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quarta-feira, 11 de abril de 2018

CONTOS

















DIA DO CIRCO













terça-feira, 3 de abril de 2018

DESCRIÇÃO - ELEMENTOS DA NARRATIVA

O UMBIGO DO REI
         Um dia, ao se levantar e olhar para o espelho, que susto o  reizinho tomou!
          - Cadê o meu umbigo? Onde foi parar meu lindo umbigo? Eu  quero o meu umbigo!
 O que teria acontecido? Os guardas receberam ordens para  procurar em toda parte.
         - Foi um invejoso que roubou enquanto eu dormia!
 E resolveu revistar a barriga de todo mundo.
 Foi então que uma coisa muito simples, mas muito importante, aconteceu.
         O reizinho começou a reparar que a barriga de todo mundo roncava.
         - Que barrigas dorminhocas, não param de roncar!  Falou rindo bem alto.
 Mas um garoto magricelo que estava na fila se adiantou e disse:
       - É que estamos com fome, Majestade.
       Imediatamente ele compreendeu que aquilo era algo muito triste e sem graça, e
ficou vermelho de vergonha por ter gargalhado.   A partir desse dia, o reizinho mudou. Continuou a viajar por todo o reino, mas agora  sua preocupação não era mais com o próprio umbigo.  O que ele queria era conhecer melhor as pessoas do povo, saber como elas viviam.
       E tanto andou e tanto fez que descobriu o que ninguém nunca tivera coragem de lhe
contar: no castelo, a vida era ótima, mas, fora de lá, as coisas eram bem diferentes...
 Convocou os ministros, criou leis, baixou decretos, fez tudo que pôde.  E os resultados começaram a aparecer.
        Por todo o reino havia agora grandes plantações, e, pelo menos, já ninguém  mais
passava fome. As pessoas estavam felizes. E, depois de muito tempo longe de casa, ele
resolveu voltar para descansar um pouco.
         O reizinho já não se importava com a perda do seu umbigo. O que ele havia ganhado  nos últimos tempos valia muito mais: o respeito e o carinho de seu povo. Mas, na manhã  seguinte, após uma boa e justa noite de sono, teve uma surpresa.
        Quando se olhou no espelho, em seu quarto, notou que estava magro como nunca.
Ficou curioso para ver como era sua nova barriga, e, ao suspender a barra da camisa... Lá  estava seu umbigo de volta!
Márcio Thamos (Adaptado
fonte: http://linguaportuguesaeshow.blogspot.com.br/2013/04/


ATIVIDADE DE LEITURA:

OBJETIVOS: Levar o aluno a pensar sobre ESTRATÉGIAS

COM UM TEXTO COMO ESTE PODEMOS TRABALHAR: VALORES; MARCADORES TEMPORAIS; ASPECTOS DISCURSIVOS; DESCRIÇÃO;
criar pré requisitos para conteúdos posteriores

NESSE MOMENTO VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE: DESCRIÇÃO

Objetivo: Identificar a descrição dos personagens e do ambiente;

Conteúdo: descrição
Estratégias:
Fazer uma tabela na lousa identificando os personagens, onde habitam e a sequencia das transformações nas descrições:
Exemplo; o rei, morava no palácio, era gordo, ficou magro, era egoísta, ficou solidário,era ausente, ficou participativo.
O menino era magro, tinha fome, mas era ousado, deixou de passar fome
Ou seja com a atividade de descrição dos personagens o professor também insere os conteúdos dos elementos da narrativa com as ações dos personagens, as ações do texto, criando pré requisito para a gramática quando for inserir o conteudo de verbo e o aluno desenvolve a sua inferência por meio de sua imaginação


segunda-feira, 2 de abril de 2018

A ÁGUIA E A GRALHA

A águia e a gralha


Uma grande Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes e afiadas garras.
Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.
Assim, ela voou para o alto e tomou impulso. Então, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a intenção de também carregá-la presa às suas garras, assim como antes já fizera sua concorrente.
Ocorre que suas garras pequenas e fracas acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se. E embora o tentasse com todas as suas forças, foi em vão seu desesperado esforço.
O Pastor das ovelhas vendo o que estava acontecendo capturou-a. Feito isso, cortou as penas de suas asas de modo que não fosse mais capaz de voar.
À noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos.
"Que pássaro engraçado é esse?", perguntou um deles.
"Ele é uma Gralha, meu filho. Mas, se você perguntar, ele imediatamente dirá que é uma Águia..."
Moral da História: É duas vezes imprudente aquele que tenta dar um passo maior do que lhe permitem as pernas...

Fonte: http://www.sitededicas.com.br/fabula_aguia_e_a_gralha.htm

Exemplos de Planos de Aula usando o texto acima:

PLANO 1: 

Atividade de leitura para interpretação.

.CONTEÚDO:
Fábula
Personagens;
Características dos personagens;

OBJETIVOS:
Acompanhar a leitura do professor;
localizar personagens;
identificar características físicas e emocionais dos personagens;

ESTRATÉGIAS: 
leitura do texto;
Roda de conversa: Personagens
Escrita de listas dos personagens sendo o professor como escriba;


PLANO 2: 

Atividade de leitura para inserir conteúdo e produção de texto.

OBJETIVOS:
Acompanhar a leitura pelo professor;
Elencar as personagens e suas características;
Modificar as características dos personagens;
modificar a moral da Fábula;
Produzir um texto com personagens modificadas e criar uma moral de acordo com a história;

CONTEÚDO: 
Características dos personagens
Produção de texto;
Modificação doas características dos personagens
Relacionar a moral ao comportamento dos personagens;

ESTRATÉGIAS:
Leitura;
Primeira aula: Confeccionar uma tabela elencando os personagens, uma coluna criada para características de cada personagem;
segunda aula: Retomar a tabela e modificar as características, modificar as moral;
Produção de texto: Reescrever o texto de autoria própria;

Plano 3: 

Atividade de leitura para descrição

CONTEÚDO:
 Aspectos linguísticos;

OBJETIVOS:
Levar o aluno a identificar os detalhes: aspectos linguísticos(Importantes como pré requisito para produção de texto);

ESTRATÉGIAS: 
Ler novamente o texto usando os recursos linguísticos:

"Uma grande águia do alto de penhasco. (O texto da a ideia de um lugar muito alto)
" Voo fulminante, rasante e certeiro." ( detalhes do voo)
"garras" Forte e afiadas
"Velocidade"  grande
Garras da gralha: pequenas e fracas
Velocidade: Grande
Lã da ovelha: espesso manto...

Todos esses recursos de descrição são muito usados na produção de texto.
O professor deve apresentar ao aluno para promover pré requisito para que o aluno possa produzir texto de autoria própria.

Plano 4: 

Atividade de leitura com Episódios importantes

CONTEÚDO: 
Episódios importantes
Reescrita;
Personagens;

OBJETIVOS:
Identificar os episódios importantes na Fábula:
. a águia saiu do ninho.
. voou e capturou a presa;
. a gralha testemunhou o acontecido;
. com inveja decidiu fazer a mesma coisa;
. ficou presa na lã da ovelha;
. o pastor cortou as asas e levou para casa como brinquedo;
. questionamento e respostas;

Para que o aluno reescreva é preciso inserir pré-requisitos para colocar alguns episódios e a sequência da história;
O professor, ao requerer esse conteúdo do aluno deve conhecer bem os episódios da história para a avaliação e intervenção. Sempre atento ao que deseja, o que pretende avaliar, o que irá requerer do aluno.

Essa atividade da ao aluno a oportunidade pensar sobre os fatos importantes;
E também já é um pre-requisito para inserir o conteúdo dos verbos na gramática da língua portuguesa




segunda-feira, 19 de março de 2018

Meio Ambiente

As crianças pequenas amam usar as mãozinhas pra tudo!
Aqui vão algumas sugestões da Professora Mary usando as mãozinhas para falar do Meio Ambiente


O SAPO

A ÀRVORE


A GALINHA


E OS PINTINHOS

O PEIXINHO






ATÉ O CARANGUEJO


E TAMBÉM A FLORZINHA


E O PATINHO





terça-feira, 28 de novembro de 2017

Projeto Brincadeiras- conclusão

O Projeto Brincadeiras foi o nome escolhido pelos alunos do primeiro ano em meio a outros nomes sugeridos para colocar em ação as sugestões do PROJETO DIDÁTICO: Brincadeiras Tradicionais contidas no Planejamento Ler e Escrever.
Além da votação do nome o Projeto Brincadeiras direcionou as atividades primeiramente para as pesquisas das brincadeiras conhecidas pelos pais, dentre essas ,elegemos dez brincadeiras menos conhecidas pelos alunos. A partir dessa lista também elegemos algumas brincadeiras para planejar um EVENTO com o objetivo de ensinar duas turmas da Escola a brincarem.
O percurso completo do Projeto foi muito rico, pois os objetivos propostos foram alcançados com êxito, não perdendo a motivação da aprendizagem num trabalho pedagógico inserido no MUNDO DA CRIANÇA.
Dentre outros objetivos propostos, os alunos conheceram textos de produção e características do gênero: regra de jogo e de brincadeira, importância da lista de materiais e da explicação do modo de como jogar.
Confeccionar cartazes e localizar informações nos mesmos. Promover etapas para um evento produzindo bilhetes e convites, organizando como será o papel de cada aluno nesse dia. Conhecer cada brincadeira a partir da brincadeira por si e a socialização das brincadeiras pesquisadas.
Pesquisa de imagens de obras de Arte conhecendo um pouco sobre artistas que retratam o brincar.Confecção de cartazes com imagens e legendas.
Enfim, os conteúdos trabalhados no contexto do Projeto Brincadeiras enriqueceram o conhecimento de cada aluno nessa etapa do desenvolvimento no processo de  ensino e aprendizagem que é o nosso objetivo maior
                                                                                                      Professora Susy

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

MEMÓRIA ESPACIAL


GAVETINHAS DA MEMÓRIA
Objetivos;
Pensamento
Memória espacial
Atenção
Observação
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
20 caixas de fósforos colocadas em cinco pilhas de quatro caixas e revestidas com contact, fita adesiva colorida ou papel colorido. Dentro das gavetinhas é possível colocar pequenas peças, de acordo com a forma como se vai brincar.
DESENVOLVIMENTO:
Colocar uma pequena peça em uma das gavetinhas do armário, rodá-lo em seguida algumas vezes e pedir ao aluno que diga onde está a peça.

Fazer a mesma coisa, mas escondendo duas peças, depois três, e assim por diante. colocar 18 pares pequenos objetos nas gavetinhas e jogar como jogo de memória, em que cada participante tem de encontrar duas iguais.