Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PROJETO CIÊNCIAS

JUSTIFICATIVA: Ciências é uma disciplina com conteúdos atraentes para alunos do ensino fundamental, porém se for transmitido apenas por meio de livros e aula expositiva contemplando exercícios e avaliações o conteúdo se torna desinteressante tanto para o professor como para o aluno. Pesquisas, experiências e descobertas são atrativos para retenção dos conteúdos do ano letivo

OBJETIVO:
. Motivação para os conteúdos as serem transmitidos;
. incentivo a pesquisa;
. incentivo as experiências;
. descobertas de conhecimento cientifico,..

PROCEDIMENTOS:
Os textos contidos no projeto descritos em todas as postagens com os marcadores: "PROJETO CIêNCIAS" são instrumentos auxiliadores para leitura, e início à pesquisa sobre o assunto estudado. Ampliar e variar os meios para a aquisição dos conteúdos fica por conta do dia-a-dia no decorrer do projeto, podendo usar pesquisa em livros, Internet, jogos interativos, jogos online, filmes, excursões, etc.

Não há um tempo estabelecido para cada conteúdo, o importante é explorar intensamente cada elemento da natureza pesquisado com o cuidado para não se tornar entediante.

ENCERRAMENTO DO PROJETO
O professor, junto com os alunos deve escolher a melhor maneira de encerrar o projeto desenvolvido durante o ano letivo, porém, como autora do projeto acredito que o melhor instrumento para terminar um conteúdo de ciência é uma feira de ciências em que os alunos são orientados a explicar o que aprenderam aos visitantes da feira, demonstrando exemplos dos elementos que fizeram parte do processo ensino-aprendizagem. Todo conteúdo apresentado no projeto ciências pode ser dividido nos primeiros anos do ensino fundamental ou até mesmo ser ampliado e continuar nos anos posteriores. Caso o professor escolha o conteúdo das plantas para segundo ano, no final do ano faz-se a feira somente sobre as plantas. o conteúdo sobre os animais pode ser dividido em vários anos, ou ser contemplado em um só ano.

AVALIAÇÃO. A avaliação deve ser feita de maneira contínua durante o desenvolvimento do projeto, observando o interesse e envolvimento do aluno com o conteúdo estudado.

SUSY

Nenhum comentário:

Postar um comentário