terça-feira, 8 de outubro de 2024

Sequência didática - uso do c cedilhado (ç)

Objetivo: Compreender o uso do "ç" nas palavras da língua portuguesa e desenvolver o vocabulário. - Iniciar a aula perguntando aos alunos se sabem quando usamos o "c cedilha". - Explicar que o "ç" é utilizado sempre antes das vogais **a**, **o** e **u**, formando sons suaves, como em "açúcar", "cabeça" e "moço". - Escrever no quadro exemplos de palavras com "ç" e sem "ç" para comparação: "caçar" (com cedilha) e "casar" (sem cedilha). Explicar a diferença de significado. - Dividir os alunos em grupos pequenos e pedir-lhes que criem uma lista de palavras que conheçam com "ç". Podem procurar no dicionário ou em materiais didáticos. - Cada grupo deverá partilhar com a turma as palavras encontradas, escrevendo-as no quadro. - Corrigir a cruzadinha coletivamente. Perguntar a alguns alunos quais foram as respostas que encontraram. - Discutir o porquê de cada palavra levar o "ç" e relembrar as regras explicadas no início da aula. - Pedir aos alunos que escrevam uma frase para cada palavra da cruzadinha. - Avaliar se usaram corretamente o "ç" e se as frases fazem sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário