Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Sequência Didática: O Uso do "r" depois das Vogais
Tema: Uso do "r" depois das vogais
Série: 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Objetivos
- Compreender o uso do "r" após as vogais.
- Identificar e classificar palavras que utilizam o "r" depois das vogais.
- Produzir frases utilizando as palavras estudadas.
Habilidades da BNCC
- EF15LP14: Ler, analisar e produzir diferentes gêneros textuais, respeitando suas características e estruturas.
- EF15LP19: Identificar e utilizar, em diferentes contextos, os mecanismos de coesão e de coerência textuais.
- EF15LP15: Analisar e refletir sobre a escrita e a leitura como processos sociais.
Atividades
Aula 1: Introdução e Identificação
1. Explanação Teórica (15 min):
- Apresentar o tema "Uso do 'r' depois das vogais".
- Explicar que o "r" pode ser utilizado de diferentes formas, mas que, em algumas palavras, ele aparece após as vogais de forma específica.
2. Exemplos (10 min):
- Escrever no quadro palavras como: "barco", "borboleta", "árvore", "garfo", "sorvete", "berço", "porco".
- Pedir aos alunos que identifiquem o "r" e observem sua posição.
3. Atividade de Identificação (25 min):
- Distribuir uma lista de palavras e pedir que os alunos circulem as que têm "r" após as vogais.
- Exemplos de palavras: "barco", "borboleta", "árvore", "garfo", "sorvete", "berço", "porco".
Aula 2: Produção e Cruzadinha
1. Produção de Frases (20 min):
- Pedir aos alunos que escolham cinco palavras da lista anterior e escrevam frases utilizando essas palavras.
- Compartilhar as frases em duplas e discutir os usos das palavras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário