Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.
Faça a lista de nomes dos alunos de nossa classe.
Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.
Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.
Faça a lista de nomes dos alunos de nossa classe.
Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.
Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.
Segundo a Bíblia, Jesus já em vida adulta retornara da Galileia para onde seu primo João Batista pregava a palavra de Deus e anunciava a vinda do Filho do Homem. Segundo o Evangelho segundo Mateus, Jesus pediu para que João o batizasse, no rio Jordão, onde João batizava as pessoas que criam em suas palavras, porém este hesitara, alegando que não era digno de batizar o Filho do Homem. Entretanto, João consentiu em batizar Jesus por imersão. Após Jesus ser imerso nas águas do Jordão, uma pomba branca bradou dos céus na direção de Jesus e logo ouviu-se uma voz que anunciara: "Este é o meu Filho amado, em quem me alegro". (Mt 3:17)
Desenhe aqui.
Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?
O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?
A água é muito importante para a vida.
Desenhe e escreva para que usamos a água.
Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.
Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.
Faça um desenho que represente o seu significado.
|
| |||||
|
| |||||
|
| |||||
|
| |||||
Leia e desenhe.
raio rua
Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:
.Rótulos de farmácia;
. Rótulos de alimentos;
.Rótulos de produtos de limpeza;
. Rótulos de produtos de higiene pessoal;
Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.
Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;
|
Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.
Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.
Leitura: Mateus 4: 12-17
Leia o texto em voz alta:
"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.
luz me faz lembra de:
A primeira coisa que Deus criou foi a luz, pois Ele não poderia fazer nada se não houvesse luz.
No quarto dia da Criação Deus criou o Sol.
O Sol é a luz que ilumina o nosso planeta, sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.
A luz traz alegria, imagine se tudo fosse trevas, você acha que o dia seria alegre ou triste?
A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.
O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.
Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.
Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.
Quem era a luz que estava falando o evangelho do Reino?
"O povo que jazia em trevas..."
Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?
Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.
Pinte no quadro a cor que você vai usar para representação das trevas.
Disse Deus: haja luz e houve luz.
O povo que jazia em trevas viu grande luz.
Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?
Pinte-as no quadro:
No texto de Mateus 4: 12-
Encontre a palavra luz e circule:
Jesus é a nossa luz.
A luz de Deus resplandece em nossos corações.
Escreva, em letra cursiva, a palavra que aprendemos:
luz_____________________________________________
Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.
"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."
Quantas vezes aparecem esta palavra?
Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?
Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.
Complete:
Jesus é a nossa ______________________
Quais outras palavras que começam com je?
Pinte o nome de Jesus nas frases:
Jesus é o nome do filho de Deus.
Jesus é a nossa luz.
Jesus é o nosso amigo.
Escolha uma das frases e desenhe.
Complete:
____________ é a nossa ________________
______________é o nosso amigo.
Descubra a palavra secreta:
1- A primeira letra da palavra João
2- A terceira letra da palavra elefante
3- A segunda letra da palavra asa
4- A primeira letra da palavra uva
5- A última letra da palavra mãos
Copie a palavra que você descobriu
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Que cor esta palavra tem para você? Pinte o retângulo.
Jesus foi uma pessoa muito importante. Ele mudou toda a história .
Jesus é importante para você?
Sim
não
Ouça a leitura de seu professor e aprenda a cantar com ele e seus amigos. Depois ilustre o texto.
Somos de Jesus
Somos a Sua herança
Entre os homens
Somos pequeninos
Somos muitos
Que trazem à luz
O sorriso de Jesus
Nossa geração vem
Com pureza
E com os santos anjos
Vemos tua face.
Discuta com a classe:
Você gostou da letra desta música?
Você lembra o que é uma geração?
Como você pode trazer o sorriso de Jesus?
Leia e copie somente o nome próprio, depois complete os espaços nas frases usando as palavras abaixo:
nariz, feliz, giz, faz, cartaz,
arroz, luz, raiz, Beatriz, vez, paz
Complete usando as palavras acima:
Sou ____________ porque Jesus é minha ___________
Eu gosto de comer ____________________ que a minha mãe _________.
A ________________tem um ______________.
Agora é minha _____________de jogar o dado.
Construímos um mundo cheio de ___________.
Estou com coceira no meu _________________.
Toda árvore tem sua ____________.
Leia:
Imagine uma cor para esta palavra e pinte o quadro.
Você é feliz?
sim
não
Discuta com a classe:
O que é ser feliz?
Como podemos ser felizes?
Qual a pessoa que você conhece que é feliz?
Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?
O que deixaria você muito feliz?
O que impede você de ser mais feliz?
Que cor tem a tristeza?
Quando você fica triste?
O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?
Qual a pessoa que você conhece que é triste?
O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?
Você também é uma luz neste mundo.
Desenhe.
Não ficando com raiva do nosso amigo.
Falando a verdade sempre.
Ajudando a todos que nos pedirem.
Amando a todos inclusive os que não nos amam.
Dar o que for preciso às pessoas que precisam
Conversando sobre todas as coisas com Deus e confiando Nele.