Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOMES


Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.

Faça a lista de nomes dos alunos de nossa classe.

Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.

PESQUISA

Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.

Segundo a Bíblia, Jesus já em vida adulta retornara da Galileia para onde seu primo João Batista pregava a palavra de Deus e anunciava a vinda do Filho do Homem. Segundo o Evangelho segundo Mateus, Jesus pediu para que João o batizasse, no rio Jordão, onde João batizava as pessoas que criam em suas palavras, porém este hesitara, alegando que não era digno de batizar o Filho do Homem. Entretanto, João consentiu em batizar Jesus por imersão. Após Jesus ser imerso nas águas do Jordão, uma pomba branca bradou dos céus na direção de Jesus e logo ouviu-se uma voz que anunciara: "Este é o meu Filho amado, em quem me alegro". (Mt 3:17)

Desenhe aqui.


Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?

O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?

A água é muito importante para a vida.

Desenhe e escreva para que usamos a água.

Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.

Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.

Faça um desenho que represente o seu significado.

ÁGUA

RIO





































ÁRVORE

RIO

ÁGUA

RIO

ÁGUA

RUA

Leia e desenhe.

raio rua

rio

Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:

.Rótulos de farmácia;

. Rótulos de alimentos;

.Rótulos de produtos de limpeza;

. Rótulos de produtos de higiene pessoal;

Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.

Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;

ÃO

Recorte e cole de jornais e revistas, palavras que terminam com:

RECEITA


Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.

Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.

A LUZ

Leitura: Mateus 4: 12-17

Leia o texto em voz alta:

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.


luz me faz lembra de:


A primeira coisa que Deus criou foi a luz, pois Ele não poderia fazer nada se não houvesse luz.

No quarto dia da Criação Deus criou o Sol.

O Sol é a luz que ilumina o nosso planeta, sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.

A luz traz alegria, imagine se tudo fosse trevas, você acha que o dia seria alegre ou triste?

A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.

O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.

Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.

Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.

Quem era a luz que estava falando o evangelho do Reino?

"Antes que houvesse luz era tudo trevas"

"O povo que jazia em trevas..."

Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?

Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.

Pinte no quadro a cor que você vai usar para representação das trevas.









Disse Deus: haja luz e houve luz.

O povo que jazia em trevas viu grande luz.

Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?

Pinte-as no quadro:










No texto de Mateus 4: 12-17 a luz estava representando o próprio Jesus.

Encontre a palavra luz e circule:

Jesus é a nossa luz.

A luz de Deus resplandece em nossos corações.

Escreva, em letra cursiva, a palavra que aprendemos:

luz_____________________________________________

Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

Quantas vezes aparecem esta palavra?



Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?

Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.

Complete:

Jesus é a nossa ______________________

Quais outras palavras que começam com je?

LEITURA

Pinte o nome de Jesus nas frases:

Jesus é o nome do filho de Deus.

Jesus é a nossa luz.

Jesus é o nosso amigo.

Escolha uma das frases e desenhe.


Complete:

____________ é a nossa ________________

______________é o nosso amigo.

Descubra a palavra secreta:

1- A primeira letra da palavra João

2- A terceira letra da palavra elefante

3- A segunda letra da palavra asa

4- A primeira letra da palavra uva

5- A última letra da palavra mãos

Copie a palavra que você descobriu

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que cor esta palavra tem para você? Pinte o retângulo.








Jesus foi uma pessoa muito importante. Ele mudou toda a história .

Jesus é importante para você?





Sim

não



Ouça a leitura de seu professor e aprenda a cantar com ele e seus amigos. Depois ilustre o texto.

Somos pequeninos

Somos de Jesus

Somos a Sua herança

Entre os homens

Somos pequeninos

Somos muitos

Que trazem à luz

O sorriso de Jesus

Nossa geração vem

Com pureza

E com os santos anjos

Vemos tua face.

Discuta com a classe:

Você gostou da letra desta música?

Você lembra o que é uma geração?

Como você pode trazer o sorriso de Jesus?

LEITURA

Leia e copie somente o nome próprio, depois complete os espaços nas frases usando as palavras abaixo:

nariz, feliz, giz, faz, cartaz,

arroz, luz, raiz, Beatriz, vez, paz

Complete usando as palavras acima:

Sou ____________ porque Jesus é minha ___________

Eu gosto de comer ____________________ que a minha mãe _________.

A ________________tem um ______________.

Agora é minha _____________de jogar o dado.

Construímos um mundo cheio de ___________.

Estou com coceira no meu _________________.

Toda árvore tem sua ____________.

REFLETINDO

Leia:

F e l i z

Imagine uma cor para esta palavra e pinte o quadro.

























Desenhe o rosto de uma pessoa feliz





Você é feliz?

sim

não

Discuta com a classe:

O que é ser feliz?

Como podemos ser felizes?

Qual a pessoa que você conhece que é feliz?

Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?

O que deixaria você muito feliz?

O que impede você de ser mais feliz?



Que cor tem a tristeza?



Quando você fica triste?

O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?

Qual a pessoa que você conhece que é triste?

O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?

Você também é uma luz neste mundo.

Desenhe.

Não ficando com raiva do nosso amigo.

Falando a verdade sempre.








Ajudando a todos que nos pedirem.






Amando a todos inclusive os que não nos amam.







Dar o que for preciso às pessoas que precisam

Conversando sobre todas as coisas com Deus e confiando Nele.