Fazer um jogo
arranjado um marcador para cada participante ( poderá ser uma tampinha
colorida) e um dado.. Colocar uma bandeirinha presa num palito e fixada a uma caixa
de fósforos no alto do ábaco. Cada participante, à sua vez, joga o dado duas
vezes: o primeiro resultado indica pontos positivos e o segundo pontos
negativos, ou seja, pontos a serem subtraídos. se o saldo for positivo, o
jogador sobe os números correspondentes de degraus do ábaco, se for negativo,
escorrega, ou seja, volta para trás. o primeiro a chegar ao topo ganha o jogo e
a bandeirinha.
Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
ADIÇÃO ATÉ 10
SEMPRE DEZ
OBJETIVOS;
PENSAMENTO LÓGICO
NOÇÃO DE SUBDIVISÃO
MATERIAIS
NECESSÁRIOS;
CAIXA COM 16 REPARTIÇÕES
40 PEQUENOS OBJETOS ( BOTÕES, BOLINHAS, CARRETEIS,
TAMPINHAS,...)
ESTRATÉGIAS
DISTRIBUIR AS PEÇAS DE FORMA DIFERENTE EM CADA UMA DAS 4
COLUNAS, MAS DE MANEIRA QUE SEMPRE O TOTAL DO CONTEÚDO DAS REPARTIÇÕES EM CADA
COLUNA SEJA A QUANTIDADE 10
PODENDO MODIFICAR A ESTRATÉGIA PARA OUTRAS SOMAS: 20, 30....
DE ACORDO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
JOGO DE PALAVRAS
ACHEI
OBJETIVOS:
LEITURA
DISCRIMINAÇÃO VISUAL,
RECONHECIMENTO DE PALAVRAS;
MATERIAL NECESSÁRIO:
·
FOLHA DE CARTOLINA COLADA EM CARTÃO, NA QUAL
ESTÃO ESCRITAS 50 PALAVRAS CORRESPONDENTES E 50 CARTELINHAS COM DESENHOS.
·
TAMPAS DE DUAS CORES, UMA PARA CADA GRUPO.
·
UM SAQUINHO PARA MISTURAR AS CARTELINHAS.
DESENVOLVIMENTO:
CADA JOGADOR SEGURA UMA TAMPA DA COR ESCOLHIDA PELO GRUPO AO
QUAL PERTENCE. SORTEADA UMA FIGURINHA, QUEM PRIMEIRO CONSEGUIR LOCALIZAR O NOME
ESCRITO DA FIGURA DEVERÁ COBRI-LA COM
SUA TAMPA. SE ACERTAR GANHA A FIGURINHA. GANHARÁ O JOGO, O GRUPO QUE OBTIVER O
MAIOR NUMERO DE FIGURINHAS.
ADIÇÃO
Representar através dos dedos das mãos os números solicitados.
DESENVOLVIMENTO
Uma criança vai à lousa e escreve um numero até 30.
Os alunos, ou grupos de três componentes cada, deverão
juntar os dedos de maneira que os dedos das três crianças somem a quantidade
relativa ao número escrito na lousa.
Fazer a mesma coisa aumentando o número escrito na lousa e o
número de alunos por grupo
Todas as atividades sugeridas para serem efetuadas com números
até 10 poderão ser propostas com números maiores, até 20, até 50 ou até 100. O importante
é que sejam oferecidas às crianças bastantes oportunidades de lidar com
quantidades.
FORMANDO FRASES
OBJETIVOS:
Leitura;
Pensamento
Capacidade
de crítica
Formulação
de conceitos
COMO
FAZER;
20
cartelas com frases incompletas.
30
cartelas com os complementos das frases e uma sacolinha para misturar.
As
frases podem ser:
O
AÇÚCAR É....
O
LIMÃO É ....
A
BANANA É....
A
MENINA É ....
O
CARVÃO É....
O
TOMATE É ....
A
VACA É.....
A
GEMA DO OVO É...
O
TIGRE É ...
O
EDIFÍCIO É....
O
AVIÃO É....
O
CACHORRO É...
O
QUEBRA-CABEÇA É....
O
TAPETE É...
O
TRAVESSEIRO É....
O
GELO É ...
O
FOGO É...
A
FLOR É...
O
GRAMADO É ...
O
SORVETE É....
Os
complementos podem ser:
DOCE,
AZEDO,
GOSTOSO,
PRETO,
VERMELHO,
BONITA,
VERDE,
AMARELA,
LEITE,
FEROZ,
ALTO,
VELOZ,
ANIMAL,
DIFÍCIL,
MACIO,
FOFO,
FRIO,
QUENTE,
PERFUMADA,
GELADO,
GOSTOSO,
BRANCO,
ALIMENTO,
MANSO,
AZUL,
SALGADO,
ROXA,
MOLE,
LENTO
COMO JOGAR:
Sortear uma cartela e uma cartelinha e ler o que está
escrito para ver se o complemento é verdadeiro para a frase.
As crianças deverão
dizer se é verdade ou mentira a afirmação efetuada. Exemplo: o açúcar é
....azedo (mentira)
Quando a resposta é mentira, passa a vez.
Quem sortear a
resposta VERDADE ganha a cartela.
Vence quem conseguir maior numero de cartelas.
SUGESTÕES:
Sortear algumas cartelas e escrever a frase citada,
completando-a corretamente.
INVENTANDO HISTÓRIA
Divida
a classe em grupos e dê aos grupos as seguintes instruções;
_
Nós vamos inventar uma história!
1.
Um grupo vai dizer o nome de uma pessoa ou animal.
2.
Outro grupo vai dizer o que essa pessoa fez!
3.
O terceiro grupo vai dizer onde aquela pessoa está ou o que ela fez.
4.
“O ultimo vai dizer quando foi que aquela pessoa fez aquilo”
5.
Essa brincadeira deve continuar até formar uma história.
Marcadores:
ALFABETIZAÇÃO,
PRODUÇÃO DE TEXTOS
JOGOS DE LETRAS
A
alfabetização deve partir de vocabulário que contenha significado para a
criança. Devem ser aproveitadas ocasiões em que alguma motivação forte aconteça
para escolherem palavras ou nome que as crianças tenham interesse em aprender atividades complementares
Sortear
1 dominó, feito anteriormente com o uso de letras, de preferência as quatro
formas de escrita, e dizer uma palavra
que tenha duas letras nela contidas.
Dividir
a classe em dois grupos. Depois ir chamando uma criança de cada grupo,
alternadamente, e pedir que sorteiem uma peça do dominó que deverá estar virado
para que as letras não apareçam, e digam uma palavra que possuem as duas letras
na peça: quem não conseguir vai saindo do jogo, e quem disser volta para o seu
grupo para concorrer novamente. O ultimo elemento que sobrar dará vitória ao
grupo.
Dentre
a grande variedade de jogos com letras e palavras, podemos selecionar os que
melhor atendem ás necessidades de cada etapa do processo de alfabetização. O
importante é que haja uma atmosfera de liberdade e brincadeira sem que haja
cobranças, mas, sim, MOTIVAÇÃO!
Assinar:
Postagens (Atom)