Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
Criando Formas com Palitos de Sorvete
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, criatividade e o reconhecimento de formas geométricas.
Material:
- Palitos de sorvete
- Cola branca (não tóxica)
- Tintas guache ou marcadores coloridos
- Papelão ou papel-cartão
- Tesoura (para uso do professor)
- Adesivos ou botões para decorar (opcional)
Introdução: Explique para as crianças que, com palitos de sorvete, é possível criar várias formas e figuras divertidas. Mostre algumas formas geométricas simples como quadrados, triângulos e retângulos.
Dê a cada criança um conjunto de palitos de sorvete. Peça para elas tentarem criar uma dessas formas geométricas, juntando os palitos com cola. Elas podem pintar os palitos antes de montá-los, deixando-os coloridos e divertidos.
Depois de montar as formas básicas, incentive as crianças a criarem desenhos ou formas mais complexas, como casas, estrelas ou árvores, usando a imaginação.
Deixe que elas colem adesivos ou desenhem detalhes nos trabalhos finalizados, dando vida às criações.
Ao final, cada criança pode apresentar o que criou para os colegas, explicando o que desenhou e como usou os palitos.
A atividade com palitos de sorvete pode desenvolver várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, especialmente nos campos de experiência e competências gerais. Veja algumas habilidades que podem ser trabalhadas:
Campo de Experiência: "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações"
EI03ET01)** – Explorar formas, cores, texturas e medidas para desenvolver noções de espaço e geometria.
- A criança manipula os palitos, cria formas geométricas e experimenta combinações, desenvolvendo noções de espacialidade.
(EI02ET03)– Explorar objetos e materiais diversos, demonstrando interesse por suas características e transformações ao manuseá-los.
- Ao pintar, colar e montar formas com os palitos de sorvete, a criança explora diferentes características dos materiais.
Campo de Experiência: "Corpo, gestos e movimentos"
3. **(EI02CG04) – Utilizar diferentes ferramentas, como pincéis e colas, para criar e construir, desenvolvendo a coordenação motora fina.
- Manusear palitos, colar e decorar as formas estimula a coordenação motora fina, essencial para o desenvolvimento motor.
Campo de Experiência: "Traços, sons, cores e formas"
(EI02TS01) – Expressar-se livremente por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras produções.
- A atividade oferece um espaço para a criança se expressar artisticamente, criando formas e desenhos com os palitos.
Competências Gerais da BNCC:
Criatividade e resolução de problemas**: Ao tentar criar figuras com palitos, a criança desenvolve a criatividade e resolve pequenos problemas relacionados à montagem das formas.
Trabalho em grupo (se realizado em duplas ou grupos): A criança pode colaborar com outras, compartilhando materiais e ideias, exercitando a socialização.
Essa atividade envolve exploração artística, desenvolvimento motor e noções básicas de geometria de forma lúdica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário