Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Sequência Didática: Uso de "CU" e "QU" nas Palavras
Objetivo Geral:
Ensinar aos alunos a diferença entre o uso de "CU" e "QU" nas palavras, levando-os a reconhecer quando usar cada um e a aplicar esse conhecimento corretamente na escrita.
Público-alvo:
Alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental.
Duração:
3 aulas de 45 minutos.
Aula 1: Introdução ao Uso de "CU" e "QU"
Objetivo específico:
Introduzir as regras básicas sobre quando usar "CU" e "QU" nas palavras.
1. Atividade Inicial
- Dinâmica: Escreva no quadro algumas palavras que contenham "CU" e "QU" e peça que os alunos as leiam em voz alta. Exemplo:
- "cuidado", "cultura", "curva", "quando", "quadro", "quanto".
- Pergunte aos alunos se conseguem identificar uma diferença nas palavras.
- Explique que "CU" é usado quando o som é mais curto, sem o som do "u" ser pronunciado como no caso de "cultura" ou "cuidado".
- Já o "QU" é usado quando o som do "u" é seguido pelo som de "a", "e", "i" ou "o", como em "quadro" ou "quanto.
- Distribua uma lista de palavras misturadas (exemplos: "curto", "quarto", "cuidado", "quente", "cultura", "querer") e peça que os alunos as classifiquem em duas colunas: Palavras com CU e Palavras com QU.
Aula 2: Prática e Fixação do Conteúdo
Objetivo específico:
Praticar a aplicação das regras por meio de exercícios interativos e atividades lúdicas.
- Revise as regras sobre o uso de "CU" e "QU" apresentadas na aula anterior. Faça perguntas para relembrar os exemplos.
Jogo de Palavras (20 minutos)
- Dinâmica: Organize os alunos em duplas. Dê a cada dupla uma série de cartões com palavras incompletas, como:
- C__ltura, Q__adro, Q__ando, C__stura, Q__ente.
- Peça para os alunos completarem as palavras com "CU" ou "QU".
- Após a atividade, corrija as palavras em conjunto com a turma.
Produção Escrita (20 minutos):
- Os alunos devem escrever frases simples usando pelo menos 3 palavras com "CU" e 3 palavras com "QU". Em seguida, cada aluno poderá ler sua frase para a turma.
Consolidar o aprendizado com a produção de uma cruzadinha, reforçando o uso correto de "CU" e "QU".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário