Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
Sequência didática para o ensino das letras M e N
Objetivo Geral
Desenvolver a compreensão e o uso correto das letras **M** e **N** no meio e final das palavras, diferenciando seus sons e aplicando essa aprendizagem em atividades práticas.
Atividade de Introdução:
Objetivo: Apresentar as letras M e N, destacando os diferentes sons em palavras comuns, em um cartaz ou quadro, palavras simples que contenham as letras M e N em diferentes posições, como: M: cama, amor, fome; N: janela, fino, anel
- Explorar com as crianças a posição dessas letras nas palavras e destacar que o "M" aparece antes de P e B (ex: campo, sempre), enquanto o "N" aparece antes de D e T (ex: canto, gente).
- Leitura coletiva de palavras que contêm as letras M e N.
- Perguntar às crianças o som que escutam antes de determinadas consoantes, identificando o uso correto da letra.
Atividade de Desenvolvimento:
Objetivo: Diferenciar o uso da letra M no meio das palavras e da letra N em diferentes contextos.
Descrição:
- Distribuir uma lista de palavras para as crianças, como:amplo, andar, pomba, canto, tombo, tanto.
As crianças devem circular as palavras que possuem M antes das letras P e B.
- Em outra coluna, circular as palavras que possuem N antes das letras D e T.
Jogo de Formação de Palavras:
Objetivo: Construir palavras utilizando as letras M e N corretamente.
- Organizar os alunos em duplas e distribuir cartões com sílabas que contêm M e N, como: **cam, tam, pom, man, tan, pin, fin**.
Atividade:
- As crianças deverão formar palavras completas com esses cartões, como **campo, canto, pombo, fino.
Atividade de Consolidação:
Objetivo: Fixar o aprendizado sobre o uso das letras M e N com uma atividade de escrita e resolução de cruzadinha.
Habilidades da BNCC:
EF01LP03 - Reconhecer e utilizar o sistema alfabético e o valor sonoro das letras no contexto da leitura e escrita.
EF15LP05 - Identificar e diferenciar os sons das letras nas palavras, com foco nas letras M e N, associando-as a regras ortográficas.
EF15LP06 - Compreender e empregar as convenções ortográficas, incluindo o uso correto de letras consonantais, como M antes de P e B, e N antes de D e T.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário