Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
terça-feira, 8 de outubro de 2024
Sequência didática - uso do c cedilhado (ç)
Objetivo: Compreender o uso do "ç" nas palavras da língua portuguesa e desenvolver o vocabulário.
- Iniciar a aula perguntando aos alunos se sabem quando usamos o "c cedilha".
- Explicar que o "ç" é utilizado sempre antes das vogais **a**, **o** e **u**, formando sons suaves, como em "açúcar", "cabeça" e "moço".
- Escrever no quadro exemplos de palavras com "ç" e sem "ç" para comparação: "caçar" (com cedilha) e "casar" (sem cedilha). Explicar a diferença de significado.
- Dividir os alunos em grupos pequenos e pedir-lhes que criem uma lista de palavras que conheçam com "ç". Podem procurar no dicionário ou em materiais didáticos.
- Cada grupo deverá partilhar com a turma as palavras encontradas, escrevendo-as no quadro.
- Corrigir a cruzadinha coletivamente. Perguntar a alguns alunos quais foram as respostas que encontraram.
- Discutir o porquê de cada palavra levar o "ç" e relembrar as regras explicadas no início da aula.
- Pedir aos alunos que escrevam uma frase para cada palavra da cruzadinha.
- Avaliar se usaram corretamente o "ç" e se as frases fazem sentido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário