Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de julho de 2010

PROJETO COM - MATEMÁTICA


ATIVIDADES SUGERIDAS PARA O CADERNO DO PROJETO COM - MATEMÁTICA

ESTE CADERNO TEM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO SOBRE MATEMÁTICA.
O ALUNO COM A FAMÍLIA IRÁ FAZER AS ATIVIDADES DE ACORDO COM O ENUNCIADO.
O CADERNO SEGUIRÁ PARA CASA TODOS OS DIAS, SENDO QUE, CADA DIA UM ALUNO LEVA PARA CASA.

QUANDO O ALUNO RETORNAR COM O CADERNO AS ATIVIDADES SERÃO APRESENTADAS A TODOS E O CONTEÚDO NOVAMENTE EXPLICADO EM SALA DE AULA.


PÁGINA 1
NOME DO ALUNO
PESQUISE, RECORTE E COLE DE REVISTAS NÚMEROS QUE VOCÊ CONHECE.

PÁGINA 2
NOME DO ALUNO
CONTINUE A PESQUISA RECORTANDO E COLANDO NÚMEROS QUE VOCÊ CONHECE.

PÁGINA 3
A PESQUISA CONTINUA, RECORTE E COLE NÚMEROS QUE VOCÊ CONHECE.

PÁGINA 4
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS DE TELEFONE

PÁGINA 5
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS DE CEP.

PÁGINA 5
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE UM CALENDÁRIO.

PÁGINA 6
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE PREÇOS DE PRODUTOS DE SUPERMERCADO.

PÁGINA 7
NOME DO ALUNO
DESENHE UM RELÓGIO, RECORTE E COLE OS NÚMEROS QUE EXISTEM NELE.

PÁGINA 8
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS DE
PLACAS DE AUTOMÓVEIS

PÁGINA 9
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS QUE REPRESENTAM O NOSSO SISTEMA MONETÁRIO - O REAL - DINHEIRO-

PÁGINA 10
NOME DO ALUNO
DESENHE OS NÚMEROS DE UMA RÉGUA DE 15 CENTÍMETROS.

PÁGINA 11
NOME DO ALUNO
PESQUISE O NÚMERO DA SUA CASA E DOS SEUS VIZINHOS.

PÁGINA 12
NOME DO ALUNO
DESENHE UM QUADRADO

PÁGINA 13
NOME DO ALUNO
DESENHE UM RETÂNGULO

PÁGINA 14
NOME DO ALUNO
DESENHE UM TRIÂNGULO

PÁGINA 15
NOME DO ALUNO
DESENHE UM CÍRCULO

PÁGINA 16
NOME DO ALUNO
DESENHE UM LOSANGO

PÁGINA 17
NOME DO ALUNO
LEIA A EMBALAGEM DE ALGUM PRODUTO ALIMENTÍCIO E COPIE.
NOME DO PRODUTO
DATA DE VALIDADE
PESO.

PÁGINA 18
NOME DO ALUNO
LEIA A EMBALAGEM DE UM PRODUTO ALIMENTÍCIO E COPIE.
NOME DO PRODUTO
DATA DE VALIDADE
PESO
PREÇO

PÁGINA 19
NOME DO ALUNO
PARA SABER FAZER UMA RECEITA É PRECISO SABER A QUANTIDADE DE CADA INGREDIENTE.
COPIE UMA RECEITA DE UMA SOBREMESA

PÁGINA 20
NOME DO ALUNO
USE UMA RÉGUA E VERIFIQUE QUANTO MEDE:
SEU LÁPIS
SEU CADERNO
O CABO DE UMA VASSOURA
O SEU SAPATO

PÁGINA 21
NOME DO ALUNO
COPIE DE UM PRODUTO DE HIGIENE
NOME
PESO

PÁGINA 22
NOME DO ALUNO
RECORTE, DOBRE E MONTE O CUBO

PÁGINA 23
NOME DO ALUNO
DESCUBRA O QUE VOCÊ CONSEGUE COMPRAR COM UMA NOTA DE CEM REAIS E DUAS MOEDAS DE CINQUENTA CENTAVOS.

PÁGINA 24
NOME DO ALUNO
PESQUISE O QUE VOCÊ PODE COMPRAR COM UMA NOTA DE VINTE REAIS, UMA MOEDA DE CINQUENTA CENTAVOS E CINCO MOEDAS DE VINTE E CINCO CENTAVOS.

O PROJETO CONTINUA NO SEGUNDO SEMESTRE

Projeto com - REVISTA


CADERNO DE ATIVIDADES DO
PROJETO COM - REVISTA



AS REVISTAS USADAS PARA ENVIO DO PROJETO SÃO: RECREIO, CIÊNCIA HOJE E SAIBA MAIS DO MAURICIO DE SOUSA


PÁGINA- 1
NOME DO ALUNO

QUAL O NOME DA REVISTA?

QUAL A PARTE DA REVISTA QUE VOCÊ GOSTOU?

DESENHE OU ESCREVA.



PÁGINA - 2

NOME DO ALUNO

QUAL O NOME DA EDITORA DA REVISTA RECREIO?

QUANTO CUSTOU ESTA REVISTA?

DESENHE OU ESCREVA O QUE VOCÊ ACHOU INTERESSANTE.



PÁGINA - 3

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

QUAL O NÚMERO DE EDIÇÃO DESSA REVISTA?

QUAL A TIRIRNHA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU? DESENHE

SE QUISER FAÇA UM BRINQUEDO DA CAPA - NO FINAL DA REVISTA- E TRAGA PARA CLASSE.



PÁGINA - 4

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA A REPORTAGEM SOBRE REFRIGERANTES, NA PÁGINA 4, E RESPONDA: QUAIS OS REFRIGERANTES QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

QUAL O ENDEREÇO DA REVISTA?

VOCÊ SABE QUE HORAS NO RELÓGIO DO DESENHO DA PÁGINA 4?

RESOLVA O LABIRINTO DO PEIXINHO E O ANZOL NA PÁGINA 39



PÁGINA 5

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA A REPORTAGEM SOBRE BRINQUEDOS NAS PÁGINAS 8 E 9 E DESCREVA SEU BRINQUEDO PREFERIDO.



PÁGINA 6 - PASSATEMPO

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RESOLVA A ATIVIDADE; - FIQUE DE OLHO - DA PÁGINA 32



PÁGINA- 7

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA AS PÁGINA 26 E 27 E RESPONDA.

QUAL O NOME DO PLANETA DA REPORTAGEM?

QUANTAS LUAS POSSUI?

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA - SATURNO?



PÁGINA - 8

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE A REPORTAGEM DA DIFERENÇA ENTRE PAPAGAIOS E ARARAS, RECORTE E COLE NO CADERNO.



PÁGINA - 9

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UMA PROPAGANDA



PÁGINA - 10

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

PASSATEMPO

RECORTE E COLE UMA CURIOSIDADE. DEPOIS CONTE PARA SALA DE AULA.



PÁGINA - 11

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA A REPORTAGEM DA BALEIA AZUL DA PÁGINA 14 E ESCREVA O QUE VOCÊ ACHOU INTERESSANTE



PÁGINA - 12

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE PROPAGANDA DE BRINQUEDOS, RECORTE E COLE NO CADERNO



PÁGINA 13

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE UMA PIADA NA REVISTA



PÁGINA - 14

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE O NOME DA REVISTA



PÁGINA - 15

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UM PASSATEMPO



PÁGINA 16

NOME DO ALUNO

]NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE A PESQUISA SOBRE A ORIGEM DA ESCOLA, DEPOIS CONTE-NOS NA SALA DE AULA



PÁGINA - 17

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE A REPORTAGEM SOBRE COMO O PEIXE RESPIRA EMBAIXO DA ÁGUA E DEPOIS CONTE-NOS NA SALA DE AULA,



PÁGINA 18 -

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UM RECEITA



PÁGINA 19

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE TIRINHAS



PÁGINA 20

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE O ENDEREÇO PARA CORREIO



PÁGINA 21

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UMA PROPAGANDA



PÁGINA 21

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

PASSATEMPO

RESOLVA O JOGO DOS SETE-ERROS DA 39



PÁGINA 22

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UM DESENHO ENVIADO À REVISTA POR UMA CRIANÇA.

QUE TAL VOCÊ ENVIAR O SEU?



PÁGINA 23

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

NOME DE ANIMAIS DA HISTÓRIA DAS PÁGINAS 12 E 13



DESENHE



PÁGINA 24

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

QUAL O NOME DA BALEIA MISTERIOSA DAS PÁGINAS 15,16 E 17?:QUANTOS METROS ELA CHEGA A TER?

QUANTO ELA CHEGA A PESAR?

DESENHE



PÁGINA 25

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE NA REVISTA CINCO NOMES DE LIVROS



PÁGINA 26

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ESCREVA TRÊS ATITUDES DE HIGIENE PARA EVITAR CONTÁGIO DA GRIPE, DESCRITAS NAS PÁGINAS 18 E19


PÁGINA 27

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

COPIE O POEMA DA CAPA


PÁGINA 28

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

COPIE UMA RECEITA


PÁGINA 29

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RESOLVA O PASSATEMPO DE SETE ERROS.



ESTA É UMA REVISTA DO MAURÍCIO DE SOUSA. SAIBA MAIS - REFORMA ORTOGRÁFICA

PÁGINA 30

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

TEMA DA REVISTA

QUEM DESCOBRIU O BRASIL? PÁGINA 7

QUAL O NOME DA ILHA QUE TAMBÉM FALA PORTUGUÊS?


PÁGINA 31

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

QUAIS SÃO OS OUTROS LUGARES QUE FALAM PORTUGUÊS - PÁGINA 8


PÁGINA 32

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

O QUE A REFORMA ORTOGRÁFICA POSSIBILITA?



O PROJETO DEVE CONTINUAR NO SEGUNDO SEMESTRE.

ESSE PROJETO TAMBÉM PODE SER UTILIZADO POR TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APROFUNDANDO O CONTEÚDO DE ACORDO COM A SÉRIE DO ALUNO.

PROJETO COM - GIBI


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O CADERNO DO


PROJETO COM - GIBI



O CADERNO DO PROJETO CONTÉM ENUNCIADOS PARA MOTIVAR A LEITURA E A PESQUISA EM CASA, ALÉM DA LEITURA QUE PODE SER REALIZADA EM CASA.

CADA DIA É UM ALUNO DIFERENTE QUE LEVA PARA CASA. O ALUNO DEVE SABER O ASSUNTO A SER PESQUISADO EM CASA POR ISSO TODOS OS CONTEÚDOS SÃO TRABALHADOS EM SALA DE AULA ANTES DE SER ENVIADO PARA CASA.



PÁGINA -1

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI_________

NOME DE TRÊS PERSONAGENS: ________, __________, ________

DESENHO DA CENA ESCOLHIDA.





PÁGINA - 2

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NÚMERO DA REVISTA

SITE DA TURMA DA MÔNICA:

CUSTO DA REVISTA

NOME DA EDITORA:

DESENHO DA CENA ESCOLHIDA.



PÁGINA - 3

NOME DO ALUNO:

NOME DA PRIMEIRA HISTÓRIA.

DESENHE UM BALÃO DE UM PERSONAGEM GRITANDO.



PÁGINA - 5

NOME DO ALUNO

NOME DE UMA HISTÓRIA

ESCREVA UMA CARTA PARA MÔNICA.



PÁGINA - 6

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA PRIMEIRA HISTÓRIA

OS SONS ESCRITOS NO GIBI PARA REPRESENTAR: BARULHOS, ESTOURO, BUZINAS, ETC. SÃO CHAMADOS DE ONOMATOPÉIAS.

ENCONTRE E COPIE UMA ONOMATOPÉIAS.



PÁGINA -7

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

DUAS ONOMATOPÉIAS.





PÁGINA - 8

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NÚMERO DE PÁGINAS

UMA PROPAGANDA



PÁGINA -9

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

DUAS ONOMATOPÉIAS

UM BALÃO DE PENSAMENTO.



PÁGINA -10

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DE TRÊS PERSONAGENS

UMA ONOMATOPÉIA



PÁGINA -11

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

O QUE O PAI DO CASCÃO ESTÁ LENDO? (PÁGINA 4)

O QUE O CASCÃO QUER FAZER? (PÁGINA 6)

UMA ONOMATOPÉIA



PÁGINA -12

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

QUAL O NOME DO SHOPPING QUE O CASCÃO E O CEBOLINHA FORAM? (PÁGINA 11)

QUAIS SÃO AS ONOMATOPÉIAS DA ESCADA ROLANTE? (PÁGINA 15)



PÁGINA -13

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 18.

NOME DO CACHORRO DO FRANJINHA.

POR QUÊ O BIDÚ ESTÁ SE ESCONDENDO?

DESENHE O FINAL DA HISTÓRIA.



PÁGINA -14

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 21

DUAS ONOMATOPÉIAS

POR QUÊ O SORVETE DO CASCÃO CAIU?



PÁGINA - 15

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 34

PERSONAGEM PRINCIPAL

O QUE A MÔNICA VIU SOBRE A CABEÇA DO CASCÃO?

O QUE A MÔNICA IMAGINOU?



PÁGINA -16

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL DA PÁGINA 38 E 39

NOME DA HISTÓRIA

O QUE O REI ESTÁ PROGRAMANDO?



PÁGINA -17

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 41

NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL

UMA ONOMATOPÉIA

O QUE CAIU NA CABEÇA DO ZÉ VAMPIR?



ESSAS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS ATÉ O DIA DE HOJE (ano letivo 2010) NO PRIMEIRO ANO. PORÉM TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE USAR A MESMA TÉCNICA DIFICULTANDO AS LEITURAS E PESQUISAS DE ACORDO COM O ANO SÉRIE.





sexta-feira, 2 de julho de 2010

JULHO


EM RÍTMO DE FÉRIAS

MESTRES DAS ARTES

MESTRES DAS ARTES FAZ PARTE DO PROJETO COM
INICIAMOS ESTUDANDO OA ARTISTA PLÁSTICO, PAUL KLEE, LENDO UM RESUMOS SOBRE A SUA VIDA E CONHECEMOS ALGUMAS OBRAS POR MEIO DOS LIVROS.

OS ALUNOS, ENTÃO, LEVAM PRA CASA UMA PASTA COM O LIVRO ESCOLHIDO SOBRE O ARTISTA E UM CADERNO PARA REALIZAR A REPRODUÇÃO, ALÉM DE LER COM A FAMILIA COMPARTILHANDO AS INFORMAÇÕES QUE APRENDERAM EM SALA DE AULA




COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO E O SIGNIFICADO DA GRAMÁTICA NA ESCRITA


O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE CONDUZIR AO DOMÍNIO DO CONTEÚDO ESCOLAR (CONCEITOS, REGRAS, LEITURA, ESCRITA, CÁLCULO, ETC.) DE UMA FORMA DINÂMICA PARA QUE O ALUNO PERCEBA E TRANSFORME A REALIDADE SOCIAL.

A LEITURA E ESCRITA CARREGA EM SI VÁRIAS TÉCNICAS CONVENCIONADAS QUE PRECISAM SER DOMINADOS PELO LEITOR E ESCRITOR, SEM PERDER O SIGNIFICADO REAL DESTAS: COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO, E DOMÍNIO DA REALIDADE.

O ENSINO ESCOLAR, MUITAS VEZES, POR V
ALORIZAR O ENSINO ORTOGRÁFICO E GRAMATICAL, DESVINCULA O ALUNO DA REALIDADE E DO SIGNIFICADO DA LEITURA E DA ESCRITA, ESTA ÊNFASE NAS TÉCNICAS LITERÁRIAS É ENCONTRADA NA ESCOLA TRADICIONAL QUE TORNA O ENSINO DAS TÉCNICAS UM FIM EM SI MESMO, NÃO COLOCANDO IMPORTÂNCIA NAS DE COMUNICAÇÃO, ARGUMENTANDO QUE ISSO SE ADQUIRE COM O TEMPO.

OBSERVA-SE UMA DICOTOMIA QUE ACABA POR CAUSAR UM IMPASSE NO ENSINO-APRENDIZAGEM, A QUAL CARREGA VÁRIAS CAUSAS CONTRIBUINTES; COMO O LIVRO DIDÁTICO E DA ESCRITA COM MEMORIZAÇÃO DE REGRAS GRAMATICAIS E A DESVINCULAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR COM AS RELAÇÕES SOCIAIS BASEADAS NA ESTRUTURA SOCIAL.

A SUPERAÇÃO DESSA DICOTOMIA É O SIGNIFICADO DA LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ALIADO AO SIGNIFICADO DAS TÉCNICAS GRAMATICAIS, OU SEJA, A DOS CONTEÚDOS SOCIALMENTE CONSTRUÍDOS, QUE DEVEM SER E ESTAR INSERIDOS NO ENSINO ESCOLAR, ABORDANDO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICO.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO.

QUALQUER AÇÃO SOCIAL CARREGA EM SI UM SIGNIFICADO, MESMO QUANDO NÃO É PERCEBIDO PELO INDIVÍDUO.
O SIGNIFICADO DADO A ESCRITA E A LEITURA, POSSUI UM PODER DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS HOMENS, CONVENCIONANDO-SE REGRAS, CONCEITOS, DESCRIÇÕES, ETC. QUE DEVEM SER ENTENDIDAS E EXPRESSAS POR TODOS.

SE A ESCOLA É UM VEÍCULO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O INDIVÍDUO PARTICIPE COM DINAMISMO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, TORNA-SE ENTÃO, ESSENCIAL A APROPRIAÇÃO DO SIGNIFICADO DA LEITURA E DA ESCRITA QUE ABARCA COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E DOMÍNIO DAS TÉCNICAS UTILIZADAS, POIS ELA É UM INSTRUMENTO CONSTRUÍDO PELOS HOMENS, PARA TINGIR DETERMINADOS FINS COM MAIOR FACILIDADE.

A AUSÊNCIA DO DOMÍNIO DO SIGNIFICADOS DAS TÉCNICAS DA ESCRITA CONDUZ A UMA LIMITAÇÃO, E AS VEZES, ATÉ UM BLOQUEIO NA EXPRESSÃO ESCRITA, POR FALTA DE CONHECIMENTO DO SIGNIFICADO E NÃO APENAS DA TÉCNICA.

ORIGEM DO SIGNIFICADO
O HOMEM TRANSFORMA A REALIDADE POR MEIO DA SUA ATIVIDADE EM CONJUNTO COM OUTROS SERES HUMANOS, ESSA ATIVIDADE É TRANSFORMADA A MEDIDA QUE SE TRANSFORMA AS TÉCNICAS PARA ALCANÇAR APERFEIÇOAMENTO NOS FINS DESEJADOS, SUPRINDO ASSIM SUAS NECESSIDADES, GERANDO OBJETIVIDADE NOS SIGNIFICADOS.

O HOMEM CRIA INSTRUMENTOS PARA SUA ATIVIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA, E JUNTO COM O INSTRUMENTO TAMBÉM CRIA A TÉCNICA DE UTILIZAÇÃO DESSE INSTRUMENTO.

O INDIVÍDUO SE TORNA PARTICIPANTE DE UMA ATIVIDADE COLETIVA QUANDO VIVE EM SOCIEDADE, ESSA ATIVIDADE MESMO POR POSSUIR DIFERENTES ETAPAS OPERADA POR DIFERENTES INDIVÍDUOS, NÃO SE TORNA UM ATIVIDADE INDIVIDUAL, MAS COLETIVA. O INDIVÍDUO SÓ ENTENDE A TÉCNICA QUANDO ENTENDE TAMBÉM O SIGNIFICADO DESTA TÉCNICA OPERACIONAL, E O SENTIDO DADO SOCIALMENTE A ELA, OU SEJA, AQUILO QUE MOTIVA O INDIVÍDUO A UTILIZAÇÃO DE UMA TÉCNICA JÁ PRODUZIDA SOCIALMENTE E HISTORICAMENTE.

A LINGUAGEM SURGE COMO UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA A ATIVIDADE COLETIVA. A LINGUAGEM ASSUME UM PAPEL DE REGISTRO DE INFORMAÇÃO, POR MEIO DA ESCRITA E COM ISSO ABARCA TÉCNICAS DESSE REGISTRO E DESVENDA TAMBÉM AS TÉCNICAS EXISTENTES NA ATIVIDADE COLETIVA PRODUZIDA AO LONGO DOS TEMPOS E QUE DEVEM SER TRANSMITIDAS ÀS OUTRAS GERAÇÕES, NÃO MAIS POR MEIO DA INCLUSÃO NA ATIVIDADE, MAS POR MEIO DA LINGUAGEM.

O SENTIDO E O SIGNIFICADO DE UMA TÉCNICA DEVEM ESTAR VINCULADOS, PORÉM, NA SOCIEDADE CAPITALISTA; ESTA VINCULAÇÃO PASSA A NÃO EXISTIR, POIS O OPERÁRIO DE UMA FÁBRICA DE SUCO, POR EXEMPLO, NÃO POSSUI O SENTIDO DO SIGNIFICADO DA PRODUÇÃO GERAL DO SUCO PARA SATISFAZER UMA NECESSIDADE, MAS A AQUISIÇÃO DE UM SALÁRIO.

A COMUNICAÇÃO ESTÁ VINCULADA COM A ATIVIDADE HUMANA, ESTABELECIDA SOCIALMENTE E POR ISSO NÃO DEVE ESTAR DESVINCULADA DE SEU PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO, POIS O INDIVÍDUO AO SE EXPRESSAR POR MEIO DA ESCRITA DEVE CONHECER AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA NÃO CAIR EM ERROS PASSADOS E JÁ SUPERADOS PELA HUMANIDADE.

É PORTANDO, NECESSÁRIO LIBERDADE DE EXPRESSÃO POR MEIO DA ESCRITA E FAZER USO DAS TÉCNICAS.

A ESCRITA É UMA TRANSCRIÇÃO DOS FONEMAS EM SÍMBOLOS GRÁFICOS CONSTRUÍDOS HISTÓRICAMENTE; A MEDIDA QUE O INDIVIDUO SE TORNA CONSCIENTE DESSE PROCESSO HISTÓRICO DA LINGUAGEM E ATRIBUI-LHE SIGNIFICADO AO SE APROPRIAR DAS TÉCNICAS CONSTRUÍDAS E QUE CONDUZEM À LINGUAGEM, ELE ACABA POR SE IDENTIFICAR COMO PARTICIPANTE DESSE PROCESSO, ESSA CONSCIENTIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO CAPACITA-O A TRANSFORMAR OS CONHECIMENTOS JÁ EXISTENTES.

terça-feira, 29 de junho de 2010