quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Sequência Didática: Uso do "S" e "SS"

Público-alvo: Ensino Fundamental I (3º ou 4º ano) Objetivo: Compreender e aplicar corretamente o uso das letras "s" e "ss" nas palavras. Aquecimento: Atividade de introdução Objetivo:Despertar o conhecimento prévio dos alunos sobre as letras "s" e "ss". Atividade: Escreva algumas palavras no quadro e peça aos alunos que identifiquem onde aparece "s" ou "ss" nas palavras. Exemplos: casa, passa, bolsa, massa. Depois, pergunte se sabem por que algumas palavras têm apenas um "s" e outras têm "ss". Explicação Teórica Regras do uso do "S": Usamos "s" após as consoantes r, l e n. Exemplos: urso, pulsar, tenso. Usamos "s" nas palavras de origem estrangeira ou no radical das palavras derivadas de palavras que terminam com "s". Exemplos: inglês, analisar. Regras do uso do "SS": Usamos "ss" entre vogais para formar palavras derivadas de outras que terminam em s. Exemplos: massa → massagem, passo → passagem. Usamos "ss" em palavras formadas por sufixos como **-íssimo** (superlativo absoluto). Exemplos: **felizíssimo**, boníssimo. Exercícios Guiados Objetivo: Aplicar as regras aprendidas em atividades práticas. Preencher as lacunas com "S" ou "SS" Escreva frases no quadro com lacunas onde faltam o "s" ou "ss". Os alunos devem preencher corretamente. Exemplos: - O bolo está uma (ma_a). - Ele fez um (pro_e_o) difícil. Separar palavras com "S" e "SS"** Em pequenos grupos, dê uma lista de palavras. Os alunos devem separar as palavras que usam "s" e "ss". Exemplo de palavras: pessoa, passagem, professor, necessário, mesa, preciso. Consolidar os conceitos de forma lúdica. Atividade: Jogar "Bingo das Palavras". Prepare cartelas com palavras que contêm "s" e "ss". Leia definições ou frases e os alunos devem marcar a palavra correta em suas cartelas.

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