Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Pintando o Vestido da Princesa
Objetivo:
Estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças por meio de pintura com tintas, além de associar cores e formas ao tema de princesas.
Materiais Necessários:
- Folha com o desenho de uma princesa (para imprimir)
- Tintas guache em várias cores (como rosa, azul, amarelo, etc.)
- Pincéis de diferentes tamanhos
- Copos de água para limpar os pincéis
- Guardanapos ou toalhas de papel para secar os pincéis
- Avental ou roupa velha para evitar sujeira
Diga à criança que ela vai pintar o vestido de uma princesa como ela imaginar. Pode ser um vestido colorido, brilhante, com muitos detalhes, do jeito que quiser!
Distribuição das tintas: Coloque várias cores de tinta em pequenas bandejas ou pratinhos para que a criança possa escolher quais usar.
Pintura livre: Deixe a criança explorar as tintas e pintar o vestido da princesa de acordo com sua criatividade. Incentive-a a usar diferentes cores e misturar as tintas se desejar.
Finalização: Quando a criança terminar, deixe a pintura secar em um local seguro. Aproveite o momento para falar sobre cores e como a mistura de algumas pode criar novas.
Durante a atividade, você pode incentivá-los a imaginar uma história para a princesa e como seria seu castelo ou dia de festa.
A atividade de pintura com tintas, baseada no tema de princesas, aborda várias habilidades da **Base Nacional Comum Curricular (BNCC)** para a Educação Infantil, especialmente para crianças de 3 anos. Algumas das habilidades principais relacionadas são:
Campos de Experiência:
O Eu, o Outro e o Nós:
EI03EO01: Demonstrar interesse e participar de atividades de artes visuais e criação, expressando sentimentos e ideias por meio de linguagens artísticas.
Corpo, Gestos e Movimentos:
EI03CG04: Utilizar intencionalmente gestos e movimentos variados no manuseio de materiais e instrumentos de pintura, como pincéis, e desenvolver coordenação motora fina ao pintar dentro dos limites do desenho.
Traços, Sons, Cores e Formas:
EI03TS02: Explorar e usar diferentes materiais, como tintas, em práticas artísticas e lúdicas, expressando-se de maneira pessoal.
EI03TS03: Identificar e nomear cores, formas e texturas, ampliando o repertório de cores e a percepção visual ao pintar o vestido da princesa.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação**:
EI03EF01: Expressar ideias e sentimentos por meio da arte, inventando histórias ou associando a imagem da princesa a situações imaginadas.
Desenvolvimento de Competências:
Coordenação motora fina**: Ao manusear pincéis e tintas, a criança desenvolve precisão e controle.
Expressão criativa: A atividade permite à criança explorar sua imaginação e criatividade ao escolher as cores e a forma como deseja pintar o vestido da princesa.
Desenvolvimento socioemocional: Pintar e criar de forma livre pode ajudar a criança a expressar emoções e sentimentos, contribuindo para a construção de sua identidade.
Essa atividade estimula múltiplas dimensões do desenvolvimento, tanto no campo motor quanto no cognitivo e afetivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário