Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
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segunda-feira, 1 de outubro de 2012
sábado, 22 de setembro de 2012
BRINCADEIRAS
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA TARDES COM AS CRIANÇAS
BRINCADEIRA DE:
1. Pular corda;
2. Corrida de saco;
3. Balança caixão;
Uma criança é o líder, a outra vira "servo" e apóia o rosto no seu colo. As demais formam uma fileira atrás do "servo", apoiando-se umas nas costas das outras. O último da fila dá um tapa nas costas da pessoa da frente e vai se esconder. Assim por diante até chegar a vez do "servo", o qual irá procurar todos. Antes de cada criança dar o seu tapa, a fila balança para um lado e para o outro recitando:
BALANÇA CAIXÃO, BALANÇA VOCÊ, DÊ UM TAPA NAS COSTAS E VAI SE ESCONDER.
4.Vôlei de bexiga
5. Mamãe da rua
COMO BRINCAR
Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas.
O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.
O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.
6. Pega-pega
7. Esconde-esconde
8. CULINÁRIA:
Fazer gelatina
9. Desenho com giz colorido na calçada
10. Desenho com giz de cera no papel rolo
11. Desenho cego no sulfite - a criança desenha com os olhos vendados.
12. Desenho com prego no papel colorido anteriormente com giz de
cera de várias cores depois nanquim preto.
13. Contação da história da DAMA E O VAGABUNDO
14. Sucata: Cachorrinho confeccionado com caixa de leite ou de todinho
MateriaL:
Saco de corrida, corda, bexiga, gelatina, giz colorido,
papel rolo, prego, fita da história da dama e vagabundo, caixinhas de leite ou
todinho, orelhas e olhos recortados, cola, tesoura, giz de cera, papel sulfite,lençol.
VIDA POR UM DIA
Viver toda a vida em um só dia parece um destino cruel, no entanto, esta é a sorte de alguns insetos como as libélulas. Que dançam durante as noites quentes de verão.
As libélulas, possuem um corpo longo e fino, com dois pares de grandes asas, são delicadas, transparentes.
Muito elegantes, de vôo extraordinário, movimentos graciosos, vivem perto de riachos e repressas. Mas é uma pena, elas vivem apenas um dia.
RECORTE E COLAGEM
UM
PEDAÇO DE JORNAL
VOU
USAR PARA RASGAR
ESTÁ
VELHO NÃO FAZ MAL
VOU
RASGAR PARA COLAR
VEJA
COMO RASGO TUDO
NÃO PRECISA ME AJUDAR
VOU
PICANDO E SEPARANDO
E DESENHOS VOU CRIAR...
A HISTÓRIA DA ESCRITA
Professor:
A história
da escrita é uma sugestão para que o aluno, conhecendo mais sobre o passado histórico, possa entender melhor e interagir sobre a existência de um sistema de escrita
produzido pela humanidade através dos séculos, carregado de regras e que devem
ser respeitadas para que haja uma perfeita comunicação, pois todos entendem
quando estas são respeitadas.
A Biblioteca da escola é um ótimo ambiente para examinar livros de histórias, de pesquisas, dicionários, jornais, revistas, etc.
Observando quantos tipos de letras existem, quantos tamanhos diferentes e também, alguns
livros de desenhos que passam informações sem a existência das letras, promovendo outro tipo de leitura.
Questionar como será que foi inventada esta
escrita que conhecemos aos alunos leva-os a pensar e criarem suas hipóteses, antecipando um conhecimento. Explorar os diferentes tipos de escrita existentes, a forma como são redigidos os diferentes gêneros literários e suas regras para escrita correta, etc. Exposição de placas e a escrita pictográfica da história da humanidade introduzem o assunto da HISTÓRIA DA ESCRITA.
NARRAÇÃO
As marcas, sinais, figuras, símbolos
que conhecemos hoje e continuaremos aprendendo eram usadas para registrar idéias para que outros entendessem. Eram
escritas em pedras ou em placas de barro.
A
escrita do homem das cavernas:
Quando algumas tribos ou famílias saiam
do lugar em que viviam e iam morar longe das pessoas, eles
inventavam uma forma de se comunicar através dos desenhos ou riscos em forma de
letras e registravam isso em pedras e cavernas por onde passavam, registrando assim um pouco de sua história.
A
escrita alfabética:
A escrita que você vê nos livros, nos
jornais, nas revistas, etc., não é a mesma escrita do começo da história. Havia algumas marcas que representavam
palavras inteiras, depois foram criando-se outras marcas para registrar pedaços
de palavras (as sílabas), até criarem as marcas para cada letra que eram
escritas em pedras, placas de barro, pele e papiro (“papel” feito de plantas)
Os
livros:
Havia na Babilônia, mais ou
menos no 3º milênio a.C., uma biblioteca com 30.000 livros, dicionários,
enciclopédias, obras completas de direito, ciência, religião e literatura.
Hoje temos muitos livros que podemos
ler e aprender sobre todas as coisas que já existem sobre a face da terra, mas
existem alguns livros que não escrevem o que realmente é verdadeiro, em certos assuntos temos que ler vários outros livros para saber o que realmente é
verdadeiro fazendo uma leitura investigativa.
A história continua sendo escrita por nossa geração e para isso usamos o nosso alfabeto acompanhado das convenções para escrita correta.
O mundo da leitura e da escrita é infinito e nos leva a conhecer muitas outras coisas e a criar outras ainda.
"Os melhores livros ainda estão para serem escritos."John Robert Stevens
Atividades com o Alfabeto
1. Colagem com barbante na
letra, e ao lado colagem de algo cujo nome comece com a letra correspondente.
2. Fazer o alfabeto no chão do
pátio, pode ser feito com tinta óleo, para que as crianças andem sobre eles.
3. Brincar com massa de modelar
formando as letras do alfabeto.
4. Alfabeto de licha para as
crianças sentirem pelo tato.
5. Brincar de adivinhação,
escrevendo a letra nas costas da criança e pedir que adivinhe qual letra foi
escrita.
6. Mostrar vários desenhos e
pedir que ela descubra a inicial do nome dos desenhos.
7. Cada criança pode ter um
alfabeto para atividades diversas
8. Brincar de boliche:
Colocar um pouco de anilina em água numa garrafa de
refrigerante de 2 litros e escrever uma letra em cada garrafa. Proceder como no
boliche, e a letra derrubada, a criança poderá dizer qual foi, ou então dizer
uma palavra que comece com a letra derrubada.
9. Brincar de bingo de letras.
Cada uma deverá receber 1 cartela com letras do alfabeto colocadas
aleatoriamente. O professor retira as letras de um saquinho e canta a
letra. Quem completar a cartela primeiro
ganha.
10.
Jogo da Memória feito com letras iguais e gravuras cujo nome comece com
a inicial do alfabeto.
11.
Brincar com as crianças de abraçarem as letras iguais que deverão
estar coladas na blusa de cada uma.
Comece cantando uma música e quando parar as crianças deverão abraçar seu
colega que tem a mesma letra.
12.
Tarefas diárias – Recortar 3 palavras que comecem com a letra A e 3 que
comecem com a letra B, etc..
13.
Ligar as letras para formar um desenho.
14.
Colar grãos nas letras do alfabeto.
15.
Grafar as letras do caderno como treino em sala de aula e como tarefa.
A-B-C-D-E...
16.
Colar palitos diversos formando as letras.
17.
Contextualizar a importância do uso do alfabeto em nossa sociedade :
· Lista Telefônica
· Dicionário
· Arquivos
· Arquivos da biblioteca
Municipal...
18.
Sugerir atividades para separar vogais de consoantes.
19.
Montar exposições com objetos que tenham a mesma letra inicial, ou a
mesma letra final.
20.
Pesquisa : Promover recorte e colagem de rótulos e depois
classificá-los por letras, contar quantas letras possuem as palavras.
21.
Com o alfabeto exposto, ditar algumas letras para que as crianças
possam mostrar qual letra que a professora está falando.
22.
Usar o exercício de qual é o vizinho, com casinhas, como na Matemática.
23.
Juntar oralmente algumas palavras no quadro negro, algumas letras para
formar palavras.
24.
Distribuir o alfabeto para as crianças e entregar figuras para que elas
possam coloca-las sob a letra que inicia o nome
da gravura.
25.
Apresentar palavras e letras entregando para as crianças colocarem
junto com a inicial.
26.
Pintar os desenhos e colocar a inicial do nome.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
EXPOSIÇÃO DA FEIRA CULTURAL
MULA-SEM-CABEÇA
VITÓRIA-RÉGIA feita de prato de pizza
BILBOQUÊ feito com garrafa PET
BUMBA-MEU-BOI feito de garrafa PET e bambolê
BONEQUINHOS confeccionados com garrafinhas e tampinhas de garrafas
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