Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
quinta-feira, 17 de outubro de 2024
Sequência didática:Uso da Letra "L" e da Letra "U"
Objetivo Geral:
- Desenvolver a consciência fonológica e ortográfica, distinguindo os sons e usos das letras **L** e **U** nas palavras.
Objetivos Específicos:
- Identificar o som da letra **L** no início, meio e final de palavras.
- Reconhecer o uso da letra **U** em diferentes contextos fonéticos.
- Ampliar o vocabulário e a compreensão das regras ortográficas envolvendo as letras.
1. Introdução ao Som e Uso da Letra "L"
- **Atividade 1**: Apresente aos alunos algumas palavras simples que começam com a letra **L**, como "lápis", "livro", "lua", "limão". Pronuncie-as pausadamente, destacando o som inicial da letra L.
Atividade 2: Mostre como a letra L também pode aparecer no meio de palavras, como "sala", "bola", "falar". Explique como o som dela se modifica dependendo da posição na palavra.
Exercício oral: Peça aos alunos para repetir as palavras em voz alta, destacando o som da letra L.
2. Introdução ao Som e Uso da Letra U
- **Atividade 1**: Apresente exemplos de palavras que contêm a letra U, como "uva", "urso", "nuvem", "cubo". Destaque como o som da letra **U** pode variar dependendo da palavra.
- **Atividade 2**: Explique que o **U** também é utilizado em dígrafos, como em "queijo" e "guerra", onde não é pronunciado.
Exercício oral: Pronuncie as palavras e peça aos alunos que identifiquem quando o **U** é pronunciado e quando não é.
3. Identificando Palavras com L e U
- **Atividade 1**: Apresente um quadro de palavras misturadas e peça para os alunos separarem aquelas que começam com a letra **L** e aquelas que contêm a letra **U**.
- **Atividade 2**: Organize um jogo de “adivinhe a palavra”, onde os alunos devem adivinhar palavras que você descreve oralmente, fornecendo pistas sobre o som e a posição das letras **L** e **U** na palavra.
---
4. Produção Escrita
Atividade 1: Peça aos alunos que escrevam uma lista de palavras que contenham a letra L e outra lista para as palavras com a letra U.
Atividade 2: Incentive os alunos a formarem pequenas frases com palavras que contenham L e U, destacando o som e a função das letras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário