terça-feira, 29 de outubro de 2024

Sequência Didática: O Uso do "r" depois das Vogais

Tema: Uso do "r" depois das vogais Série: 3º e 4º anos do Ensino Fundamental Duração: 2 aulas de 50 minutos Objetivos - Compreender o uso do "r" após as vogais. - Identificar e classificar palavras que utilizam o "r" depois das vogais. - Produzir frases utilizando as palavras estudadas. Habilidades da BNCC - EF15LP14: Ler, analisar e produzir diferentes gêneros textuais, respeitando suas características e estruturas. - EF15LP19: Identificar e utilizar, em diferentes contextos, os mecanismos de coesão e de coerência textuais. - EF15LP15: Analisar e refletir sobre a escrita e a leitura como processos sociais. Atividades Aula 1: Introdução e Identificação 1. Explanação Teórica (15 min): - Apresentar o tema "Uso do 'r' depois das vogais". - Explicar que o "r" pode ser utilizado de diferentes formas, mas que, em algumas palavras, ele aparece após as vogais de forma específica. 2. Exemplos (10 min): - Escrever no quadro palavras como: "barco", "borboleta", "árvore", "garfo", "sorvete", "berço", "porco". - Pedir aos alunos que identifiquem o "r" e observem sua posição. 3. Atividade de Identificação (25 min): - Distribuir uma lista de palavras e pedir que os alunos circulem as que têm "r" após as vogais. - Exemplos de palavras: "barco", "borboleta", "árvore", "garfo", "sorvete", "berço", "porco". Aula 2: Produção e Cruzadinha 1. Produção de Frases (20 min): - Pedir aos alunos que escolham cinco palavras da lista anterior e escrevam frases utilizando essas palavras. - Compartilhar as frases em duplas e discutir os usos das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário