Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Sequência didática o uso do "S" após vogais
Esta sequência didática tem como objetivo ensinar o uso do "S" após vogais em palavras frequentes do dia a dia, ampliando o vocabulário e a compreensão ortográfica dos alunos. A atividade inclui leitura, escrita, análise e uma cruzadinha interativa ao final para reforçar o aprendizado.
---
Etapa 1: Apresentação do Tema
1. Objetivo: Compreender a regra ortográfica do uso do "S" após vogais.
2. Materiais: Lousa, fichas de palavras (mosquito, castelo, escadas, vestindo, tênis, ônibus, pastel, escola), cruzadinha impressa.
3. BNCC: (EF15LP03) - Explorar a ortografia das palavras, analisando e aplicando regras.
---
Etapa 2: Introdução à Regra
1. Explique que, em português, algumas palavras têm "S" após vogais, formando sílabas como "as", "es", "is", "os", "us".
2. Mostre exemplos na lousa, destacando o "S" após as vogais: *mosquito*, *castelo*, *escadas*, *vestindo*, *tênis*, *ônibus*, *pastel*, *escola*.
---
Etapa 3: Leitura e Identificação
1. Distribua as fichas com palavras.
2. Peça aos alunos que leiam em voz alta e identifiquem o som do "S" após as vogais, ressaltando sua diferença fonética em cada palavra.
---
Etapa 4: Atividade de Escrita
1. Solicite que escrevam uma frase com cada uma das palavras.
2. Peça que sublinhem a parte da palavra que contém "S" após a vogal, reforçando o reconhecimento visual.
---
Etapa 5: Exercício de Revisão - Cruzadinha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário