Iniciamos a produção de texto de forma mais sistematica quando começamos a descrever alguns personagens e assim surgiu a necessidade de de usar mais o texto descritivo.
Iniciamos com a história da Branca de neve e os sete anões
Iniciamos com a história da Branca de neve e os sete anões
Branca de neve era uma menina que possuía:
A pele branca como a neve, os lábios vermelhos como sangue e seu cabelo preto e brilhante como as asas de um corvo. Ela era alegre, bondosa e muito bonita que provocava sentimento de inveja em sua madrasta.
Agora faça a descrição da madrasta de Branca de Neve
Logo em seguida começamos a estudar os lugares em que Branca de neve passava e assim fomos fazendo a descrição de um lugar
A pele branca como a neve, os lábios vermelhos como sangue e seu cabelo preto e brilhante como as asas de um corvo. Ela era alegre, bondosa e muito bonita que provocava sentimento de inveja em sua madrasta.
Agora faça a descrição da madrasta de Branca de Neve
Logo em seguida começamos a estudar os lugares em que Branca de neve passava e assim fomos fazendo a descrição de um lugar
DESCRIÇÃO DE UM LUGAR
Quando pensamos em descrever um lugar, devemos estar atentos e observar todos os detalhes, para que o leitor possa ter um retrato exato do lugar mesmo sem ter visto antes.
Vamos dar um passeio na rua defronte a escola e observar os seguintes detalhes:
· Largura, comprimento:
· Número da escola, do lado ímpar ou do lado par;
· Tipo de construções;(casas térreas, edifícios, etc)
· Arborização: (árvores, plantas, etc)
· Movimentação de pessoas e carros:
· Conservação das calçadas e do asfalto:
· Placas de sinalização:
· Significado e origem do nome da rua:
· Outras observações.
E o assunto não termina por isso a brincadeira continua:
Quando pensamos em descrever um lugar, devemos estar atentos e observar todos os detalhes, para que o leitor possa ter um retrato exato do lugar mesmo sem ter visto antes.
Vamos dar um passeio na rua defronte a escola e observar os seguintes detalhes:
· Largura, comprimento:
· Número da escola, do lado ímpar ou do lado par;
· Tipo de construções;(casas térreas, edifícios, etc)
· Arborização: (árvores, plantas, etc)
· Movimentação de pessoas e carros:
· Conservação das calçadas e do asfalto:
· Placas de sinalização:
· Significado e origem do nome da rua:
· Outras observações.
E o assunto não termina por isso a brincadeira continua:
DESCRIÇÃO DE UM BRINQUEDO
Recorte e cole uma gravura de um brinquedo e faça a descrição
Nome;
Material de que é feito;
Como ele é;
Cores;
Forma;
Tamanho;
Você já brincou com igual?
Onde?
Quando?
Com quem?
Recorte e cole uma gravura de um brinquedo e faça a descrição
Nome;
Material de que é feito;
Como ele é;
Cores;
Forma;
Tamanho;
Você já brincou com igual?
Onde?
Quando?
Com quem?
DESCRIÇÃO DE UM LUGAR IMAGINÁVEL
Imagine que você está sentado na parte mais alta de uma árvore.
· Descreva; o que você vê? O que você ouve? Que cheiros você sente?
Que cores você vê? O que existe perto de você? E longe?
· Descreva; o que você vê? O que você ouve? Que cheiros você sente?
Que cores você vê? O que existe perto de você? E longe?
DESCRIÇÃO DE UM ANIMAL
Os animais são diferentes uns dos outros. Vamos observar o desenho e, seguindo o roteiro, vamos descrevê-lo.
Como ele é?
Os animais são diferentes uns dos outros. Vamos observar o desenho e, seguindo o roteiro, vamos descrevê-lo.
Como ele é?
Seu corpo;
Sua cabeça;
Suas patas;
Suas patas;
Suas cores;
Seu habitat natural? (Onde “mora”)
Quais são os seus alimentos prediletos?
Quem são seus inimigos e seus amigos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário