Total de visualizações de página

sábado, 22 de setembro de 2012

A HISTÓRIA DA ESCRITA


Professor:
A história da escrita é uma sugestão para que o aluno, conhecendo mais sobre o passado histórico, possa entender melhor e interagir sobre a existência de um sistema de escrita produzido pela humanidade através dos séculos, carregado de regras e que devem ser respeitadas para que haja uma perfeita comunicação, pois todos entendem quando estas são respeitadas.
A Biblioteca da escola é um ótimo ambiente para examinar livros de histórias, de pesquisas, dicionários, jornais, revistas, etc. Observando quantos tipos de letras existem, quantos tamanhos diferentes e também, alguns livros de desenhos  que passam informações sem a existência das letras, promovendo outro tipo de leitura.
         Questionar como será que foi inventada esta escrita que conhecemos aos alunos leva-os a pensar e criarem suas hipóteses, antecipando um conhecimento. Explorar os diferentes tipos de escrita existentes, a forma como  são redigidos os diferentes gêneros literários e suas regras para escrita correta, etc. Exposição de placas e a escrita pictográfica da história da humanidade introduzem o assunto da HISTÓRIA DA ESCRITA.
        
NARRAÇÃO
         As marcas, sinais, figuras, símbolos que conhecemos hoje e continuaremos aprendendo eram usadas para registrar idéias para que outros entendessem. Eram escritas em pedras ou em placas de barro.
         A escrita do homem das cavernas:
         Quando algumas tribos ou famílias saiam do lugar em que viviam e iam morar longe das pessoas, eles inventavam uma forma de se comunicar através dos desenhos ou riscos em forma de letras e registravam isso em pedras e cavernas por onde passavam, registrando assim um pouco de sua história.
         A escrita alfabética:
         A escrita que você vê nos livros, nos jornais, nas revistas, etc., não é a mesma escrita do começo da história. Havia algumas marcas que representavam palavras inteiras, depois foram criando-se outras marcas para registrar pedaços de palavras (as sílabas), até criarem as marcas para cada letra que eram escritas em pedras, placas de barro, pele e papiro (“papel” feito de plantas)
        Os livros:
         Havia na Babilônia, mais ou menos no 3º milênio a.C., uma biblioteca com 30.000 livros, dicionários, enciclopédias, obras completas de direito, ciência, religião e literatura.
         Hoje temos muitos livros que podemos ler e aprender sobre todas as coisas que já existem sobre a face da terra, mas existem alguns livros que não escrevem o que realmente é verdadeiro,  em certos assuntos temos que ler vários  outros livros para saber o que realmente é verdadeiro fazendo uma leitura investigativa.
        A história continua sendo escrita por nossa geração e para isso usamos o nosso alfabeto acompanhado das convenções para escrita correta.      
      O mundo da leitura e da escrita é infinito e nos leva a conhecer muitas outras coisas e a criar outras ainda.
"Os melhores livros ainda estão para serem escritos."John Robert Stevens          

Nenhum comentário:

Postar um comentário