gatos coloridos de um lado para o outro fazendo arte e criando, cada um em um lugar. Coisa que gatos gostam é de lugar. Eles também gostam de pessoas, mas gostam mais ainda é de lugar. Os cachorros têm a mania de marcar território. Gatos marcam é aconchego.

Se um gato tem personalidade forte, imagine seis. Seis gatos, todos irmãos. Muita pernsonalidade em uma família apenas. Soube que tinha uma pequenininha que queria ser princesa. Essa gata gostava mesmo era de rosa e de poá. Sonhava em ser bailarina, fada, sonhava em ser qualquer coisa que pudesse voar. Afinal, gato que não sonha não voa.

O segundo gato mais novo deixava para sonhar somente quando estava deitado e de olhos fechados. Porque, se estivesse deitado e de olhos abertos, ele estava brincando de alguma coisa. Esconde-esconde, bola, pular corda. Sabia todas as brincadeiras que não existem mais. Sabia até jogar peão e futebol de botão.

Tinha um gato que nunca estava em casa. Era o gato do jardim. Formigas, borboletas e minhocas, pesquisava todos elas de perto, com lupa, e bem mais de perto ainda, sem lupa. Fez grandes descobertas no quintal. Descobriu que de perto as moscas são engraçadas e que beija-flores não precisam de canudinhos. O outro gato, o tal xadrez, esse sim era viajado e famoso. Queria conhecer o mundo. Tinha uma mala de viagem tão grande que dentro dela caberiam até mesmo todos os planetas.

A gata quadriculada, camuflada na mesa da cozinha, quando sozinha, chamava os amigos e inventava pratos deliciosos.
A gata florida devorava tudo. Comida? Ops, não. Livros. Era a mais velha dos gatos. Sábia gata velha. Sonhava com as histórias, brincava com as palavras, descobria o pequeno, explorava o mundo. Tomava um chazinho e voltava para a leitura na biblioteca.

Todos eram irmãos, todos eram iguais e bem diferentes.

LEITURA:

FICHAS DOS NOMES E SOBRENOMES

FICHAS DE DIFERENTES PALAVRAS

Responda:

1. QUANTAS CONSOANTES TEM SEU NOME?

2. ALGUMAS SE REPETEM

3. QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?

4. ALGUMA VOGALSE REPETIU? QUAL?

ESCREVA SEU NOME

ATIVIDADES COM GRAVURAS: IDENTIFICAÇÃO DA LETRA INCIAIL DO NOME DE GRAVURAS.