A
alfabetização deve partir de vocabulário que contenha significado para a
criança. Devem ser aproveitadas ocasiões em que alguma motivação forte aconteça
para escolherem palavras ou nome que as crianças tenham interesse em aprender atividades complementares
Sortear
1 dominó, feito anteriormente com o uso de letras, de preferência as quatro
formas de escrita, e dizer uma palavra
que tenha duas letras nela contidas.
Dividir
a classe em dois grupos. Depois ir chamando uma criança de cada grupo,
alternadamente, e pedir que sorteiem uma peça do dominó que deverá estar virado
para que as letras não apareçam, e digam uma palavra que possuem as duas letras
na peça: quem não conseguir vai saindo do jogo, e quem disser volta para o seu
grupo para concorrer novamente. O ultimo elemento que sobrar dará vitória ao
grupo.
Dentre
a grande variedade de jogos com letras e palavras, podemos selecionar os que
melhor atendem ás necessidades de cada etapa do processo de alfabetização. O
importante é que haja uma atmosfera de liberdade e brincadeira sem que haja
cobranças, mas, sim, MOTIVAÇÃO!