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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PLANEJAMENTO PARA 5 ANOS

INTRODUÇÃO
A criança,ao iniciar o processo de alfabetização, nós, os alfabetizadores, não podemos esquecer que a leitura antecede a escrita então também é preciso introduzir o processo de leiturização, em que, através de acompanhar a leitura das histórias, parlendas, músicas, contos, fábulas, etc, a criança estará no processo cognitivo de assimilação das letras, sílabas, palavras, frases, textos, informações, interpretações, seqüênciações e memorização.


CRIANDO O CONTEXTO
O contexto criado para criança interagir dentro do mundo da leitura deve ser repleto de cartazes contendo: letras, números, palavras, textos, etc. fixado nas paredes da classe, correodres, refeitórios, na casa do aluno,etc.
Sempre que introduzir um assunto novo para uma aprendizagem de um novo conceito a criança deve interagir com o significado de tudo o que for aprender, podendo ser o contexto uma história, um passeio, uma leitura de um texto, uma pesquisa, um teatro, um filme, etc.

A HISTÓRIA DA ESCRITA
A história da escrita, é uma sugestão para que o aluno, conhecendo a história, possa entender melhor sobre a existência de um sistema de escrita produzido pela humanidade através dos séculos, carregado de regras e que devem ser respeitadas para que haja uma perfeita comunicação, pois todos entendem o que está escrito quando são respeitadas as regras construídas.
Os alunos podem ser conduzidos até a Biblioteca da escola para olhar alguns livros de histórias, de pesquisas, dicionários, jornais, revistas, etc. e observar quantos tipos de letras existem, quantos tamanhos diferentes. Observar também que alguns livros de desenhos passam informações sem a existência das letras.
O professor deverá iniciar a história questionando seus alunos: “- Como será que foi inventada esta escrita que conhecemos? Existem outros tipos de escrita? Quem será que inventou a escrita? Será que podemos escrever do jeito que queremos? Será que existem regras?” Voltemos para sala de aula e vamos ouvir a história da escrita:
A escrita pictográfica:
"Quando algumas tribos ou famílias saiam do lugar em que viviam e iam morar longe das pessoas que sabiam escrever, elas inventavam uma forma de se comunicar através dos desenhos ou riscos em forma de letras e registravam isso em pedras e cavernas por onde passavam.
A escrita alfabética:
A escrita que você vê nos livros, nos jornais, nas revistas, etc., não é a mesma escrita do começo da história.
Havia algumas marcas que representavam palavras inteiras, depois foram criando-se outras marcas para registrar pedaços de palavras (as sílabas), até criarem as marcas para cada letra, que eram escritas em pedras, placas de barro, pele e papiro (“papel” feito de plantas).
As marcas, sinais, figuras, símbolos que conhecemos hoje e que você continuará aprendendo, eram usadas para registrar idéias para que outros entendessem. Eram escritas em pedras ou em placas de barro.
A escrita do homem das cavernas:
Os livros:
Na Babilônia, uma cidade muito antiga,havia, mais ou menos no 3º milênio a.C., havia uma biblioteca com trinta mil livros, dicionários, enciclopédias, obras completas de direito, ciência, religião e literatura.
Hoje temos muitos livros que podemos ler e aprender sobre todas as coisas que já existem sobre a face da terra, mas existem alguns livros que não escrevem o que realmente é verdadeiro, em certos assuntos que temos que ler, devemos pesquisar para encontrar a verdade.

MOTIVAÇÃO:
O professor deverá iniciar o ano com muitas histórias e muita alegria. A criança deverá ser motivada a aprender o alfabeto de forma lúdica e sentir-se motivada frente aos livros.
A apostila é somente um meio para que as atividades propostas sejam registradas, porém a atmosfera de alegria numa sla de alfabetização é fundamental para motivação da aprendizagem.


APOSTILA:

O NOSSO MUNDO
Este tema pode ser trabalhado na primeira semana de aula, com pinturas, confecção de cartazes pelos alunos, e uma apresentação final para as outras salas. As tarefas podem ser orientadas para que os alunos tragam: gravuras de animais, frutas, etc. para confecção dos cartazes.

ATIVIDADES:
1. Vamos descobrir o mundo em que vivemos?? Vamos dar um passeio e perceber a natureza.
Coletar e trazer algo para colar nesta folha.
De tudo que você observou, o que mais gostou na natureza?
Desenhe.


Introduza o tema: “A minha história”. Pode ser colada uma foto do aluno na página da apostila.
As perguntas devem ser respondidas em casa com ajuda dos pais. Escreva na agenda do aluno as orientações para a realização da atividade. Os pais devem fazer COM os filhos, criando uma atmosfera de gratidão pela vida do filho. O nome do aluno deve ser pesquisado em Bibliotecas, livros ou Internet para descobrir o significado.
O aluno deve trazer de casa o material pedido(coisas minhas desde pequeno). Realizar uma exposição na sala de aula, com o material do aluno, cartazes com fotos, certidão de nascimento, etc. os pais podem ser convidados para visita à exposição. A mãe ou o pai pode contar algo que marcou a vida da criança...
Na próxima atividade, o professor deve ler a certidão juntamente com o aluno, ao ler passará o dedo sob as palavras lidas, depois pedirá para que o aluno descubra onde está escrito o seu nome. O aluno deverá destacar seu nome e junto com a classe confeccionar e um cartaz dos aniversariantes.
5. Cole aqui uma cópia da sua certidão de nascimento.


Mostrar as fotos do aluno de quando era menor, caso não tenha, mostrar gravuras de crianças menores. Resgatar a primeira infância lembrando onde morava, o que fazia, onde brincava, onde passeava. Resgatando o que mais gostava de fazer.
6.Desenhe ou recorte de revistas o brinquedo que você mais gostava.

O professor pode confeccionar um cartaz com a linha do tempo:
Data nascimento ____________um ano____________dois anos______ até a data atual

A criança terá diante dela uma cronologia da sua vida. Este cartaz pode ser confeccionado somente com registro escrito, com fotos, com gravuras. Todos os dias durante o tema estudado o professor deve realizar atividades de leitura dos cartazes para fixação do conteúdo e do reconhecimento de palavras, símbolos, letras,números, etc.

7. E hoje, do que você gosta de brincar?
Desenhe e escreva (do seu jeito).
O brinquedo é algo que a criança gosta de utilizar na sua infância, há crianças com um número imenso de brinquedos, possuindo até o que não deseja, porém, você poderá ter alunos que não possuem muitos brinquedos, o professor deverá conhecer a realidade de cada aluno e todos juntos poderão confeccionar brinquedos de sucatas.


Procure em revistas gravuras sobre profissões.
Recorte em quatro partes e cole abaixo, montando, como um quebra-cabeça.
Na linha do tempo pode ser acrescentado o que o aluno gostaria de ser quando crescer. O professor deverá trabalhar a questão das profissões, mostrando a enorme diversidade existente, visitando alguns profissionais, ou chamando na sala de aula para que um profissional escolhido fale sobre seu trabalho, etc.
O aluno deverá registrar o seu desejo na apostila com desenhos e registros escritos. Deverá escrever do jeito que ele acha que é, pois ainda está na fase de criar hipóteses, caso ele peça ajuda ao professor, este deverá dar algumas dicas.

Na sua certidão de nascimento tem o seu nome, vamos ler?
8. Cole a ficha do seu primeiro nome:

Confeccionar duas fichas para cada aluno: uma com o primeiro nome para ele guardar consigo, que poderá ser plastificada para uma maior durabilidade, e a outra deverá colar na apostila. A letra usada poderá ser cursiva, usando maiúsculas e minúsculas.

A LETRA CURSIVA

Algumas teorias sobre Educação alegam que a letra de forma maiúscula (bastão) é mais fácil para que a criança reproduza a escrita, facilitando o entendimento do que se está escrevendo, ou seja, por se tratar de uma letra de fácil grafismo se torna fácil o registro do que, para criança, apresenta significado, sem perder tempo com atividades de coordenação motora, porém esta é uma escrita que obriga a criança a levantar o lápis para passar do traço reto para o círculo e vice e versa, podendo frear posteriormente a continuidade e flexibilidade existente na escrita cursiva, mas se observamos os primeiros desenhos de uma criança(garatujas), ela demonstra um traçado cursivo.
Se caso o professor inserir a letra bastão, mesmo alegando ser mais fácil, o professor pode quebrar o movimento cursivo da criança ensinando-lhe segmentos de reta.A letra cursiva quando ensinada à criança é simplesmente uma continuidade dos traçados infantis.
Quanto aos textos, para leitura, devem ser apresentados, aos alunos, na forma como são apresentados nos livros, ou seja, de forma maiúscula e minúscula, porém os textos para escrita podem ser cursivos.
Desde os primeiros cursos de pré-alfabetização, a letra cursiva pode ser apresentada para as crianças, não como forma de cobrar uma reprodução perfeita, mas como representação do que é falado (oralidade), informado (notícias), contado (histórias), cantado (músicas), etc. A criança deve sempre visualizar a letra cursiva, juntamente com os movimentos que a professora faz ao escrever: para esquerda, para direita, para cima e para baixo.
A letra cursiva promove entendimento melhor da palavra como um todo e na separação entre uma palavra e outra, permitindo uma compreensão melhor de quando se termina uma palavra e começa outra.
A criança que ingressa na primeira série sabendo escrever utilizando a letra cursiva não encontrará dificuldades de registro e entendimento com o uso de outra letra, ao contrário da criança que só conhece a letra bastão, ao se deparar com uma Escola que só utiliza a letra cursiva, e caso, seja cobrado o uso dela pelo professor, poderá encontrar algum tipo de dificuldade na transição de uma pela outra, mas que será vencida, se a criança souber o que estiver escrevendo. Resumindo, o mais importante é a leitura com entendimento do que se lê e do que se escreve, mas leitura é o tema para um outro texto.

Conversar com todos os alunos sobre os finais de semana. O que as crianças gostam de fazer, onde gostam de passear, o que gostam de comer, etc. Pode ser organizado um pic-nic ou até mesmo um almoço com as famílias para marcar um final de semana.

9. Desenhe ou recorte de gravuras o que você mais gosta de fazer nos finais de semana

OS NÚMEROS:

Usando o corpo humano vamos introduzir os numerais, as formas geométricas, quantidade, etc. Nesse tema o professor pode explorar bastante as atividades físicas, os movimentos, etc. Há muitas músicas que falam sobre o corpo.Converse sobre a divisão dos membros do corpo humano ressaltando que o comando de tudo está na cabeça. Pode ser utilizado váriasmúsicas e histórias.
Introduza o numeral UM escrevendo na lousa, fazendo um cartaz juntamente com os alunos onde o numeral é desenhado e a quantidade é representada ao lado do numeral. Pode ser uma cabeça ou um objeto.
O nosso corpo é perfeito, por meio dele, posso aprender muitas coisas, como: quantidade, formas, tamanho, higiene, unidade e muito mais.

10.Tenho uma cabeça.
Escreva o numeral que representa esta quantidade.

Antes de iniciar a atividade da apostila, coloque sobre a mesa um plástico e esparrame farinha e água colorida com anilina, oriente os alunos para misturarem e fazerem uma meleca. Nesta meleca deverão desenhar o numeral um da mesma forma que a professora estará fazendo na lousa ou junto com o aluno na meleca. Na apostila a atividade ainda está nos moldes de uma educação tradicional, mas nós temos aprendido a separar as coisas boas e ruins. O aluno deverá passar o lápis por cima do pontilhado para facilitar os primeiros registros, depois deverá fazer sem auxílio do pontilhado, mas deverá repetir o traçado no caderno de tarefas.
O círculo aparece mais como um reforço de conteúdo já aprendido nas turmas anteriores, caso a criança não possua esta informação ou não apresente de forma clara este aprendizado, o professor deverá fixar usando vários recursos, como andar sobre um círculo, mostrar gravuras, desenhar dentro e fora do círculo, diferenciá-lo de outras formas exercitar o movimento usando várias técnicas e materiais, etc. Usar várias formas lúdico. O professor pode auxiliar na pesquisa de objetos e gravuras que possuam a forma circular e deixar que as crianças optem pelo seu desenho.
Introduzir o numeral 2 mostrando a partir de gravuras, espelhos e muita música - os olhos e ouvidos. Trabalhar os sentidos da visão e da audição e a necessidade da nossa visão e audição que faz parte dos nossos sentidos naturais.

11.Desenhe na cabeça dois olhos e duas orelhas. Fazer colagem com barbante sobre o numera 2
Para o traçado do numeral dois é preciso que o aluno vivencie várias técnicas para que adquira a liberdade da escrita e a segurança do registro. Faça o numeral no cartaz, o aluno deverá passar tinta sobre ele, depois colar lã ou barbante, andar sobre o numeral desenhado no chão, e várias outras formas que você descobrirá, sempre usando muita música.

12. Dois olhos, dois ouvidos, uma boca e um nariz, ver, cheirar, falar e ouvir o que me diz.
Faça representando essa quantidade.

Com os olhos exercemos o sentido da visão.
Feche os olhos e perceba como seria se não tivéssemos a visão.
13. Desenhe o que você pode ver com os olhos abertos.

Com os ouvidos exercemos o sentido da audição.
Podemos ouvir muitos sons.
14. Pesquise em revistas e cole figuras de objetos que produzem som.

O paladar é mais um sentido a ser trabalhado e para que fique evidente e claro sobre o sabor dos alimentos que ingerimos o professor deverá levar para a sala de aula alimentos para que o aluno experimente os sabores azedo (limão), amargo (boldo), doce (açúcar) e salgado (sal), também poderão provar o ardido, com pequenas pitadinhas na língua.

15. Dentro de nossa boca está a língua que percebe o sabor dos alimentos. Este sentido é o paladar.
Recorte gravuras de revistas que representem os sabores: salgado, doce, azedo e amar

Providenciar um lenço e tapar os olhos dos alunos um de cada vez, apresentar para eles diferentes objetos ou alimentos que possuam aroma agradável e ruim. Produtos de limpeza,alimentos, higiene pessoal, etc.

Temos um nariz. Dentro dele há células que nos permitem sentir o cheiro. Este sentido é o olfato.
16. Desenhe o que produz cheiro: bom e ruim.

Ainda no numeral dois realize outras atividades. O aluno deverá treinar o numeral dois no caderno de tarefas. Caso encontre dificuldades trabalhe as atividades livres sugeridas, para que o registro no caderno não se torne maçante, mas, use técnicas de artes diferenciadas tornando o aprendizado uma obra de arte com alegria.

Trabalhar o tamanho de vários objetos com os conceitos maior e menor, forme uma fila dos alunos maiores na frente e os menores atrás, meça cada um e registre na lousa ou em um cartaz a altura de cada um. Peça para tirarem o calçado e falarem o número que está registrado no calçado, caso não tenha, aproveite a atividade e meça cada pé dos alunos com um barbante descobrindo quem tem o pé maior e o menor, e compare com um pé de adulto. Cole o barbante na apostila e registre o número no quadro. Peça para que o aluno registre, o professor pode escrever na lousa e o aluno copiar.

O numeral 3 pode ser comparado à nossa formação trina: corpo, alma e espírito.
Trabalhe a divisão do corpo: cabeça, tronco e membros de forma lúdica, com exercícios físicos, brincadeiras e músicas.
Coloque tinta em um papelão e peça para que os alunos esparramem sobre a superfície toda e desenhem o numeral três, depois, peça para desenharem com o dedo sujo de tinta na página da apostila.
O registro deve ser feito várias vezes na lousa, no chão, no ar, etc. para depois ser registrado na página da apostila e reforçado como tarefa no caderno.

O triângulo é apresentado como um reforço de conteúdo já estudado, caso perceba que o aluno não saiba esta forma geométrica siga as orientações do ensino da forma do círculo.

Coloque uma música bem animada e faça uma aula de aeróbica mexendo os membros: braços e pernas.
Reforce o numeral dois relembrando quantos braços e quantas pernas temos e introduza o numeral quatro mostrando que o nosso corpo possui quatro membros: duas pernas e dois braços.
Peça para que os alunos colem palitos ao lado do desenho formando o numeral quatro, na página da apostila.
Todo numeral ensinado deve ser fixado um cartaz feito junto com os alunos com o numeral em evidência e a quantidade ao lado.
Iremos relacionar o número quatro com os quatro membros do nosso corpo, também com o quadrado.
O numeral quatro está relacionado, na apostila, com os quatro membros do nosso corpo e as formas geométricas: quadrado e retângulo que possuem quatro cantos e quatro lados. Caso as atividades da apostila sejam insuficientes para fixação deste conteúdo, criar atividades de brincadeiras e registro a parte.

Relacionar o numeral cinco com os cinco dedos das mãos. O aluno deverá desenhar sua mão na apostila com a ajuda do professor e escrever o numeral cinco após ter treinado de várias outras formas: no chão, na lousa, na massa de modelar, no alinhavo, etc.

17. Represente dentro do limite a quantidade do numeral abaixo:
Cantar juntamente com os alunos uma música relacionada ao tema: Depois pedir para que os alunos registrem na página os numerais que aparecem na música.

18. Desenhe cinco objetos e escreva o numeral cinco.

HISTÓRIA DA cRIAÇÃO DO MUNDO EM 6 DIAS
Introduzir o numeral seis

19. Desenhe a História que você ouviu.

Sempre que for iniciar um novo numeral treine o seu registro por meio de várias técnicas: tinta, meleca de farinha, lixa, giz de lousa no chão, etc.

20. Treino do numeral seis
21. Coalgem de lã sobre o numeral

22.Relacione sempre o numeral com a quantidade que ele representa, dê vários exemplos.

A apostila apresenta alguns exercícios para fixação das diferentes formas geométricas, caso o professor perceba que o aluno não adquiriu estes conhecimentos deverá trabalhar com jogos, brincadeiras, software, etc.

23. Faça um cartaz em que apareçam todas as formas geométricas e escreva o nome de cada uma delas. Leia com os alunos todos os dias, depois, dê a atividade para que o aluno diferencie e encontre a figura.

24.Desenhe vários círculos e pinte-os de cores diferentes.

25.Pinte os círculos de vermelho, os quadrados de amarelo e os triângulos de azul.

26.Ligue os retângulos e pinte os triângulos.

27.Pinte a metade de cada figura.

Os conceitos de tamanho, altura, grosso/fino, largo /estreito, perto/longe, etc., já foram trabalhados nos anos anteriores, temos alguns exercícios de fixação de alguns conceitos, porém o professor deve avaliar se o aluno conhece esses conceitos, caso perceba que o aluno não sabe também deverá trabalhar de forma lúdica, com jogos e brincadeiras.

28.Cole diversos tipos de fios (lã, barbante, corda, etc) começando do mais fino até o mais grosso.

29. Desenhe o contorno de suas mãos e marque com um X os dedos maiores e com / os dedos menores.

30.Cole quatro pedaços de barbante de comprimentos diferentes, na ordem do mais comprido ao mais curto.

A classificação e seqüenciação devem ser sempre trabalhados na pré-escola, são conteúdos de matemática. Na classificação, o professor coloca sempre à disposição do aluno, diversos materiais: sólidos geométricos, brinquedos que possam ser classificados por cor, tamanho, os que rolam e os que não rolam, etc. O professor orienta os alunos que deverão separar os objetos e deixar que o façam livremente, caso perceba que os alunos ainda não conseguem classificar segundo a ordem dada, repetir esta atividade várias vezes até que o aluno adquira o conceito para classificação. Assim, também, a seqüência deve ser trabalhada de várias formas, com formas geométricas (um quadrado, um circulo, um triângulo, um quadrado, um círculo e um triângulo...), brinquedos (um trenzinho, uma bola e uma boneca, um trenzinho, uma bola e uma boneca...) e assim com vários objetos.

31.Atenção!
Cole duas tampinhas, três palitos e um botão e siga a seqüência até o final.

Retome novamente a história da Criação para que o aluno perceba quantos dias tem cada semana. Faça um cartaz dos dias da semana, para que o aluno adquira a seqüência dos dias. O professor também pode fazer um cartaz dos meses do ano, trabalhando diariamente um calendário em que a criança marque o dia atual.

32. Quantos dias tem a semana?
Desenhe no limite a quantidade representada por este numeral.

33. Desenhe o que você gosta de fazer nos dias da semana.
O aluno deverá escolher sete cores de lápis colorido e passar sobre o numeral sete, depois de ter realizado várias atividades de escrita do numeral em cartaz, no chão, na areia, no ar, etc. O aluno deverá repetir o exercício no caderno de tarefas sempre relacionando o numeral com a quantidade que ele representa.
34. Contorne o numeral sete com cores diferentes e depois represente a quantidade.
O numeral oito pode ser ensinado com brincadeiras de bicicletas ou corridas sobre o numeral desenhado no chão, para que percebam o contorno. O aluno deverá colar lã sobre o numeral na página da apostila para perceber a linha que fica embaixo e a outra que passa por cima. Também deverá repetir o exercício no caderno de tarefas e relacionar sempre com a quantidade.

35.Cole fio de lã no numeral oito e desenhe oito elementos.

36. Pinte com oito cores o numeral. Faça colagens ou desenhos representando a quantidade do numeral.
Relacionando o conhecimento dos numerais ainda com o corpo humano, o professor deverá conversar sobre o tempo que precisa para uma criança nascer.

37. Pinte o numeral e faça coalgens para representar a quantidade


O número dez, refere-se à base do sistema decimal. O professor poderá conversar sobre qualquer referência e introduzir o numeral dez.

38. Desenhe as suas duas mãos e conte quantos dedos há.

Faça um cartaz com o nome de cada aluno da sala ou utilize o cartaz de chamada, deixe fixado na sala, peça aos alunos que peguem suas fichas com os nomes. O aluno deve ser estimulado a criar um símbolo para si, apresentar vários símbolos existentes, como placas de trânsito, marcas de rede de TV, marcas de empresas: correio, telefônica, etc. Cada um deve escrever seu nome e depois trocar as fichas para que todos escrevam o nome de todos os alunos, caso haja na sala um número pequeno de alunos, escreva o nome do professor, dos pais, da mãe, etc.

39.Escreva os nomes dos nossos colegas e coloque a letra inicial de cada nome.
40. Sente-se próximo ao cartaz da chamada de sua sala e escreva seis nomes de seus colegas.Desenhe o símbolo de cada um.
41. Recorte de jornais e revistas, as letras do seu nome e cole-as no quadro.
Este quadro é da sua professora, mas é você quem vai recortar e colar as letras do nome dela.
Quais as letras que se repetiram nos dois nomes?
Copie-as abaixo.
42.Quantos alunos há
na sala hoje?
Escreva seus nomes, separando em meninos e meninas.
43. Cole, na sua apostila, rótulos de alimentos que você mais gosta e ao lado copie o nome de cada um:
Os alunos devem ter acesso a todo tipo de texto, todo tipo de letras apresentadas em propagandas, livros, receitas, receituário médico, documentos, etc. O professor deve estar trabalhando a leiturização junto com o processo de alfabetização.

44.Procure nas revistas e jornais uma propaganda e cole no quadro.
45.Procure o nome do jornal ou da revista que você recortou e cole aqui.
46.Você já sabe escrever alguns nomes.
Escreva o seu nome:
Escreva o nome da mamãe.
47. O nome da sua professora.
48.Observe no mural de rótulos e copie abaixo um nome de produtos que tenha.
- 5 letras 
- 6 letras 
- 4 letras 
49.Quais os produtos de higiene que a sua família usa?
Cole os rótulos.
50. Recorte de revistas e jornais e cole:
Um nome com mais letras que o seu.
Um nome com menos letras que o seu

Faça um jogo da memória com os meses do ano, cante músicas criadas na sala com os meses do ano, brinque de várias formas com os dias da semana e os meses e coloque o nome de todos os aniversariantes.

51.Pesquise e escreva nos quadros os nomes dos aniversariantes de cada mês.
Pinte cada mês de uma cor diferente.
52. Já tenho _________ anos.
Observe qual é a cor do mês do seu aniversário (na página anterior), pinte da mesma cor e escreva o seu nome.

Na ficha de identificação o aluno deverá escrever o nome, altura, peso, a cor dos cabelos (cortar uma pequena mecha e colar na apostila), cor dos olhos (pintar o círculo).
53. Minha ficha de identificação.
54. Escreva seu nome.
Responda:
- Quantas letras tem o seu nome?
- O seu nome termina com qual letra?
- Qual é a terceira letra do seu nome?
- Qual é o nome da sua Escola? Escreva (copie da ficha).
- Circule as letras que têm também no seu nome.
55. Leia as palavras abaixo, conte as letras de cada uma e registre ao lado a quantidade de letras.
56. Observe todas as fichas e copie:
- uma palavra com cinco letras:
- a palavra menor
- uma palavra com sete letras
- a palavra que começa com a letra E
57. Responda com a ajuda da professora ou colegas:
- Quantos anos você tem?
- Que dia é hoje?
- Quantos meninos vieram a aula hoje?
58. Desenhe sua professora.
Desenhe seus colegas da escola.

Introdução do tema MINHA FAMÍLIA
Apresentar ao aluno a estrutura familiar: pai, mãe, filhos, irmãos. Sendo que avós, tios, primos são nossos parentes.

59.Desenhe você e sua família passeando.
Faça um cartaz de uma árvore genealógica colando gravuras dos avós paternos, maternos, pais e filhos.
60. Cole fotos de sua família ou desenhe os seus pais e seus avós, e no topo da árvore, cole sua foto.
Os avós podem ser convidados para essa aula, trazendo uma história da família, um ensino de um trabalho manual, uma aula de culinária, etc. Os alunos, também, podem preparar uma festa para os avós e tomarem o lanche juntos. O importante é que o aluno reconheça que os avós são pessoas importantes na família e que possuem muitas coisas para nos ensinar pelas experiências vividas.
61. Os nossos avós são pessoas especiais e que ministram muito carinho. Converse sempre com eles, pois sempre vão te ensinar além do que já sabe.
Desenhe os seus avós ou cole fotos.

Iniciar o tema: “Minha Cidade”, realizando um passeio pela cidade e terminando com um pic-nic. Durante o passeio levante os pontos turísticos, históricos, comerciais e industriais. Recolha gravuras, folder, folhas, etc., para realizar as atividades.

62. Vamos ler:
“Na cidade agitada, dona bem-te-vi procura aqui e acolá um cantinho para se abrigar.
Mas só vê asfalto e edifício alto! No fio não quer morar! Procura um lugar para seu
ninho alojar.
Na cidade perigosa, dona bem-te-vi buscou no banco da praça, o seu lugar!”

Como você imagina este lugar?
Desenhe:

63. A nossa cidade é grande ou é pequena?
Procure uma gravura de algum lugar especial de nossa cidade e cole

64. Desenhe:
Sua rua. Sua casa

65. Vamos dar um passeio pelas ruas de nossa cidade e observar o que existe, depois vamos desenhar e colar o que recolhermos deste passeio.

66. Escreva, do seu jeito, o nome do lugar que você mais gostou de passear.

67.Em nossa cidade existem muitas casas de comércio. Descubra o que você pode comprar:
Na loja
Na farmácia
Na padaria

68.Depois do passeio ao supermercado cole os rótulos dos produtos que você comprou.

69.Escreva o nome dos produtos que você comprou no supermercado.

. Iniciar o tema: “MINHA ESCOLA”.

70. Vou expressar a minha alegria, (ou minha tristeza) em estar nesta escola, pintando livremente com tinta e pincel.

71.Percorra sua escola e descubra lugares largos e estreitos e faça os seus desenhos.

72. Desenhe:
Caderno, lápis, cola.

73. Na lousa a professora escreve, desenha e pinta usando o giz branco e o colorido.
Nesta página use o giz colorido molhado no leite e pinte livremente.

74. Desenhe a sua escola por dentro.
75. Desenhe a sua escola por fora.

76.Escreva o nome da sua escola.
Escreva o que você faz na sua escola.
Escreva o que você faz em sua casa.

Trabalhar o trajeto da escola para casa e de casa para escola, os meios de transportes, o que a criança vê e o que mais chama atenção dela.

77. Desenhe o que você observou no caminho de sua casa até a escola.

78. Pesquise quais os meios de transportes que existem.

79. Qual o meio de transporte que você usa para vir à escola?
Recorte e cole uma gravura.

80. FAÇA COLAGENS:
Pesquise e descubra qual é o meio de transporte mais rápido.
Pesquise e descubra qual o meio de transporte mais lento.

Iniciar o tema: AS VOGAIS. Este conteúdo já foi trabalhado na turma de quatro anos é somente uma recordação.

81. Descubra nas palavras abaixo qual a letra que se repete. Escreva a letra que você encontrou, no quadro.

82. Desenhe algo, cujo nome comece com a letra que aprendemos.

83. Vamos completar, as palavras, com as letras que estão faltando.

84. Vamos treinar a letra que nós aprendemos?
Continue...

85. Recorte e cole gravuras, cujo nome comece com a letra A, a.

86. Pinte a estrela e descubra qual é a letra inicial que usamos para escrever estrela.

87. Complete as palavras com a letra que está faltando.
88. Vamos treinar esta nova letrinha?
89. Recorte e cole gravuras cujos nomes comecem com a letra E.
90. Vamos colar papel picado na letra i.
91. Procure a letra i nas palavras e circule.
92. De que letra estamos falando?
Você consegue encontrar a letra O nesta confusão?
Quantas letras O você encontrou?
93. Recorte e cole palavras que comecem com a letra O, o.
94.Você já chupou uvas?
Desenhe um cacho de uvas bem grande.
Cole barbante sobre a letra.
95. Vamos encontrar a letra U nas palavras abaixo e circular.
96. Vamos treinar a letrinha que acabamos de aprender?
Continue...

. Inicie o tema: “ A ARCA DE NOÉ”. Leia a história juntamente com os alunos, conte a história de forma clara conhecendo bem

97. Ilustre a história que sua professora contou.
Os animais que entraram na Arca foram macho e fêmea, conteúdo que o professor deve aproveitar para trabalhar durante este tema.

98. Escreva os nomes dos animais.

O professor deverá incentivar a escrita do nome dos animais de forma espontânea.

99. Desenhe os animais que entraram na Arca de Noé.

Trabalhar a classificação dos animais feita pela Ciência: aves, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios, mostrando através de gravuras, filmes, fotos ou passeios ao Zoológico.

100. Recorte e cole gravuras de animais que:
Possuem penas.

Quando falar sobre as aves ensine sobre a reprodução, alimentação e habitat. As aves nascem de ovos. Os alunos já aprenderam os numerais, então, poderão expressar contando os ovos e colocando os numerais. O professor poderá brincar: “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho” e relacionar com a brincadeira da página da apostila.

101. Dentro da Arca a galinha botou vários ovos, vamos desenhar:
“A galinha de Noé. Bota o ovo em pé”.

Após trabalhar os conceitos macho e fêmea introduza o ensino sobre os filhotes, com brincadeiras de adivinhação, jogo da memória e a escrita na apostila.

102. Cada casal de animal que subiu na Arca desceu depois de um ano dentro e todos tiveram muitos filhotes. Escreva como chamamos os filhotes:

103. Continue contando e escreva o numeral na frente:

Conversar sobre o Arco-íris e se possível levar as crianças a observarem firmando sobre o acordo de Deus com os homens

104. Tudo o que Deus criou é muito lindo e colorido. Você já pensou se não existissem as cores? Como seria o nosso mundo?
Existem sete cores no arco-íris. Pinte o arco-íris.


105. As flores também exibem lindas cores.
Pinte cada flor e numere suas pétalas.

106. O que tem mais? Carinha ou chapéu? Descubra. Escreva o numeral de cada um.
Na escada dos numerais o professor estará inserindo a forma crescente e decrescente de forma lúdica, com brincadeiras de subir e descer escada, colocando os numerais de forma inversa na escada através de numerais nos cartazes, etc. Depois, fixe somente a forma crescente e entregue a página da apostila para que todos escrevam.

107. Escreva os numerais começando com o numeral UM no primeiro degrau.
108. Desenhe ou cole algo que represente a quantidade na cantiga.

Introduzir o tema: “O NOSSO QUERIDO ALFABETO”

O professor, além de mostrar o alfabeto, deve recitar e cantar com as crianças. Também deverá trabalhar o significado de algumas palavras e confeccionar algo de concreto (brinquedos de sucata, maquetes, desenhos, etc).
Fazer o alfabeto no chão do pátio pode ser feito num final de semana com tinta a óleo, para as crianças andarem sobre elas (as letras), o dia todo.
Brincar com massa de modelar formando as letras do alfabeto. Esta massa pode ser confeccionada pelas crianças, com farinha, sal, óleo, anilina e água.
Confeccionar o alfabeto em lixa e colar num papel colorido. Na sala de aula deverá recitar com as crianças cada letra dando as fichas individuais para que as crianças sintam, pelo tato, a letra na lixa. Trabalhar os conceitos de áspero e liso. Estes cartazes também deverão ficar expostos na sala de aula numa altura em que as crianças possam passar os dedos sempre que desejarem.
As crianças devem brincar de adivinhação, escrevendo a letra nas costas da criança e pedir que adivinhem qual letra foi escrita.
Exemplo: Uma criança escreve uma letra nas costas do colega e o colega deverá adivinhar qual letra ele escreveu. Todos deverão participar, se possível, mais de uma vez.
Todos deverão escrever o ditado do professor, das letras do alfabeto, em uma folha grande como um trabalho em conjunto. Depois, deverão colar lantejoulas ou outro material em volta do papel formando um cartaz para sala de aula. Este ditado o professor deverá mostrar gravuras ou objetos para as crianças e elas deverão adivinhar com que letra começa cada coisa mostrada e escrever no cartaz.
Confeccionar, pode ser no computador, letras do alfabeto ou letras de E.V.A em letra cursiva minúscula em formato grande e depois deverá colar em garrafas pet de dois litros, formando um jogo de boliche.
O jogo de boliche deve ter todas as letras do alfabeto. Pode ser colocado um pouco de água nas garrafas para não ficar muito leve e colocar um pouco de anilina para ficar colorido. As cores das vogais podem ser destacadas com garrafas de cores diferentes.
Motivar as crianças a brincarem de boliche e cada garrafa que derrubarem deverão dizer o nome da letra que caiu, e então a criança deverá dizer uma palavra que comece com aquela letra e o professor marcará os pontos que cada criança ganhará com o jogo e depois premiá-los com colantes ou gravuras nos cadernos, ou uma medalha confeccionada com papel-cartão com os dizeres “mérito a um profeta vencedor”

Providenciar uma cartela para cada criança com as letras do alfabeto colocadas aleatoriamente para brincar de bingo. O professor retira as letras de um saquinho e canta a letra. Quem completar a cartela primeiro, ganha. Promover o jogo da memória feito com letras iguais e gravuras cujo nome comece com a inicial do alfabeto.
Confeccionar algumas letras do alfabeto duplas, pode ser no computador, e colá-las na frente das crianças, e brincar de abraçar as letras iguais. Comece cantando uma música e quando parar, a criança deverá abraçar seu colega que tem a mesma letra.
Iniciar as tarefas no caderno de linha verde com as letras do alfabeto em letra cursiva.
Promover um campeonato de quem traz para sala de aula o maior número de rótulos, a sala de aula deverá ter um papel para cada letra do alfabeto e sempre que a criança trouxer um rótulo deverá colar no papel com a letra que inicia o nome do produto descrito no rótulo
Com o alfabeto exposto, o professor deverá ditar algumas letras para que as crianças possam mostrar qual letra que o professor está falando.
A criança deverá usar o alfabeto que possui (recortado), colocá-lo sobre a mesa e buscar com o professor gravuras de vários objetos, voltar e colocar sobre a letra cujo nome da gravura comece. Esta atividade deverá também se repetir com palavras, podendo ser coladas num papel ou cartaz.

Resumo sobre todas as atividades desenvolvidas com o alfabeto
Prof: O alfabeto deve permanecer exposto na sala de aula durante o ano todo.

1. Colagem com barbante na letra, e ao lado colagem de algo cujo nome comece com a letra correspondente.
2. Fazer o alfabeto no chão do pátio pode ser feito com tinta a óleo, para que as crianças andem sobre ele o dia todo.
3. Brincar com massa de modelar formando as letras do alfabeto.
4. Alfabeto de lixa para as crianças sentirem pelo tato.
5. Brincar de adivinhação, escrevendo a letra nas costas da criança e pedir que adivinhe qual letra foi escrita.
6. Mostrar vários desenhos e pedir que ela descubra a inicial do nome dos desenhos.
7. Cada criança deve ter um alfabeto para atividades diversas.
8. Brincar de boliche:
- Colocar um pouco de anilina em água numa garrafa de refrigerante de 2 litros e escrever uma letra em cada garrafa. Proceder como no boliche, e a letra derrubada, a criança deverá dizer qual foi, ou então, dizer uma palavra que comece com a letra derrubada.
9. Brincar de bingo de letras. Cada uma deverá receber uma cartela com letras do alfabeto colocadas aleatoriamente. O professor retira as letras de um saquinho e canta a letra. Quem completar a cartela primeiro, ganha.
10. Jogo da Memória feito com letras iguais e gravuras cujo nome comece com a inicial do alfabeto.
11. Brincar com as crianças de abraçarem as letras iguais que deverão estar coladas na blusa de cada uma. Comece cantando uma música e quando parar a criança deverá abraçar seu colega que tem a mesma letra.
12. Tarefas diárias – Recortar 3 palavras que comecem com a letra A, e 3 que comecem com a letra B, etc..
13. Ligar as letras para formar um desenho.
14. Colar grãos nas letras do alfabeto.
15. Grafar as letras do caderno como treino em sala de aula e como tarefa.
16. Contextualizar a importância do uso do alfabeto em nossa sociedade :
• Lista Telefônica
• Dicionário
• Arquivos
• Arquivos da biblioteca Municipal
17. Sugerir atividades para separar vogais de consoantes.
18. Montar exposições com objetos que tenham a mesma letra inicial, ou a mesma letra final.
19. Pesquisa: Promover recorte e colagem de rótulos e depois classificá-los por letras, contar quantas letras possuem as palavras.
20. Com o alfabeto exposto, ditar algumas letras para que as crianças possam mostrar qual letra que a professora está falando.
21. Usar o exercício de qual é o vizinho, com casinhas, como na Matemática.
22. Juntar oralmente algumas palavras no quadro negro, algumas letras para formar palavras.
23. Distribuir o alfabeto para as crianças e entregar figuras para que elas possam colocá-las sob a letra que inicia o nome da gravura.
24. Apresentar palavras e letras entregando para as crianças colocarem junto com a inicial.
25. Pintar os desenhos e colocar a inicial do nome.
26. Todos os dias deve ter uma tarefa de treino ortográfico das letras do alfabeto.

As atividades de treino ortográfico no caderno como tarefa ou atividade em sala deve continuar até que a criança saiba escrever com facilidade. Assim que terminar o alfabeto o professor deverá treinar a criança a escrever o nome completo.
O alfabeto deve ser apresentado ao aluno desde o começo do ano. Deve estar exposto na sala de aula em letra de forma e manuscrita, porém neste período do ano a criança deverá estar treinando sua ortografia e reconhecendo cada letra. O professor deve apresentar aos alunos as diferentes maneiras que usamos o alfabeto: na lista telefônica, no dicionário, nos arquivos, na listagem de nomes em ordem alfabética, etc.

Esta atividade deve ser desenvolvida de forma que a criança perceba outras palavras que começam com a mesma letra de cada desenho nas páginas da apostila.

109. Descubra a letra inicial de cada desenho e escreva.
. Esta atividade deve acompanhar gradativamente durante o bimestre, ou seja, a cada dia que for ensinado uma letra vai sendo colado o barbante e a gravura; e juntamente com esta atividade a criança deverá levar de tarefa o pedido para que tragam de casa gravuras que comecem com a letra que foi ensinada. No dia seguinte, recorda-se a letra, colando as gravuras nas páginas no meio da apostila.
O alfabeto deve ser apresentado de forma completa às crianças, ensinando uma letra de cada vez, mas, apresentando todo o alfabeto junto e lendo muitos textos, além do que é proposto na apostila. Ler juntamente com as crianças um mesmo texto várias vezes durante o dia, trocar de texto uma vez por semana.
110. Leia o alfabeto e circule as vogais.

111. Complete o alfabeto com as letras que estão faltando:

112. Complete o desenho. Escreva o que você desenhou.

O objetivo desta atividade de perfuração é para uma coordenação motora mais afinada. Além da página da apostila o professor pode criar outras atividades de perfuração.

113. Use palitos de sorvete para formar um quadrado depois fure todo seu interior.

114. Use palitos de fósforo e faça dois quadrados e um retângulo, depois os pinte um de cada cor.

115. Use figuras geométricas recortadas em papéis coloridos e monte gravuras criativas.

Esta atividade o professor deverá preparar as gravuras em papel colorido, vários tamanhos e quantidade suficiente para não limitar a criatividade do aluno.

116. Observe a carinha abaixo, complete-a e encontre nas revistas um corpo para ela.

117. Cada letra deverá ser representada por um desenho.

118. Escreva as letras que estão faltando.

119. Recorte várias palavras de revistas e cole nas casinhas da letra inicial de cada palavra.

120. Encontre gravuras de insetos, recorte e cole, depois escreva o nome de cada um.

121. Pinte o número dos quadradinhos correspondente ao numeral pedido.

122. Continue o desenho.









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