Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
GENEALOGIA
Estas atividades ALFABETIZAÇÃO-LUZ são baseadas na vida de Jesus: seu Nascimento, sua infância, seu batismo, seus milagres e suas parábolas. É necessário que o professor conheça detalhadamente a história para isso é preciso ler e reler os três primeiros livros do novo testamento na Bìblia, pois cada autor enfatiza detalhes diferentes. Cada detalhe se torna uma aula com vários recurso didáticos.
È muito bom ouvir e ler histórias.
Jesus sempre gostou de contar histórias, então vamos aprender de Jesus que é manso e humilde de coração e também é a luz do mundo
Atenção para a história que iremos estudar.
Quem já ouviu falar da história de Jesus?
Jesus também teve avós, bisavós e muitos tataravôs.
No primeiro capítulo do livro de Mateus, na Bíblia, podemos ler a genealogia de Jesus.
Você sabe o que é genealogia?
Você sabia que:
. Jesus descendeu de Abraão, apesar de não ser filho de José, marido de Maria,pois ele foi gerado pelo Espírito de Deus no ventre de Maria, mas... Ele é participante legal das promessas feitas.
. Os presentes que Jesus recebeu após o seu nascimento foram: ouro incenso e mirra.
Vamos juntos preparar um painel da seguinte forma:
|
| ||||||||||
| |||||||||||
| |||||||||||
Genealogia é o estudo que podemos fazer das pessoas que fazem parte da família de uma pessoa e que viveram antes que ela nascesse, ou seja, o nome dos avós, bisavós, tataravôs e outros que viveram antes que os tataravôs.
Vamos prestar atenção na leitura do professor e observar a genealogia de Jesus.
Cada nome lido pela professora representa uma geração. Uma geração se passa quando uma criança nasce tem seus filhos e quando os filhos se casam e também tem os seus filhos se passou, então, uma geração naquela família e os netos já são a segunda geração.
Na genealogia de Jesus se passaram 41 gerações.
Descubra qual é o numeral que representa 41 e REPRESENTE como quiser.
GENEALOGIA
Descubra a sua genealogia.
A sua mamãe e seu papai também têm mãe e pai que se tornaram os seus avós.
O pai e a mãe de sua mamãe são os seus avós maternos
Responda com a ajuda de sua mãe.
Quantos dedos você tem em sua mão?
Quantas mãos você tem?
Quantas gerações se passaram até o nascimento de Jesus?
Qual é o capítulo do livro de Mateus que conta a genealogia de Jesus?
Quantos anos você tem?
Que dia é hoje?
Qual o nome da sua mãe?
Qual o nome do seu pai?
Escreva o nome dos seus avós maternos
Escreva o nome dos seus avós paternos.
Escreva o nome dos seus irmãos.
Agora é a sua vez, faça a sua árvore genealógica.
Use os nomes que você escreveu em sua tarefa e complete a sua árvore.
Cole nesta página o xérox da sua certidão de nascimento.
NOME PRÓPRIO
Ouça atentamente a história do nascimento de Jesus.
Leia várias vezes a frase, juntamente com sua professora e descubra onde está escrita a palavra Jesus.
|
Copie, em letra cursiva, o nome de Jesus no quadro.
Quantas letras têm o nome de Jesus?
Desenhe uma parte da história que você já ouviu.
Escreva o seu nome.
Quantas letras têm o seu nome?
Escreva o nome de um colega da sua classe ou de seu professor.
Quantas letras têm o nome?
Escreva o nome que tem mais letras.
Responda com a ajuda de sua mãe.
Você sabe quem escolheu o seu nome?
Cada nome possui um significado, você sabe o seu? Escreva:
Sua mãe já sabia, antes de você nascer, se era menino ou menina?
O que ela disse quando você nasceu?
Quem mais falou algo de especial quando você nasceu?
Qual o nome da cidade em que você nasceu?
______________
Você ganhou presente? Quais os presentes que você ganhou?
____________________
Você ainda tem alguma coisa que te pertenceu quando era bebê? Se tiver traga para sala de aula e faremos uma exposição. Se não tiver traga fotos e faremos um mural.
Desenhe você quando era bebê e escreva o seu nome.
Recorte e cole gravuras que representam presentes que você gostaria de ganhar.
Descubra o mês do seu aniversário e escreva no quadro.
Quando Jesus nasceu havia um rei que governava sobre Israel e ele era muito mal, não queria saber que nascesse outro rei, pois pensava que ninguém poderia governar no seu lugar.
Você sabe o nome deste rei?
Também temos algumas pessoas que governam a nossa cidade, o nosso estado e a nossa cidade.
Você sabe o nome do presidente da república?
Descubra o nome do governador do seu estado.
Escreva o nome do prefeito de sua cidade.
Vamos fazer um passeio na prefeitura de nossa cidade.
O que você mais gostou de conhecer?
Responda oralmente.
O que você mais gosta em sua cidade?
Qual o lugar que você gostaria de conhecer?
O que você gostaria que mudasse em sua cidade?
Você gosta de morar aqui ou gostaria de morar em outra cidade?
Vamos fazer um passeio na prefeitura de nossa cidade.
O que você mais gostou de conhecer?
O rei de nossa história fez uma coisa muito má na cidade dele, você sabe o que foi?
O que você acha que ele deveria fazer?
O que você acha que deveria ser feito com ele depois que ele fez esta maldade?
|
Você ficaria com medo?
Que cor tem o medo?
Pinte o quadro
Deus avisou José muitas vezes por meio de sonhos.
Você já sonhou algo que gostaria de nos contar?
Qual o sonho que você não gostou?
Você já sentiu medo no seu sonho?
Você já sonhou ganhando um presente? Qual foi?
Deus já falou com você em algum sonho?
Desenhe o seu sonho.
Qual o meio de transporte que você utiliza para ir à escola?
Será que na época da nossa história os meios de transportes eram os mesmos?
Desenhe.
Recorte e cole gravuras de meios de comunicação que você conhece.
Responda oralmente.
Como você acha que eram os meios de comunicação na época de nossa história.
Desenhe.
Se soubermos a época em que estamos vivendo então podemos responder.
Que dia da semana é hoje?
Em que mês estamos?
Em que ano estamos?
Que dia da semana será amanhã?
Vá até o pátio e observe como está o tempo hoje e desenhe.
NOMES
Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.
Faça a lista de nomes dos alunos de nossa classe.
Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.
PESQUISA
Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.
Segundo a Bíblia, Jesus já em vida adulta retornara da Galileia para onde seu primo João Batista pregava a palavra de Deus e anunciava a vinda do Filho do Homem. Segundo o Evangelho segundo Mateus, Jesus pediu para que João o batizasse, no rio Jordão, onde João batizava as pessoas que criam em suas palavras, porém este hesitara, alegando que não era digno de batizar o Filho do Homem. Entretanto, João consentiu em batizar Jesus por imersão. Após Jesus ser imerso nas águas do Jordão, uma pomba branca bradou dos céus na direção de Jesus e logo ouviu-se uma voz que anunciara: "Este é o meu Filho amado, em quem me alegro". (Mt 3:17)
Desenhe aqui.
Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?
O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?
A água é muito importante para a vida.
Desenhe e escreva para que usamos a água.
Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.
Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.
Faça um desenho que represente o seu significado.
|
| |||||
|
| |||||
|
| |||||
|
| |||||
Leia e desenhe.
raio rua
Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:
.Rótulos de farmácia;
. Rótulos de alimentos;
.Rótulos de produtos de limpeza;
. Rótulos de produtos de higiene pessoal;
Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.
Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;
|
RECEITA
Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.
Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.