quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Sequência didática:Uso da Letra "L" e da Letra "U"

Objetivo Geral: - Desenvolver a consciência fonológica e ortográfica, distinguindo os sons e usos das letras **L** e **U** nas palavras. Objetivos Específicos: - Identificar o som da letra **L** no início, meio e final de palavras. - Reconhecer o uso da letra **U** em diferentes contextos fonéticos. - Ampliar o vocabulário e a compreensão das regras ortográficas envolvendo as letras. 1. Introdução ao Som e Uso da Letra "L" - **Atividade 1**: Apresente aos alunos algumas palavras simples que começam com a letra **L**, como "lápis", "livro", "lua", "limão". Pronuncie-as pausadamente, destacando o som inicial da letra L. Atividade 2: Mostre como a letra L também pode aparecer no meio de palavras, como "sala", "bola", "falar". Explique como o som dela se modifica dependendo da posição na palavra. Exercício oral: Peça aos alunos para repetir as palavras em voz alta, destacando o som da letra L. 2. Introdução ao Som e Uso da Letra U - **Atividade 1**: Apresente exemplos de palavras que contêm a letra U, como "uva", "urso", "nuvem", "cubo". Destaque como o som da letra **U** pode variar dependendo da palavra. - **Atividade 2**: Explique que o **U** também é utilizado em dígrafos, como em "queijo" e "guerra", onde não é pronunciado. Exercício oral: Pronuncie as palavras e peça aos alunos que identifiquem quando o **U** é pronunciado e quando não é. 3. Identificando Palavras com L e U - **Atividade 1**: Apresente um quadro de palavras misturadas e peça para os alunos separarem aquelas que começam com a letra **L** e aquelas que contêm a letra **U**. - **Atividade 2**: Organize um jogo de “adivinhe a palavra”, onde os alunos devem adivinhar palavras que você descreve oralmente, fornecendo pistas sobre o som e a posição das letras **L** e **U** na palavra. --- 4. Produção Escrita Atividade 1: Peça aos alunos que escrevam uma lista de palavras que contenham a letra L e outra lista para as palavras com a letra U. Atividade 2: Incentive os alunos a formarem pequenas frases com palavras que contenham L e U, destacando o som e a função das letras.

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