Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PESQUISA

Quem ouve esses meus ensinamentos e lhes obedece é como um homem sábio construiu a sua casa sobre a rocha.

Leitura:


“Quem ouve esses meus ensinamentos e lhes obedece é como um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída sobre a rocha.

Quem ouve esses meus ensinamentos e não lhes obedece é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu, e a sua destruição foi completa.”


Copie as palavras destacadas em vermelho represente-as com desenhos:

Pegue seu jogo de letras e sem olhar monte as palavras que você copiou.

Vamos fazer um passeio e observar os tipos de moradia que existem na nossa cidade.

Escreva o que você observou.

.

.

.


Qual o tipo de moradia que você mora?

Desenhe a sua casa.

Você acha que todas as pessoas têm uma casa para morar?




sim

não


Vamos discutir juntos.

Você já ouviu falar sobre os albergues?

Você sabe o que são os “sem tetos”?

Você sabe o que são conjuntos habitacionais?

Porque você acha que muitas pessoas preferem morar em condomínios residenciais?

Vamos observar a construção de uma casa e escrevermos os tipos de materiais que são usados.

.

.

.

.

.

.

.

Podemos ir a uma loja de materiais de construção e observar o que existe para se comprar.

Escreva os tipos de materiais que você encontrou.

.

.

.

.


O que você viu na loja para ser comprado e que não existe na sua casa, mas você gostaria que existisse.

.

.

.

.

.

Desenhe a loja que fizemos a pesquisa.


Vamos escrever os nomes de profissionais que trabalham na construção de uma casa.

Você sabia que muitas crianças trabalham de ajudantes na construção de casas?

O que você acha que essas crianças deveriam estar fazendo?


Observe a planta de uma casa.

Projete uma casa que você gostaria de construir e desenhe-a.

Não são somente as pessoas que constroem casas, os animais também. Vamos descobrir os construtores da natureza e o habitat de alguns animais.


Recorte e cole gravuras de animais e seu habitat

Recorte e cole gravuras de casas feitas pelo homem.

LEITURA

Leia:

MINHA GENTE VENHA VER

UM GATO MUITO ENGRAÇADO

SENTADO NA CADEIRA

COM O RABO PENDURADO.








Faça o desenho do que você leu.

Você conhece nomes que começam com a mesma letra da palavra gato?

Troque a palavra gato pela palavra girafa e a palavra rabo pela palavra pescoço.

Veja com vai ficar.:

Minha gente, venha ver

Uma ______________________________ muito engraçada sentada numa cadeira

com o __________________________________ pendurado.

Faça o seu versinho com as palavras que você quiser.

Minha gente, venha ver

Uma ___________________________________________

muito engraçada, sentada numa cadeira,

com o ___________________________ pendurado.

Leia as palavras abaixo.

Desenhe um quadrinho para cada sílaba.


BARATA


CASINHA

ABELHA

LARGATIXA







Forme palavras juntando as sílabas que tenham letras com as mesmas características.Copie, nas linhas abaixo, as palavras que você formou.

_____________________

Procure no texto e escreva abaixo:

Palavras:

com uma sílaba:

com duas sílabas

com três sílabas

com quatro sílabas

LEITURA

Leia:


Você sabe de onde eu venho?
De uma casinha que eu tenho.
Fica dentro de um pomar.

É uma casa pequenina
Lá no alto da colina
De longe se ouve o mar.

LUIZ PEIXOTO E SÁ PEREIRA
ANTOLOGIA DA CANÇÃO BRASILEIRA .EDITORA SARAIVA

Conte as palavras de cada frase abaixo.
Desenhe um potinho ao lado de cada frase e coloque neles tantas bolinhas quantas forem as palavras das frases.

Você sabe de onde eu venho?



De uma casa pequenina







Lá do alto da colina...





De longe se ouve o mar



Quantas letras têm a palavra casa?

___________________________


Quantas sílabas têm?

__________________________



Procure no texto
Palavras com três letras

Com quatro letras

Com cinco letras

Complete usando as palavras: um ou uma.

Eu moro em ____________________casa.
Eu tenho ______________________quarto para dormir.

HORA DA LEITURA:

Peque um livro de literatura infantil, na sua biblioteca e leia com seu colega.

JOGO DA LEITURA:

ESCOLHA UMA MÚSICA E VÁ:

CANTANDO E LENDO:

MÚSICA:

Descubra n música onde está escrito as palavras ___________________________ e circule-as

( substantivos)

Coloque-as no seu vocabulário

receita

NINHOS DE OVOS

INGREDIENTES:

Pão de forma

Margarina

Ovos

fatias de bacon ou tocinho defumado

Sal

Modo de fazer:

Passar margarina no pão, unir duas fatias sendo que a fatia da parte de cima será uma cobertura, recorte um quadrado na fatia de cima para colocar o ovo.

Despejar o ovo inteiro sobre o pão, colocar por cima sal e bacon. Assar em forno brando.

________________________________________

COMPLETE A RECEITA

NINHOS DE OVOS

INGREDIENTES

_______ de fôrma

margarina

_____

bacon

sal

Modo de fazer:

Passar margarina no_______, unir duas fatias sendo que a fatia da parte de cima será uma cobertura recorta um quadrado para colocar o _________.

Despejar o ________ inteiro sobre o ________, colocar por cima sal e bacon. Assar em forno brando.

RECEITA

Qual a receita que iremos fazer?

Quais os ingredientes que precisaremos comprar? Faça uma lista:

1.

2.

3.

4.

5.

Qual o nome do mercado que poderemos comprar?

Qual o endereço do mercado?

Qual o meio de transporte que usaremos pra chegar ao mercado?

Quantos reais poderemos levar?

Que horas sairemos?

Voltando das compras:

No Mercado tinha todos os ingredientes?

Quantos reais gastamos nas compras?

Que horas voltamos das compras?

Qual o tempo total gasto nessas compras?

O que usamos para carregar as compras?

Por quê sacolinhas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente?

PREPARANDO A RECEITA:

Quais os utensílios de cozinha que precisaremos para realizar a receita?

Quais os nomes dos produtos que usaremos? Copie dos rótulos e faça uma lista:

.

.

.

O que poderemos fazer com as embalagens? Vamos lavar todas as embalagens, separar e depois fazer uma pesquisa para podermos reaproveitar cada uma? O que não der para reaproveitar vamos mandar para reciclagem.

Depois do prato pronto, qual foi o resultado?

Quantas pessoas comeram conosco? Escreva seus nomes.

Vamos levar a receita para casa e ajudarmos a mamãe fazer sempre que puder.

Receita:

NOME DO PRATO ____

Ingredientes:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Como fazer:

Rendimento:

Tempo gasto: