Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
terça-feira, 9 de outubro de 2018
Maquete do bairro da escola
Essa escola é privilegiada.
A maquete feita pelos alunos destaca o mar como entrada...
e o mar pequenos, como é chamado, como seu limite.
O lugar é lindo e cheio de natureza.
denominando de PEDRINHAS
Os alunos construíram uma maquete do lugar identificando os lugares existentes, ruas, correio, bares, posto de saúde, igrejas e residencias.
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
Português
OFICINAS DE TEXTOS
Alunos atendidos:
2ª séries
Período: todo ano
letivo
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade dos alunos nas produções espontâneas e dirigidas;
- Levar a criança a repensar novas formas de organização já produzidas por eles;
- Levar a criança a observar as convenções criadas de organizações textuais, parágrafos, pontuação, ortografia, etc.
- Estimular a criatividade
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Ampliar experiências;
- Desenvolver habilidades de escuta e observação;
Procedimentos:
Produções de textos a partir de situações imaginárias combinando novas idéias
representadas por expressões,, termos, frases, sinais, num determinado espaço
de tempo, em local preparado para criação: sala de aula, refeitório, sala de
informática, galeria de arte.
Os alunos deverão ser orientados
quanto a produção e poderão escolher um lugar diferente para produção dentro de
um determinado espaço de tempo
Um título será lançado pelo
professor, os alunos narram a história, o professor escreve na lousa e depois
os mesmo alunos corrigem quanto a ortografia, enredo, parágrafos, etc.
A sala será dividida em grupos e
cada grupo receberá uma gravura para que produza um texto de acordo com a
leitura realizada.
Um título é sugerido pelos
alunos, o professor inicia a história e passa por todos os alunos em que cada
um escreve parte da história, finalizando com a leitura para todos.
Os títulos para produções serão
de caráter motivador:
- E se de repente...
- Eu estava numa enorme floresta quando encontrei...
- Minha mãe mandou-me ao supermercado e no caminho...
- Uma brincadeira inesquecível.
- Um lugar que adoro visitar: jardins, teatros, igreja, zoológico...
- Um dia no meu restaurante preferido...
- Certo dia contei uma piada, aquela que mais gosto...
- Tive
- a idéia de assistir meu filme preferido com...
- Não sei quanto vai demorar, mas ainda quero ir...
- Meu livro preferido é... e emprestei para..... mas,
- O meu maior sonho é passar um fim de semana..... com...
- Tenho uma lembrança favorita, quando...
- Leitura de uma gravura
LITERATURA
Alunos atendidos:
2ª séries – manhã e tarde
Período: todo ano
letivo
Objetivos:
- Desenvolver a leitura e conhecimento das mais variadas obras e seus autores.
- Expressar os sentimentos durante e após a leitura.
- Questionar assuntos polêmicos ou não diante de posições critica
- Desenvolver a imaginação
- Retratar histórias por meio de narrações verbais, teatro de fantoches ou teatro improvisados.
Desenvolvimento:
Listar os nomes de todos os livros lidos durante a segunda
série, mencionando o nome do autor, editora e titulo.
Criar uma pasta de narrações
criativas dos textos lidos, seguindo algumas sugestões:
- Desenhar a parte da história que mais gostou;
- Discutir em classe a parte que mais gostou
- Adivinhar o que vai acontecer quando se encontrar no meio da leitura de um determinado livro imaginado situações; criar fantoches de sucatas e preparar uma dramatização para apresentar para sala;
Poesias:
- Ler e desenhar os versos
- completar lacunas,
- Circular as rimas
- Remontar os versos fora de ordem, etc.
Marcadores:
2° ANO,
LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO
MEIO AMBIENTE
RODA DE CONVERSA: conservação das nossas praias.
Confecção de cartaz com colagens de areia, algodão e recortes de papeis coloridos
LEGENDA
LEITURA da vida e obra do artista plástico: IVAN CRUZ
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
RODA DE CONVERSA sobre os cuidados com nossos rios e a qualidade da água que bebemos.
ilustrações dos alunos
ilustrações dos alunos
PROJETO RECEITAS
Atividades no caderno do Projeto Receitas
Nesse projeto o aluno participa de leituras de diferentes receitas, observando o tipo de texto: TEXTO INSTRUCIONAL e as características do gênero textual.
Participa de atividades de identificação das partes do texto: ingredientes e modo de fazer.
Nos ingredientes as rodas de conversa são relacionadas ao tipo de ingrediente, quantidade, embalagem, peso, o dobro da quantidade etc.
Também participa da realização de uma receita.
Assinar:
Postagens (Atom)