AULA DE LINHA
A educação dos movimentos é o veículo mais eficaz para atingirmos o autodomínio. Só seremos capazes de lidar com nossos instintos, nossas emoções e nosso pensamento se antes nos tornarmos dono de nosso corpo e dos nossos gestos. E na medida em que se aprimora no controle corporal, o seu desenvolvimento mental se acelera rapidamente. O autocontrole corporal, primeira etapa do desenvolvimento infantil. Guiar o ser humano na busca de sua auto educação.
OBJETIVOS PRINCIPAIS:
Atenção;
Coordenação dos movimentos;
Desconcentração;
Relaxamento.
O domínio do corpo é imprescindível para se atingir a essas atividades que exigem complexas capacidades mentais, que são organizadas procurando exercitar as seguintes áreas:
Controle postural;
Coordenação dinâmica geral;
Rastejamento;
Caminhada e marcha;
Equilíbrio;
Corrida;
Agilidade;
Destreza;
Salteamento;
Salto;
Flexão;
Relaxamento;
Comunicação gestual, oral: linguagem ( fonética), raciocínio verbal.
FINALIDADES DA LINHA
Normalização: visa desenvolver o autodomínio do eu físico, psíquico, espiritual, através da tomada de consciência.
Disciplina: obedecendo a um comando externo, a criança será levada a autocomandar esta satisfação plena conduz o indivíduo à autodisciplina que lhes possibilita tomar posse de sua independência em submissão, baseada na liberdade consciente.
Aquisição de conhecimento: no campo cognitivo a linha tem a finalidade de favorecer a interiorizarão de conteúdo reais e abstratos.
Habilidades psicomotoras: visa desenvolver a coordenação motora, o equilibro, o controle do esquema corporal da lateralidade e do ritmo.
Interação sócio afetiva: visa despertar a consciência das emoções e do outro estimular a criatividade individual e em grupo proporcionando oportunidades para que a criança possa ver, observar, sentir, e criar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Autodomínio e conseqüente equilibro interior;
Interiorizarão e consciência do real;
Coordenação neuro-motora;
Conscientização do próprio corpo/ esquema corporal e dos outros ambientes;
Desenvolvimento da atenção e da capacidade de seguir ordens (externa e do auto controle);
Desenvolvimento da sensibilidade do ritmo e a criatividade;
Liberação de energia acumulada e das emoções;
Aquisição de conhecimentos experiências;
Desabrochamento físico-mental-emocional-espiritual;
Relaxamento e desconcentração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário