quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Sequência didática o uso do "S" após vogais

Esta sequência didática tem como objetivo ensinar o uso do "S" após vogais em palavras frequentes do dia a dia, ampliando o vocabulário e a compreensão ortográfica dos alunos. A atividade inclui leitura, escrita, análise e uma cruzadinha interativa ao final para reforçar o aprendizado. --- Etapa 1: Apresentação do Tema 1. Objetivo: Compreender a regra ortográfica do uso do "S" após vogais. 2. Materiais: Lousa, fichas de palavras (mosquito, castelo, escadas, vestindo, tênis, ônibus, pastel, escola), cruzadinha impressa. 3. BNCC: (EF15LP03) - Explorar a ortografia das palavras, analisando e aplicando regras. --- Etapa 2: Introdução à Regra 1. Explique que, em português, algumas palavras têm "S" após vogais, formando sílabas como "as", "es", "is", "os", "us". 2. Mostre exemplos na lousa, destacando o "S" após as vogais: *mosquito*, *castelo*, *escadas*, *vestindo*, *tênis*, *ônibus*, *pastel*, *escola*. --- Etapa 3: Leitura e Identificação 1. Distribua as fichas com palavras. 2. Peça aos alunos que leiam em voz alta e identifiquem o som do "S" após as vogais, ressaltando sua diferença fonética em cada palavra. --- Etapa 4: Atividade de Escrita 1. Solicite que escrevam uma frase com cada uma das palavras. 2. Peça que sublinhem a parte da palavra que contém "S" após a vogal, reforçando o reconhecimento visual. --- Etapa 5: Exercício de Revisão - Cruzadinha

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