Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
terça-feira, 16 de outubro de 2012
sábado, 13 de outubro de 2012
AMARELINHA
JOGO DE AMARELINHA
É comum nos primeiros registros escritos observarmos as crianças escrevendo letras, números e palavras de trás para frente. Por que isto acontece? Em primeiro lugar, trata-se de um fato normal no processo de aprendizagem da linguagem escrita porque nas primeiras tentativas a criança ainda não sabe todas as regularidades. Por exemplo: em nossa cultura se lê e se escreve da esquerda para a direita, ao contrário de outras culturas como a árabe e a hebraica que escrevem da direita para a esquerda, ou ainda os chineses, que escrevem de cima para baixo.
Também é necessário compreender que a criança em fase de alfabetização está adquirindo a noção de direita e esquerda. No entanto, pode ser auxiliada no desenvolvimento desta competência através de jogos e brincadeiras que envolvam principalmente o corpo. Este conhecimento, dentre outros, é muito importante para a alfabetização.....
CHAPEUZINHO COR DE ABÓBORA
CHAPEUZINHO COR DE ABÓBORA LEVA A TORTA DE ABÓBORA COM COBERTURA DE CHANTILI E UMA CEREJA EM CIMA PARA VOVÓ, ....
Marcadores:
ALFABETIZAÇÃO,
CONTOS E FÁBULAS,
PROJETO CONTOS
PINÓQUIO
Depois de assistir o vídeo algumas sugestões de atividades....
Marcadores:
ALFABETIZAÇÃO,
CONTOS E FÁBULAS,
PROJETO: CONTOS
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
sábado, 22 de setembro de 2012
BRINCADEIRAS
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA TARDES COM AS CRIANÇAS
BRINCADEIRA DE:
1. Pular corda;
2. Corrida de saco;
3. Balança caixão;
Uma criança é o líder, a outra vira "servo" e apóia o rosto no seu colo. As demais formam uma fileira atrás do "servo", apoiando-se umas nas costas das outras. O último da fila dá um tapa nas costas da pessoa da frente e vai se esconder. Assim por diante até chegar a vez do "servo", o qual irá procurar todos. Antes de cada criança dar o seu tapa, a fila balança para um lado e para o outro recitando:
BALANÇA CAIXÃO, BALANÇA VOCÊ, DÊ UM TAPA NAS COSTAS E VAI SE ESCONDER.
4.Vôlei de bexiga
5. Mamãe da rua
COMO BRINCAR
Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas.
O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.
O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.
6. Pega-pega
7. Esconde-esconde
8. CULINÁRIA:
Fazer gelatina
9. Desenho com giz colorido na calçada
10. Desenho com giz de cera no papel rolo
11. Desenho cego no sulfite - a criança desenha com os olhos vendados.
12. Desenho com prego no papel colorido anteriormente com giz de
cera de várias cores depois nanquim preto.
13. Contação da história da DAMA E O VAGABUNDO
14. Sucata: Cachorrinho confeccionado com caixa de leite ou de todinho
MateriaL:
Saco de corrida, corda, bexiga, gelatina, giz colorido,
papel rolo, prego, fita da história da dama e vagabundo, caixinhas de leite ou
todinho, orelhas e olhos recortados, cola, tesoura, giz de cera, papel sulfite,lençol.
Assinar:
Postagens (Atom)