Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Sequência Didática: Uso do "S" e "SS"
Público-alvo: Ensino Fundamental I (3º ou 4º ano)
Objetivo: Compreender e aplicar corretamente o uso das letras "s" e "ss" nas palavras.
Aquecimento: Atividade de introdução
Objetivo:Despertar o conhecimento prévio dos alunos sobre as letras "s" e "ss".
Atividade: Escreva algumas palavras no quadro e peça aos alunos que identifiquem onde aparece "s" ou "ss" nas palavras. Exemplos: casa, passa, bolsa, massa. Depois, pergunte se sabem por que algumas palavras têm apenas um "s" e outras têm "ss".
Explicação Teórica
Regras do uso do "S":
Usamos "s" após as consoantes r, l e n. Exemplos: urso, pulsar, tenso.
Usamos "s" nas palavras de origem estrangeira ou no radical das palavras derivadas de palavras que terminam com "s". Exemplos: inglês, analisar.
Regras do uso do "SS":
Usamos "ss" entre vogais para formar palavras derivadas de outras que terminam em s. Exemplos: massa → massagem, passo → passagem.
Usamos "ss" em palavras formadas por sufixos como **-íssimo** (superlativo absoluto). Exemplos: **felizíssimo**, boníssimo.
Exercícios Guiados
Objetivo: Aplicar as regras aprendidas em atividades práticas.
Preencher as lacunas com "S" ou "SS"
Escreva frases no quadro com lacunas onde faltam o "s" ou "ss". Os alunos devem preencher corretamente. Exemplos:
- O bolo está uma (ma_a).
- Ele fez um (pro_e_o) difícil.
Separar palavras com "S" e "SS"**
Em pequenos grupos, dê uma lista de palavras. Os alunos devem separar as palavras que usam "s" e "ss". Exemplo de palavras: pessoa, passagem, professor, necessário, mesa, preciso.
Consolidar os conceitos de forma lúdica.
Atividade: Jogar "Bingo das Palavras". Prepare cartelas com palavras que contêm "s" e "ss". Leia definições ou frases e os alunos devem marcar a palavra correta em suas cartelas.
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