quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Sequência didática:Uso da Letra "L" e da Letra "U"

Objetivo Geral: - Desenvolver a consciência fonológica e ortográfica, distinguindo os sons e usos das letras **L** e **U** nas palavras. Objetivos Específicos: - Identificar o som da letra **L** no início, meio e final de palavras. - Reconhecer o uso da letra **U** em diferentes contextos fonéticos. - Ampliar o vocabulário e a compreensão das regras ortográficas envolvendo as letras. 1. Introdução ao Som e Uso da Letra "L" - **Atividade 1**: Apresente aos alunos algumas palavras simples que começam com a letra **L**, como "lápis", "livro", "lua", "limão". Pronuncie-as pausadamente, destacando o som inicial da letra L. Atividade 2: Mostre como a letra L também pode aparecer no meio de palavras, como "sala", "bola", "falar". Explique como o som dela se modifica dependendo da posição na palavra. Exercício oral: Peça aos alunos para repetir as palavras em voz alta, destacando o som da letra L. 2. Introdução ao Som e Uso da Letra U - **Atividade 1**: Apresente exemplos de palavras que contêm a letra U, como "uva", "urso", "nuvem", "cubo". Destaque como o som da letra **U** pode variar dependendo da palavra. - **Atividade 2**: Explique que o **U** também é utilizado em dígrafos, como em "queijo" e "guerra", onde não é pronunciado. Exercício oral: Pronuncie as palavras e peça aos alunos que identifiquem quando o **U** é pronunciado e quando não é. 3. Identificando Palavras com L e U - **Atividade 1**: Apresente um quadro de palavras misturadas e peça para os alunos separarem aquelas que começam com a letra **L** e aquelas que contêm a letra **U**. - **Atividade 2**: Organize um jogo de “adivinhe a palavra”, onde os alunos devem adivinhar palavras que você descreve oralmente, fornecendo pistas sobre o som e a posição das letras **L** e **U** na palavra. --- 4. Produção Escrita Atividade 1: Peça aos alunos que escrevam uma lista de palavras que contenham a letra L e outra lista para as palavras com a letra U. Atividade 2: Incentive os alunos a formarem pequenas frases com palavras que contenham L e U, destacando o som e a função das letras.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Sequência didática para o ensino das letras M e N

Objetivo Geral Desenvolver a compreensão e o uso correto das letras **M** e **N** no meio e final das palavras, diferenciando seus sons e aplicando essa aprendizagem em atividades práticas. Atividade de Introdução: Objetivo: Apresentar as letras M e N, destacando os diferentes sons em palavras comuns, em um cartaz ou quadro, palavras simples que contenham as letras M e N em diferentes posições, como: M: cama, amor, fome; N: janela, fino, anel - Explorar com as crianças a posição dessas letras nas palavras e destacar que o "M" aparece antes de P e B (ex: campo, sempre), enquanto o "N" aparece antes de D e T (ex: canto, gente). - Leitura coletiva de palavras que contêm as letras M e N. - Perguntar às crianças o som que escutam antes de determinadas consoantes, identificando o uso correto da letra. Atividade de Desenvolvimento: Objetivo: Diferenciar o uso da letra M no meio das palavras e da letra N em diferentes contextos. Descrição: - Distribuir uma lista de palavras para as crianças, como:amplo, andar, pomba, canto, tombo, tanto. As crianças devem circular as palavras que possuem M antes das letras P e B. - Em outra coluna, circular as palavras que possuem N antes das letras D e T. Jogo de Formação de Palavras: Objetivo: Construir palavras utilizando as letras M e N corretamente. - Organizar os alunos em duplas e distribuir cartões com sílabas que contêm M e N, como: **cam, tam, pom, man, tan, pin, fin**. Atividade: - As crianças deverão formar palavras completas com esses cartões, como **campo, canto, pombo, fino. Atividade de Consolidação: Objetivo: Fixar o aprendizado sobre o uso das letras M e N com uma atividade de escrita e resolução de cruzadinha.
Habilidades da BNCC: EF01LP03 - Reconhecer e utilizar o sistema alfabético e o valor sonoro das letras no contexto da leitura e escrita. EF15LP05 - Identificar e diferenciar os sons das letras nas palavras, com foco nas letras M e N, associando-as a regras ortográficas. EF15LP06 - Compreender e empregar as convenções ortográficas, incluindo o uso correto de letras consonantais, como M antes de P e B, e N antes de D e T.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Sequência didática sobre o uso do "LH"

Uso do dígrafo "LH Objetivo Geral:** Compreender o uso do dígrafo "LH" em palavras e consolidar esse aprendizado através de atividades lúdicas e práticas, culminando na criação de uma cruzadinha. Objetivos Específicos:** - Identificar palavras que contêm o dígrafo "LH". - Diferenciar o som do "LH" de outros dígrafos. - Aplicar o uso correto do "LH" em diferentes palavras e contextos. Duração:** 5 aulas Aula 1: Apresentação do dígrafo "LH" Objetivo: Introduzir o dígrafo "LH" e reconhecer seu som e utilização. Atividade: - Apresentar aos alunos palavras que contêm o dígrafo "LH" (ex.: abelha, coelho, folha, milho). - Criar uma lista no quadro com as palavras e destacar o "LH". - Exercício oral: os alunos devem repetir as palavras e identificar o som "LH". Aula 2: Identificação de palavras com "LH" Objetivo: Reconhecer e identificar palavras com "LH" em diferentes contextos. Atividade: - Leitura coletiva de um texto curto que contenha palavras com "LH". - Após a leitura, os alunos devem sublinhar todas as palavras com "LH". - Roda de conversa: os alunos compartilham as palavras que encontraram. Aula 3: Produção de frases com palavras contendo "LH"** Objetivo: Praticar a construção de frases com o uso de palavras que contenham "LH". Atividade: Em duplas, os alunos criam frases usando palavras com "LH" (ex.: "A abelha pousou na flor.", "O coelho comeu a cenoura."). Compartilhar as frases com a turma, enquanto o professor corrige e orienta. Aula 4: cruzadinha

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Sequência Didática: Letras "nh"

Objetivo - Identificar e utilizar a letra "nh" em palavras. - Desenvolver habilidades de leitura e escrita. Introdução ao "nh" Atividades: Apresentação: - Explique o som da letra "nh" e como ela é utilizada em palavras - Use cartazes com imagens e palavras que contêm "nh". Leitura: - Leitura em grupo de um texto curto que contenha palavras com "nh". - Destaque as palavras com "nh" e peça aos alunos que as repitam. Escrita: - Peça aos alunos que escrevam uma lista de 5 palavras que contêm "nh". Praticando com "nh" Atividades: Jogo de Memória: - Crie um jogo de memória com cartões que tenham imagens de palavras com "nh" e suas respectivas palavras escritas. Produção de Texto: - Solicite que os alunos escrevam uma frase utilizando pelo menos 3 palavras que contenham "nh". Cruzadinha e Revisão Revisão: - Revise as palavras estudadas e pergunte aos alunos sobre o que aprenderam. Atividade Criativa: - Peça aos alunos que desenhem algo relacionado a uma das palavras que aprenderam e escrevam uma frase sobre seu desenho.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Sequência didática - uso do c cedilhado (ç)

Objetivo: Compreender o uso do "ç" nas palavras da língua portuguesa e desenvolver o vocabulário. - Iniciar a aula perguntando aos alunos se sabem quando usamos o "c cedilha". - Explicar que o "ç" é utilizado sempre antes das vogais **a**, **o** e **u**, formando sons suaves, como em "açúcar", "cabeça" e "moço". - Escrever no quadro exemplos de palavras com "ç" e sem "ç" para comparação: "caçar" (com cedilha) e "casar" (sem cedilha). Explicar a diferença de significado. - Dividir os alunos em grupos pequenos e pedir-lhes que criem uma lista de palavras que conheçam com "ç". Podem procurar no dicionário ou em materiais didáticos. - Cada grupo deverá partilhar com a turma as palavras encontradas, escrevendo-as no quadro. - Corrigir a cruzadinha coletivamente. Perguntar a alguns alunos quais foram as respostas que encontraram. - Discutir o porquê de cada palavra levar o "ç" e relembrar as regras explicadas no início da aula. - Pedir aos alunos que escrevam uma frase para cada palavra da cruzadinha. - Avaliar se usaram corretamente o "ç" e se as frases fazem sentido.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CRUZADINHA

As habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que podem ser desenvolvidas através de atividades como cruzadinhas incluem: Linguagem Oral e Escrita: A atividade de cruzadinhas promove o reconhecimento e uso de palavras, o que contribui para a ampliação do vocabulário e a prática da ortografia correta. Leitura e Compreensão: Resolver cruzadinhas exige que os alunos leiam as definições e pistas, desenvolvendo assim a habilidade de interpretação de textos e a capacidade de relacionar informações. Raciocínio Lógico e Matemático: Ao encontrar as respostas e posicioná-las corretamente, as crianças exercitam o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Criatividade e Crítica: Elaborar suas próprias cruzadinhas estimula a criatividade, uma vez que eles precisam pensar em temas, palavras e definições. Trabalho em Grupo e Colaboração: Quando realizadas em grupo, as cruzadinhas incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, habilidades importantes para a formação social dos alunos. Essas habilidades são parte das competências gerais da BNCC, que buscam promover o desenvolvimento integral do aluno. Para uma compreensão mais aprofundada, consulte o documento oficial da BNCC.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Cruzadinha

Habilidades da BNCC Educação Infantil: EF15LP01 - Identificar e nomear diferentes animais, reconhecendo suas características e habitats. EF15LP02 - Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a leitura e a escrita, desenvolvendo o gosto pela literatura e pelas palavras. EF15LP03 - Produzir e interpretar diferentes tipos de texto, incluindo os visuais, como cruzadinhas e ilustrações. Anos Iniciais (1º ao 5º ano): EF15LP10- Ler e compreender textos de diferentes gêneros, identificando informações explícitas e implícitas. EF15LP11- Produzir textos que envolvem diferentes linguagens, como a escrita de palavras cruzadas e a criação de enigmas. EF15LP12 - Usar a leitura e a escrita como instrumentos de expressão e comunicação, desenvolvendo a habilidade de reconhecer palavras e suas grafias. Objetivos da Atividade Desenvolver a percepção visual: Identificar e associar os nomes dos animais com suas respectivas imagens. Estimular a memória e o raciocínio: Resolver a cruzadinha requer pensar nas palavras e lembrar suas grafias. Fomentar o interesse pela leitura: Através da atividade, as crianças podem se familiarizar com novos vocabulários relacionados ao tema.