quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Criando Formas com Palitos de Sorvete

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, criatividade e o reconhecimento de formas geométricas. Material: - Palitos de sorvete - Cola branca (não tóxica) - Tintas guache ou marcadores coloridos - Papelão ou papel-cartão - Tesoura (para uso do professor) - Adesivos ou botões para decorar (opcional) Introdução: Explique para as crianças que, com palitos de sorvete, é possível criar várias formas e figuras divertidas. Mostre algumas formas geométricas simples como quadrados, triângulos e retângulos. Dê a cada criança um conjunto de palitos de sorvete. Peça para elas tentarem criar uma dessas formas geométricas, juntando os palitos com cola. Elas podem pintar os palitos antes de montá-los, deixando-os coloridos e divertidos. Depois de montar as formas básicas, incentive as crianças a criarem desenhos ou formas mais complexas, como casas, estrelas ou árvores, usando a imaginação. Deixe que elas colem adesivos ou desenhem detalhes nos trabalhos finalizados, dando vida às criações. Ao final, cada criança pode apresentar o que criou para os colegas, explicando o que desenhou e como usou os palitos. A atividade com palitos de sorvete pode desenvolver várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, especialmente nos campos de experiência e competências gerais. Veja algumas habilidades que podem ser trabalhadas: Campo de Experiência: "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" EI03ET01)** – Explorar formas, cores, texturas e medidas para desenvolver noções de espaço e geometria. - A criança manipula os palitos, cria formas geométricas e experimenta combinações, desenvolvendo noções de espacialidade. (EI02ET03)– Explorar objetos e materiais diversos, demonstrando interesse por suas características e transformações ao manuseá-los. - Ao pintar, colar e montar formas com os palitos de sorvete, a criança explora diferentes características dos materiais. Campo de Experiência: "Corpo, gestos e movimentos" 3. **(EI02CG04) – Utilizar diferentes ferramentas, como pincéis e colas, para criar e construir, desenvolvendo a coordenação motora fina. - Manusear palitos, colar e decorar as formas estimula a coordenação motora fina, essencial para o desenvolvimento motor. Campo de Experiência: "Traços, sons, cores e formas" (EI02TS01) – Expressar-se livremente por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras produções. - A atividade oferece um espaço para a criança se expressar artisticamente, criando formas e desenhos com os palitos. Competências Gerais da BNCC: Criatividade e resolução de problemas**: Ao tentar criar figuras com palitos, a criança desenvolve a criatividade e resolve pequenos problemas relacionados à montagem das formas. Trabalho em grupo (se realizado em duplas ou grupos): A criança pode colaborar com outras, compartilhando materiais e ideias, exercitando a socialização. Essa atividade envolve exploração artística, desenvolvimento motor e noções básicas de geometria de forma lúdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário